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Aro de roda: como é feita sua montagem

Os automóveis contam com diversos acessórios, alguns focados para estética e outros para segurança e usabilidade. Um exemplo são as rodas dos carros, que são divididas em diferentes partes importantes, como os aros de roda.

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Leonardo Cruz

De Leonardo Cruz

Aro de roda: como é feita sua montagem

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Os automóveis contam com diversos acessórios em sua estrutura, sendo alguns focados para estética e outros para segurança e usabilidade. Um exemplo disso são as rodas dos carros, que obviamente contam com uma função essencial no veículo, porém, por muitas vezes são escolhidas pelos proprietários de acordo com sua aparência. Afinal, ao mexer nessa parte do veículo, principalmente no aro de roda, é possível notar muitas mudanças, especialmente de estilo. 

aro de roda

Ao falar sobre mudança de visual em um veículo, é impossível não lembrar das inovações encontradas no Brasil. Afinal, diversos motoristas gostam de fazer determinadas alterações para deixar o carro de acordo com o seu gosto estético, muitas vezes até tunado. Entre elas, podemos mencionar suspensão para deixar o automóvel rebaixado, inclusão de faróis de xênon, incluir adesivos em determinados lugares e, claro, mexer nas rodas do automóvel de todas formas possíveis.

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Quando falamos sobre as rodas de um veículo, existem diversas partes que podemos mencionar, como: material que ela é feita, cor ou modelo e, principalmente, o seu tamanho, característica que pode ser alterada de acordo com o aro de roda escolhido.

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Antes de falar sobre o aro de roda, é importante destacar a importância de se contratar o seguro auto para o veículo. Até porque um automóvel exige muito investimento e, por isso, nenhum motorista quer sair no prejuízo por conta de um roubo e furto ou até mesmo uma colisão com terceiros, por exemplo.

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Muitos donos de carros têm dúvidas sobre a finalidade de cada parte de um aro de roda. Continue lendo para saber todos os detalhes sobre.

Aro de roda

Composição de todo o rodante

aro de roda

Tala (largura)

Em primeiro lugar, vamos falar do componente mais simples, que é a tala. Em carros de passeio, ela mede normalmente, entre 5 e 6,5 polegadas e pode ser estendida para toda a espessura da roda.

Distância do centro até a furação

Um círculo passa pelo centro de cada furo em que estão inseridos os parafusos que fixam a roda. O diâmetro do círculo vai corresponder à medida do PCD, que é uma sigla em inglês de Pitch Circle Diameter, cuja unidade de medida é em milímetros.

Quantidade de furos

Os locais onde os parafusos de fixação da roda estão inseridos são os furos. Podem ser quatro ou cinco furos, dependendo bastante do veículo.

Offset

Essa é a parte onde a roda se apoia no veículo, considerando ela cortada em pé e pela metade. Quando a roda fica mais ‘para dentro’ do carro, chama-se “positivo”. Agora, quando a roda está mais para fora, chama-se “negativo”. Além disso, será considerada “zero” quando a área de fiação corresponder exatamente à metade da roda.

Aro (raio)

Por fim, o aro de roda, também conhecido como “raio”, é medido em polegadas e trata-se do diâmetro total da roda. As medidas que mais vemos nos carros de passeio, por exemplo, são de 13 a 15 polegadas. Acima de 16 polegadas, o carro pode precisar de uma adaptação. Existem automóveis esportivos que têm rodas de 18 ou mais polegadas.

Embora o número do aro de roda influencie em outros fatores como eficiência e velocidade marcada no velocímetro, geralmente essa parte é alterada pelos proprietários visando mudar o visual automotivo.

Pronto, agora você já sabe como é a montagem e os componentes dessa parte do automóvel, principalmente o aro de roda! Se houver dúvidas ou sugestões, deixe nos comentários abaixo.

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