Como desembaçar o para-brisa? Veja as melhores maneiras

desembaçar o para-brisa

Quer saber como desembaçar o para-brisa? Então veio ao lugar certo. Veja nesta matéria como identificar a causa as melhores práticas para desembaçar. Confira!

Seja quando está chovendo ou com tempo frio, uma coisa é certa: o vidro do carro vai embaçar. Isso atrapalha a visão do motorista, possibilitando chances de acontecer acidentes na via. Portanto, é importante saber como lidar com esse problema e desembaçar o para-brisa de forma eficiente. Muitos condutores já utilizam flanelinha, papel-toalha e antiembaçante, por exemplo, mas existem maneiras ainda mais simples para solucionar essa questão.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Antes de tudo, o mais importante é entender o porquê do para-brisa embaçar nessas condições climáticas. Isso acontece por causa do vapor d’água que está dentro do carro. Dessa forma, a melhor maneira de desembaçar o para-brisa efetivamente é mudando a condição do ar no interior do veículo para que ele fique menos úmido.

Sendo assim, o ar condicionado é a principal solução, pois ele vai puxar o ar de dentro do carro e devolver sem umidade. Ele é ainda melhor que os jatos de ar frio e quente, isso porque a causa das manchas é a atmosfera interior do automóvel.

Embora o ar condicionado seja a melhor maneira de desembaçar o para-brisa, nem todos os automóveis contam com esse recurso. Então veja detalhadamente como fazer isso de outras formas.

Como desembaçar o para-brisa

A causa do problema

Como dissemos anteriormente, o vapor d’água é o fator que faz o para-brisa embaçar. Esse componente está presente tanto no ambiente quanto na nossa respiração. Assim, ele se condensa quando entra em contato com a superfície do vidro, causando a dificuldade de enxergar através dele.

Ar quente

As baforadas de ar quente são responsáveis por fazer com que as gotículas que embaçam o vidro evaporem. Assim, é possível desembaçar o para-brisa de uma maneira simples e que não leva muito tempo.

Embora seja um modo eficiente para resolver o problema, o ar quente não retira a umidade do ar. Portanto, minutos depois que o ar for desligado e que o ambiente ficar saturado de vapor, o vidro embaçará novamente.

Ar frio

Já o ar frio fará com que a região próxima ao vidro resfrie, impedindo, assim, que ocorra choque térmico do vapor com o para-brisa frio. O problema é que o ar frio demora a resfriar e a umidade vai continuar no ambiente e, dessa maneira, embaçar o vidro.

Ar condicionado, melhor maneira para desembaçar o para-brisa

Por fim, como já mencionamos anteriormente, esse é o melhor método para desembaçar o para-brisa. Pois um compressor puxará o ar do carro que será direcionado para o radiador, que tem a função de fazer com que o vapor d’água se torne líquido.

Dessa maneira, será eliminado antes de chegar ao ambiente interno do automóvel. Sem umidade no interior, não há gotículas que grudem no vidro.

Outras maneiras para desembaçar o para-brisa

Já falamos sobre as principais formas práticas e simples para desembaçar o para-brisa. Mas existem muitos motoristas que fazem isso de outras maneiras, usando flanelinhas, papel toalha etc. Mas, geralmente, o problema não é resolvido de uma vez, sendo necessário repetir a ação várias vezes ao longo do trajeto.

Deixe nos comentários abaixo suas dúvidas e sugestões sobre o assunto!

Importância do seguro auto

Mas além de aprender a desembaçar o para-brisa, fazer a contratação de um seguro auto é outro ponto que ajuda a reforçar a segurança ao dirigir o veículo. Afinal, nunca sabemos quando podem acontecer imprevistos como roubo e furto ou colisão com terceiros.

Portanto, entre em contato com a Minuto Seguros e faça uma cotação. Afinal,  somos a maior corretora online  do país e trabalhamos com mais de 10 seguradoras do mercado, que estão entre as melhores do Brasil, para oferecer o plano ideal para o seu perfil.

Para cotar, basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue grátis para 0800 882 0656 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *