O que é seguro compreensivo e como funciona esse recurso?

Você sabe o que é seguro compreensivo? Trata-se de uma forma de contratação de seguro para seu carro que conta com várias modalidades de proteção numa só apólice. Ou seja, é um tipo que compreende mais de uma modalidade, sendo mais abrangente e completo do que outras opções do mercado.

seguro compreensivo

 

Uma das principais vantagens desta cobertura está justamente na possibilidade de proteger mais seu veículo contra sinistros com uma só contratação. Dessa forma, você evita ter que contratar diversos seguros, pois o compreensivo contorna esse problema, conferindo várias possibilidades em um só documento.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Quer saber mais sobre como isso funciona e quais são os benefícios? Continue lendo!

Entenda o que é seguro compreensivo

Para proteger o seu veículo de maneira eficiente é muito importante analisar as opções de seguro disponíveis no mercado. Quem procura entender o que é seguro compreensivo, normalmente é por procurar modalidades mais completas.

É exatamente nesse ponto que o seguro compreensivo se encaixa, já que se trata de um tipo de cobertura veicular que oferece a possibilidade de contratar, de uma só vez, vários tipos de proteção para o seu automóvel. Ou seja, ele reúne mais de um tipo de cobertura com o objetivo de evitar qualquer prejuízo futuro.

De modo geral, o seguro compreensivo cobre os principais e mais comuns casos de sinistros, como: colisão, furto, roubo, incêndios, prejuízos e danos da natureza, entre outros. Isso possibilita maior proteção ao segurado, uma vez que abrange mais de um tipo de possíveis problemas em uma só apólice. 

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Principais características do seguro compreensivo

Agora que você já sabe o que é seguro compreensivo, saiba que as principais características sobre essa modalidade de cobertura estão relacionadas ao bom custo-benefício. Por exemplo, esse tipo de seguro confere maior redução das taxas se for comparado com seguros mais convencionais.

Além disso, vale considerar a união de diversas coberturas em uma só, o que também facilita na documentação com menor índice de cláusulas restritivas e melhor compreensão de quais são as proteções que de fato estão no contrato. 

E também é uma modalidade que confere uma boa estruturação modular, possibilitando uma ampla escolha de proteção e garantias. Ou seja, é possível contratar um seguro que seja mais personalizado às reais necessidades de cada perfil de segurado.

Vantagens do seguro compreensivo

Uma das maiores vantagens de entender o que é seguro compreensivo está no fato de  contar com uma proteção mais abrangente para o seu automóvel. 

Ainda há outros benefícios como:

  • Redução nas taxas em comparação a outros seguros, que teriam cobranças destinadas a cada tipo de proteção; 
  • Possibilidade de escolha de mais de uma cobertura em uma única apólice, garantindo que o seguro cubra suas necessidades reais, de acordo com seu perfil de condutor;
  • Por ter menor número de documentação, com o seguro compreensivo a apólice se torna mais simplificada e de fácil entendimento.

O que é seguro não compreensivo?

Seguro não compreensivo é aquele que em uma única apólice não reúne todas as principais proteções. No caso dele, as coberturas são vendidas separadamente e em geral cobre apenas roubo e furto. Isso se estivermos falando de Seguro Auto.

Por não cobrir danos parciais, esse seguro costuma cobrir apenas situações em que de fato não é mais localizado o veículo (ou bem material em questão, quando é o caso).

Um seguro não compreensivo veicular costuma ser mais barato, porque naturalmente oferece uma proteção mais restrita. Mas pode ser aplicado a outros ramos, como veremos adiante.

O seguro compreensivo cobre terceiros? 

Normalmente, as seguradoras disponibilizam cobertura para terceiros em seguros compreensivos. Inclusive, trata-se de uma modalidade bastante procurada. Para isso, é preciso que você escolha uma opção desse tipo de seguro que permita a inclusão da cobertura de terceiros. E no momento da contratação, basta solicitar a adição.

Quais coberturas podem ser incluídas nos seguros compreensivos?

Como mencionado, o seguro compreensivo engloba várias proteções em uma única apólice. 

Dentro disso, no caso do seguro veicular, é possível escolher e incluir coberturas como carro reserva, proteção aos vidros, blindagem e equipamentos. Conforme a necessidade de cada segurado.

Para citar melhor um exemplo, a proteção contra vidros irá cobrir eventuais problemas que ocorram não só no caso de um sinistro maior. Imagine que o carro tenha perda total ou parcial em função de um acidente em que houve quebra de vidros. Nesses casos, é provável que o seguro convencional cubra, afinal, tratou-se de acidente.

No entanto, se o vidro foi danificado não por conta de um acidente envolvendo terceiros ou algo assim, só será coberto se houver proteção contra quebra de vidros na apólice. O mesmo acontece com para-brisas ou retrovisores e vidro dos faróis. Assim, coberturas adicionais podem ser incluídas no seguro compreensivo, conforme cada produto ofertado e cliente.

Quais os ramos desse tipo de seguro? 

Por fim, o seguro compreensivo não atende só o ramo veicular. Ele pode ser trabalhado na área residencial, de condomínio e empresarial, além de grupo patrimonial.

Veja um pouco melhor sobre isso:

Seguro compreensivo em vários ramos (Susep)

A Circular Susep nº 535/2016 estabelece esses ramos, mencionando ainda os chamados Riscos Nomeados e Operacionais (voltado mais a possíveis danos internos, por pessoas ou sistemas com conduta inadequada, ou mesmo eventos externos). 

Aplicação em seguro residencial, condomínio e patrimonial

No caso dos seguros mais vistos, como o residencial, além de incêndio, raio e explosão, o seguro compreensivo pode englobar coberturas adicionais como a de danos elétricos. Isso significa que se houver danos a algum equipamento em função de falhas de eletricidade, também haverá assistência/reposição, até o limite previsto na apólice.

Em relação a condomínios, o seguro compreensivo pode englobar coberturas como danos elétricos também, mas específicas como desmoronamento (todo ou parcial), vendaval e granizo, vazamento de tubulações, impacto de veículos e até roubos de bens comuns, do condomínio.

Quanto ao seguro patrimonial ou o empresarial, ligado a atividades de empresas, ele pode cobrir situações como furtos, roubos, danos elétricos e eventos naturais (além das obrigatórias, como explosões, queda de raios e incêndio).

Isso é fundamental para garantir, por exemplopara citar uma hipótese, a continuidade do negócio. Caso não exista essa proteção, a empresa pode sofrer prejuízos com os quais não pode arcar e assim não consegue continuar atuando se houver um sinistro de maior proporção.

Como escolher o seguro ideal para meu carro? 

Já sabe o que é seguro compreensivo e quer descobrir como escolher o que melhor se adequa ao seu perfil? Siga as dicas abaixo:

  • Faça várias cotações e em mais de uma seguradora, sempre analisando todas as informações – para lhe ajudar, a Minuto reúne cotações de mais de 15 seguradoras;
  • Após isso, avalie os planos oferecidos para selecionar qual faz mais sentido para você; 
  • Reflita sobre o que você precisa e escolha a opção que melhor cobrir suas necessidades reais;
  • Dê atenção aos adicionais e pacotes de serviços oferecidos, analisando se podem potencializar sua cobertura;
  • Analise o valor da franquia de cada plano, taxa paga à administradora;
  • Confira a rede de oficinas referenciadas de cada seguradora para avaliar a qualidade e se há um grande número de lugares incluídos. 

Seja como for, se você procurou entender o que é seguro compreensivo é porque sabe da importância de adquirir um seguro que tenha uma ampla cobertura, certo? 

E você pode contar com a Minuto Seguros para isso, a maior corretora on-line do Brasil, que oferece proteção para você e seu automóvel em diversas situações. 

Para contratar o seguro ideal ao seu perfil, basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue para 0800 882 0656 e fale com um de nossos consultores. 

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *