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Saiba como utilizar o câmbio automático

O carro automático parece ser um sonho, principalmente para quem mora nas grandes metrópoles e sofre com o trânsito diário. Nada mais desagradável do que ficar pisando na embreagem e mudando a marcha a cada 2 metros. Por isso, essa facilidade acaba sendo uma opção tão desejada.

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Mas, você conhece a utilização do câmbio automático? Sabe quais são os cuidados necessários para garantir uma vida útil prolongada? Mesmo, em tese, sendo um item simples, o câmbio pode causar alguns problemas por conta do uso incorreto. Além disso, o manuseio precisa ser ensinado, pois as letras dispostas no câmbio, como o D,R,N ou P podem confundir.

Como usar o câmbio automático com base nas letras?

Essa é a parte mais importante de como usar câmbio automático e requer atenção, mesmo parecendo fácil. Normalmente, há 4 letras no câmbio e cada uma tem uma função específica na hora de dirigir:

N – Neutral

neutro, mais conhecido como ponto morto. Essa marcha é usada quando o carro está parado. Não é para ser usada em um farol, mas pode ser acionada quando estacionar por poucos minutos, num local de embarque e desembarque, por exemplo.  Não bloqueia as rodas de tração.

P – Park

é a letra usada quando o carro for estacionado. Após colocá-lo na vaga e parar por completo, mude a marcha para esta letra, puxe o freio de mão e desligue o motor do carro. Ela bloqueia as rodas de tração.

D – Drive

é a mais utilizada no câmbio. Quando o carro estiver em movimento, a marcha precisa estar posicionada no D, fazendo a função do motorista se resumir apenas frear e acelerar.

R – Reverse

marcha ré. Usada quando você precisa dar ré no veículo.

Como usar o câmbio automático

Para ligar o carro, pise no freio e dê a partida com a marcha ainda no P. Assim que o motor estiver ligado, mude a marcha de P para D ou R, caso precise dar marcha ré com o carro.

Com a marcha no D, solte o freio de mão – que pode ser a alavanca normal, localizada entre os bancos, ou um pedal na parte esquerda. Tire o pé do freio e vá acelerando lentamente. Alguns carros, só por tirar o pé do freio, já começam a andar, por isso, atente-se ao modelo que você está guiando. Nunca solte o pé do freio parado num farol, no trânsito ou em situações parecidas, pois podem haver choques com o veículo da frente sem ao menos perceber.

Como estacionar o carro automático?

Outro processo bastante comum realizado com o carro automático e que causa dúvidas é na hora de estacionar. Para realizar esse procedimento, vá freando lentamente até o carro estar totalmente parado. Feito isso, coloque a marcha na posição N e depois P, acione o freio de mão e desligue a chave.

Utilizando a marcha ré

O uso dessa marcha é simples e se restringe apenas ao carro estar totalmente parado para executar a mudança de marcha. Por exemplo, na hora de fazer uma baliza. Pare o carro completamente e mude do D para o R. Não mude as marchas com o carro em movimento, pois podem causar danos futuros na caixa de transmissão.

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Comentários

    1. Oi, João, tudo bem? Os sinais são utilizados quando o câmbio está na posição seqüencial, mais comumente chamado de Tiptronic. Essa opção é indicada quando o motorista deseja fazer as trocas manualmente. O carro continua sem a necessidade de embreagem, mas as trocas precisam ser comandadas pelo motorista. O sinal de mais significa que, ao puxar a alavanca para trás, o automóvel vai subindo as marchas. Por exemplo, sai em primeira e o motorista puxa a alavanca e troca para segunda. Assim vai. O sinal de menos é o contrário, para reduzir. Por exemplo, se você está em quarta marcha e deseja fazer uma ultrapassagem, basta empurrar a alavanca para frente, nesse momento o câmbio reduz para terceira marcha. Essa informação foi retirada do site Vermelho’s Car. Mas, também sugerimos que você consulte o manual do seu carro, pois essa função pode ter variáveis.

    1. Rubens, tudo bom? Como alguns câmbios têm variações, como na resposta do + e – que respondemos, sugerimos que você verifique o manual do carro para explicações mais precisas. No entanto, em geral, essas diferenças no mesmo câmbio são para colocar mais ou menos força no carro.

    1. Oi, Helio, tudo bem? Neste caso, você precisa checar especificamente o manual do carro, pois lá as explicações estão todas detalhadas. Mas, geralmente, essas marchas são utilizadas em casos que o carro precisa de mais esforço, como em subidas muito ingrimes. São marchas mais fortes e potentes.

  1. Ola boa tarde amigo. Quando eu estiver parado em um sinal em que marcha deve ficar um carro de cambio automatico “N” ou “D” (ficar pisando no freio) obg.

  2. Boa tarde , meu carro é um i30 e ele nao sai na primeira marcha no D , apenas no numero 1 , quando passa dos 20 km se eu colocar o D ele entra as outras marchas normal , é apenas a primeira marcha que nao esta reconhecendo no D. O que poderia ser ?

  3. Posso mudar a alavanca de marcha com o carro desligado? Por que quando estou no P e ligo o carro mesmo não estando em subida ou descida está dando um pequeno tranco no carro , isso é normal, também guardo coloco do n para o p passa pela R dar um pequeno tranco e normal também ?

    1. Olá, George, como vai? Não é indicado fazer esse tipo de ação com o carro desligado, se o seu veículo está apresentando um manuseio difícil, recomendamos que você leve-o para um mecânico. 🙂

  4. Boa tarde,
    Notei uma controvérsia no texto. Ao falar da posição N você diz que é a indicada para ligar ou desligar o carro.
    Depois, no item “como usar o câmbio” você ensina a dar a partida com a alavanca na posição P. Como fica isso?
    Obrigado

    1. Fernando, como vai? Realmente, foi uma confusão no texto. A partida do carro deve ser dada com o câmbio na posição P. A N serve como ponto morto. Essa marcha é usada quando o carro está parado. Não é para ser usada em um farol, mas pode ser acionada quando estacionar por poucos minutos, num local de embarque e desembarque.

  5. Me tire uma dúvida.sepre dirigi carro com CABIO manual.acabei de comprar um com CABIO automatico.se estou dirigindo em D e quero pasar para 3D,2 e L qual o procedimentos correto.ou seja pode pasar direto respeitando a velocidade ou tem que pisar um pouco no freio.

    1. Olá, Mário, como vai? As marchas tem essa numeração de acordo com a velocidade da condução. Leia o manual do automóvel para saber como deve ser feito as trocas de marcha.

  6. Gostei muito li e tirei todas minhas dúvidas sobre o câmbio automático pelo menos esta dúvida eu já não tenho mais graças à vocês

  7. tenho uma duvida…”Feito isso, coloque a marcha na posição N e depois P, acione o freio de mão e desligue a chave.”
    Estou errado em fazer a sequência…parar…colocar em ponto morto…puxar o freio de mão…colocar em pé e desligar o carro????

  8. Opa tudo bem me tira uma dúvida quando a hilux está subindo uma lareira forte você pode puxar a alavanca para a letra l com o carro ainda em movimento ou precisa parar ocarro

  9. Olá bom dia… sobre o uso na posição N é semelhante a estar parado c/ o motor ligado e engatado pisando na enbreagem nos câmbios manuais? se afirmativo então não seria correto usar na posição N sempre q estiver parado no semáforo?

    1. Luiz, como vai? O sistema do câmbio automático é diferente do manual. De qualquer forma, não é indicado parar no semáforo engatado e manter o pé na embreagem, o mais correto é deixar o carro no ponto morto e apertar o freio.

    1. Flavio, tudo bem? Não é o mais indicado, não. Você deveria deixar a chave para que a pessoa que precisasse empurrar, ligasse o veículo e o manobrasse, conforme necessário. Deixar o carro desligado na posição N pode estragar o câmbio com o tempo.

  10. Boa noite, comprei um Corolla 1.6 2008 com 70000km. Ao engatar a marcha ele sai andando sem acelerar. É normal do carro ou é necessário alguma regulagem?

    1. Odair, tudo bem? Sim, isso é normal em carros automáticos. Alguns não andam, mas outros, ao engatar a marcha, saem andando sim, Por isso é importante tomar cuidado, mas fique tranquilo que é normal sim. =)

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