Motor do carro desligando enquanto dirige, o que pode ser?

motor de carro
Quer saber porque o motor do carro está desligando sozinho? Nesta matéria, você encontra tudo sobre como resolver quando o seu veículo desligar em movimento.

Embora haja diversos benefícios em ter seu próprio automóvel, como maior facilidade de locomoção e mais conforto ao rodar pela cidade, ele necessita de diversos cuidados ao longo do tempo. Seja com a manutenção corretiva, para arrumar peças danificadas ou até mesmo com revisão do carro, para evitar problemas na mecânica.

Continue lendo e entenda como fazer a manutenção quando o carro está desligando sozinho.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

O que acontece quando o motor desliga com o carro em movimento

É importante agir rápido se o motor estiver desligando com o carro em movimento, pois é uma ação que pode trazer sérias consequências e riscos, tanto para o veículo quanto para a segurança dos ocupantes e de outros motoristas na via. Veja abaixo o que pode acontecer:

  • Perda de assistência hidráulica e elétrica: quando o motor é desligado, sistemas como a direção hidráulica e os freios assistidos perdem sua eficácia. Isso torna muito mais difícil controlar o veículo, exigindo um esforço físico muito maior para manobrar e frear, o que aumenta significativamente o risco de acidentes.
  • Desativação dos airbags: muitos veículos têm sistemas de segurança desativados quando o motor é desligado. Isso inclui os airbags, fundamentais para minimizar lesões em caso de colisão. A ausência dessa proteção pode resultar em consequências graves se um acidente ocorrer.
  • Falha nos sistemas eletrônicos: com o motor desligado, os sistemas eletrônicos do carro, como as luzes de sinalização e o painel de instrumentos, podem falhar ou fornecer informações incorretas. Isso pode confundir o motorista e outros usuários da via, aumentando o risco de acidentes.
  • Risco de travamento da direção: em alguns modelos de carros, especialmente os mais antigos, há um mecanismo de segurança que pode travar a coluna de direção se o motor for desligado. Isso impossibilitaria controlar o veículo, levando a um risco extremamente alto de acidente.
  • Desgaste mecânico: desligar o motor em movimento pode resultar em desgaste excessivo de componentes mecânicos, como o sistema de transmissão e o próprio motor. Isso pode levar a reparos caros e diminuir a vida útil do veículo.
  • Multas: andar com o motor desligado pode até gerar multas, pois transitar com o veículo desligado pode ser interpretado como infração média, com perda de quatro pontos na CNH, mais multa de R$ 130,16.

Se o seu carro está desligando sozinho enquanto está em movimento, isso é um sinal de que algo está seriamente errado. Ignorar esse tipo de problema pode não apenas danificar ainda mais o veículo, mas também colocar você e outras pessoas em risco.

Causas do motor desligar com o carro e movimento

Se o motor do seu carro está desligando sozinho enquanto você está dirigindo, isso é um sinal alarmante que requer atenção imediata. Várias razões podem estar por trás desse fenômeno, e cada uma delas tem suas próprias implicações e soluções. Veja abaixo os principais problemas que fazem o veículo desligar em movimento.

  • Problemas de combustível: se a bomba de combustível estiver defeituosa ou o filtro de combustível estiver entupido, o fornecimento de combustível ao motor pode ser interrompido. Isso pode levar a falhas inesperadas e desligamento do motor, especialmente durante a aceleração ou em altas velocidades.
  • Falhas elétricas: um alternador em mau estado ou uma bateria fraca podem causar falhas elétricas que resultam no desligamento do motor. Essas falhas também podem afetar outros sistemas essenciais do carro, como a direção hidráulica e os freios assistidos, tornando o veículo difícil de controlar.
  • Sistema de ignição defeituoso: bico de injeção, velas de ignição, cabos defeituosos ou bobinas de ignição podem causar problemas na ignição do carroqqq. Isso pode resultar em falhas de ignição intermitentes que levam o motor a desligar, muitas vezes acompanhadas por falhas e solavancos.
  • Sistema de arrefecimento ineficaz: um radiador entupido, bomba d’água defeituosa ou termostato quebrado podem fazer com que o sistema de arrefecimento não funcione corretamente. Isso pode levar o motor a superaquecer e desligar como um mecanismo de segurança para evitar danos maiores.
  • Falhas no sistema eletrônico: o Módulo de Controle do Motor (ECU) controla várias funções do motor. Se ele apresentar falhas, pode enviar comandos errados que levam ao desligamento do motor. Geralmente, isso é indicado por luzes de aviso no painel e requer diagnóstico profissional.
  • Problemas mecânicos: em situações mais raras, problemas mecânicos como uma correia do motor rompida, falha na bomba de óleo ou até mesmo uma junta do cabeçote queimada podem causar o desligamento do motor. Esses problemas são geralmente mais sérios e podem exigir reparos extensos.
  • Sensores defeituosos: sensores como o de posição do virabrequim ou o sensor de oxigênio monitoram as condições do motor. Se estiverem defeituosos, podem enviar informações erradas para o ECU, fazendo com que o motor desligue inesperadamente.

Ainda na dúvida? Então assista ao vídeo abaixo, do canal Stage Car, onde eles explicam os prováveis problemas que pode levar o motor do seu carro desligar sozinho.

Se você está enfrentando esse tipo de problema, é altamente recomendável que leve o seu veículo a um mecânico qualificado para um diagnóstico completo e reparos subsequentes. Ignorar esses sinais pode resultar em danos mais graves ao seu veículo e aumentar os riscos de segurança na estrada.

Tire suas dúvidas

Veja as respostas para as principais dúvidas sobre problemas no motor do carro.

Para que serve o motor do carro?

Os automóveis são construídos a partir da montagem de diversos sistemas. Ao longo de toda a carroceria, é possível encontrar separadamente diversas peças de grande importância para o funcionamento do veículo. O motor do carro, por exemplo, é uma delas. Ele é responsável por gerar força e potência para o automóvel se mover. Porém, como qualquer componente, ele também pode apresentar defeitos ao longo do tempo.

O que pode ser quando o carro morre em porto morto?

Quando o carro desliga em ponto morto o problema pode estar relacionado a injeção eletrônica ou bateria. Também vale a pena ficar atento a outros itens que impactam a marcha lenta do carro, por isso o ideal é levar o veículo até um mecânico de confiança.

O que fazer com o motor desligando em movimento?

Por fim, também é muito importante explicar o que é o melhor a ser feito com o carro desligando em movimento. Afinal, isso representa um sério risco de sofrer um acidente nas ruas, podendo causar ferimentos ao motorista, passageiros, pedestres, etc.

Em primeiro lugar, ao notar que o veículo desligou, o motorista deve acionar o pisca alerta para que os veículos que estão atrás prestem atenção. Em segundo lugar, deve-se tentar conduzir o automóvel até um acostamento ou local seguro. Após isso, você poderá chamar um guincho pelo seu seguro auto para levar o carro até um mecânico.

Agora que você já sabe tudo sobre o motor do carro desligando enquanto dirige, compartilhe este conteúdo com quem ainda tem dúvidas na hora de fazer o seguro auto.

Continua com dúvidas sobre o tema? Então deixe seu comentário e teremos prazer em te ajudar.

4 comentários sobre “Motor do carro desligando enquanto dirige, o que pode ser?

    1. Oi Marco, tudo bem? Se o seu veículo está desligando sozinho, mesmo quando parado, ao destravar o carro para iniciar a marcha, existem algumas possíveis causas que podem estar provocando esse comportamento. Vamos explorar algumas delas:

      – Problemas Elétricos: Pode haver um problema no sistema elétrico do carro, como um curto-circuito ou falha em algum componente eletrônico, que está causando o desligamento inesperado.

      – Falha no Sistema de Ignição: Problemas na ignição, como falha na bobina de ignição, velas de ignição desgastadas ou problemas no distribuidor, podem causar desligamentos inesperados.

      – Problemas no Sistema de Combustível: Uma bomba de combustível defeituosa, filtros de combustível entupidos ou problemas nos injetores podem afetar o fluxo de combustível para o motor, levando a desligamentos.

      – Sensor de Posição da Borboleta (TPS): Se o sensor TPS estiver com defeito, pode enviar informações incorretas para a unidade de controle do motor, resultando em desligamentos.

      – Sensor de Posição do Virabrequim ou do Comando de Válvulas: Falhas nesses sensores podem impedir que o motor mantenha a marcha lenta estável, causando desligamentos.

      – Problemas no Alternador ou Bateria: Se o alternador não estiver carregando a bateria adequadamente, ou se a bateria estiver fraca ou danificada, isso pode afetar o funcionamento do veículo.

      – Falha no Sistema de Segurança: Alguns carros têm sistemas de segurança que podem desligar o motor em determinadas condições, como um defeito no sistema de imobilização do motor.

      Para diagnosticar e resolver o problema, o ideal é levar o veículo a um mecânico de confiança. Ele poderá realizar uma inspeção detalhada, possivelmente utilizando um scanner para verificar se há códigos de erro armazenados no sistema do carro, o que pode ajudar a identificar a causa do problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *