Com quantos pontos perde a CNH provisória?

Imagem de uma pessoa segurando um CNH provisória
CNH provisória, saiba tudo sobre ela.

Quer com quantos pontos se perder a CNH provisória? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você vai conhecer  tudo sobre esse documento tão importante para quem está começando a dirigir.

A Carteira Nacional de Habilitação provisória é um documento que marca o início da jornada de muitos motoristas. No entanto, durante esse período inicial, existem algumas regras e restrições específicas que os novos motoristas devem seguir. 

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Uma dessas regras diz respeito ao sistema de pontos de infrações de trânsito. Mas quantos pontos um motorista com CNH provisória pode acumular antes de perder sua permissão para dirigir? E o que acontece se você for pego dirigindo sem uma CNH? 

Este artigo é destinado a novos motoristas, pessoas que estão no processo de obtenção de sua CNH e qualquer pessoa que queira entender melhor as regras de trânsito brasileiras. Então, se você se enquadra em uma dessas categorias, ou simplesmente tem curiosidade sobre o assunto, continue lendo.

O que é a CNH provisória? 

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) provisória, também conhecida como Permissão para Dirigir (PPD), é o documento emitido para o motorista que acabou de passar por todo o processo de habilitação, que inclui avaliação psicotécnica, aulas teóricas, prova teórica, aulas práticas e prova prática.

A CNH provisória tem validade de 12 meses e durante esse período o motorista está em um tipo de “fase de teste”. Isso significa que ele deve dirigir com ainda mais cautela, pois se cometer infrações de natureza grave ou gravíssima, ou for reincidente em infração média, terá a PPD cancelada e precisará passar por todo o processo de habilitação novamente.

Após o período de um ano, se o motorista não tiver excedido o limite de pontos, a CNH provisória é substituída pela CNH definitiva, que tem validade de até 10 anos para pessoas com até 49 anos, 5 anos para motoristas com idade entre 50 e 69 anos e de 3 anos para pessoas a partir de 70 anos.

Lembre-se: a CNH provisória é um período de aprendizado e adaptação às regras de trânsito, por isso dirija com responsabilidade e segurança para garantir um trânsito melhor. 

Com quantos pontos perde a CNH provisória

Para motoristas com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) provisória, o limite é de 04 pontos. Caso você cometa infrações acima desse limite não será possível pegar sua CNH definitiva.

Vale lembrar quais são os pontos recebidos a cada tipo de infração:

Tipo de infração Pontos
Leve 3
Média 4
Grave 5
Gravíssima 7

Apenas uma multa de 4 pontos perde a CNH provisória?

Não, se você cometer uma infração média (4 pontos) como parar sobre a faixa de pedestre na mudança de sinal luminoso, estacionar diante guia rebaixada entre outras você não perde a CNH provisória, pois o limite para isso é de quatro pontos. 

Mas tenha atenção, pois se você cometer mais de uma infração média ou tiver multas gravíssimas e graves não será possível pegar sua CNH definitiva. 

Tem como transferir pontos da carteira provisória?

É possível fazer a transferência de pontos em algumas situações, mas algumas infrações como licenciamento e pneu careca são de responsabilidade do proprietário e não há como transferir os pontos nesses casos.

Se você não tiver sido responsável pela multa é possível recorrer da multa com uma defesa sólida, preferencialmente com o auxílio de uma empresa especializada. Agora é preciso lembrar que se foi você que cometeu a infração é ilegal transferir pontos para outra pessoa.

 

 

O que acontece se eu dirigir sem CNH? 

A resposta para essa pergunta depende se você está sem CNH por esquecimento ou se não for efetivamente habilitado. Vamos entender melhor:

  • Esquecimento – se você dirigir sem a CNH por esquecimento isso é uma infração leve com multa de R$ 88,38, três pontos na carteira e o veículo fica retido até a apresentação do documento.
  • Dirigir sem habilitação – quem dirige sem habilitação comete uma infração gravíssima, com multa de R$ 880,41 e o veículo fica retido até apresentação de um condutor habilitado. Vale lembrar que quem for pego nessa situação pode ter de cumprir pena de detenção de seis meses a um ano.

Além das penalidades legais, dirigir sem habilitação coloca em risco a segurança do motorista, dos passageiros e de todos que compartilham a via, por isso é muito importante sempre dirigir devidamente habilitado e portando a CNH. 

Evite imprevistos: faça um seguro na Minuto

Investir em um seguro auto não é apenas uma decisão inteligente – é uma medida de proteção essencial que oferece paz de espírito e segurança em uma variedade de situações imprevisíveis. Afinal, nunca se sabe quando um imprevisto pode ocorrer.

E se você não quer pagar caro não existe outro jeito: para economizar até 30% no seguro você precisa comparar.

Para te ajudar nesse momento, utilize a Minuto Seguros. Em poucos cliques, você pode comparar os preços do seu seguro em até 17 seguradoras.

Além de economizar, são muitas as vantagens de fazer uma cotação de seguro online na Minuto Seguros. Conheça algumas delas:

  • Somos bicampeões: ganhamos duas vezes o Prêmio ReclameAQUI de melhor empresa de seguro online.
  • Suporte multicanal: você resolve tudo online, mas se preferir, temos especialistas de qualidade disponíveis por chat ou telefone para te ajudar.
  • Confiabilidade: somos a maior corretora online de seguro auto do país;
  • Personalização: as cotações são personalizadas segundo o seu perfil;
  • Encontramos o melhor preço: fazemos cotações de seguro em até 17 seguradoras simultaneamente;

Como simular seguro auto

Agora que você já sabe tudo sobre multas na CNH provisória, compartilhe este conteúdo com quem ainda tem dúvidas na hora de fazer o seguro auto.

Ainda está com dúvidas sobre o tema? Então deixe seu comentário e teremos prazer em te ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *