Provavelmente você já ouviu falar em apólice do seguro. Principalmente se estiver buscando a melhor opção de seguro neste momento, é imprescindível conhecer esse documento e saber o que ele representa.
Não raramente, aliás, quando algo acontece com o bem que temos segurado, como o carro, as perguntas nos são feitas em relação a ela. Quem nunca ouviu a frase: “você está com sua apólice em mãos?”
Por isso, se ainda tem dúvidas sobre o que é isso, preparamos este post! Ele te ajudará também a entender o que é preciso observar na contratação.
Veja a seguir definitivamente o que é apólice do seguro e por que você deve se atentar bastante a ela:
A apólice do seguro é a mesma coisa que contrato?
O termo é comum, mas, na prática, o que ele significa? Quando falamos em apólice, estamos nos referindo ao contrato do seguro?
Para esclarecer essa questão, se considerarmos que é no contrato em que todas as condições estão estabelecidas, sim; neste caso, ele e a apólice do seguro podem ser considerados a mesma coisa.
Ela é um documento que o segurado retém, em que toda a responsabilidade pelos sinistros ali previstos passa a ser da companhia, para fins de ressarcimento.
É claro que em determinadas situações, auditorias podem ser feitas para saber se o segurado provocou os danos intencionalmente — casos em que seguro pode não oferecer cobertura.
Mas, em geral, nos demais casos, os mais comuns, fica definido na apólice tudo com o que a seguradora arcará — em caso de imprevistos e acidentes — dentro das coberturas mencionadas.
Se alguma cobertura não estiver constando, ela não faz parte do contrato.
O que deve constar na apólice?
De modo a que você entenda melhor como funciona sua apólice do seguro, explicaremos algumas coisas que devem constar nela…
É preciso que a apólice do seguro tenha todos os dados do segurado (a pessoa que contratou o seguro). Ou seja:
- nome completo;
- data de nascimento;
- número do RG;
- CPF;
- endereço de residência.
Mais algumas informações pessoais também podem ser solicitadas.
Além disso, se a apólice for do seguro de um veículo, ela precisa conter todos os principais dados referentes ao bem segurado, tais quais:
- modelo do automóvel;
- número do Renavam;
- ano de fabricação;
- ano do modelo;
- número do chassi.
Os dados do veículo e do segurado também são acompanhados, claro, das informações referentes ao seguro contratado. Isto significa que também constam na apólice a data de início e de término do seguro (vigência), tipo de franquia escolhida pelo segurado (em caso de Seguro Auto), além da listagem das coberturas inclusas e os valores estipulados para elas.
Na apólice, também é discriminado o valor do prêmio do seguro, que nada mais é do que o preço que o segurado deverá pagar para contar com as proteções contratadas. Ademais, são informados também os canais pelos quais o cliente pode entrar em contato com a seguradora.
Ao que você deve se atentar na apólice?
Sabendo de tudo isso, é importante que você se atente exatamente ao que contratou.
Se não entender direito ou não tratar com uma corretora confiável, a pessoa pode ficar com a falsa sensação de que está segura contra riscos não cobertos.
Além disso, é bom verificar se o documento foi emitido corretamente. Ao pegar sua apólice do seguro, procure checar se os dados do veículo batem com o seu. Veja também se as informações pessoais estão certas.
Se houver indicação de condutor adicional no seguro, caso seja de automóvel, é necessário que os dados relacionados a esta pessoa também constem na apólice, pois a seguradora só irá ressarcir eventuais problemas que ocorram com ele se tudo estiver previsto no documento.
Por isso, é necessário ficar atento também a este fator.
Quando devo fazer alterações na minha apólice?
Alterações na apólice do seguro podem ocorrer e para isso é feito o que se conhece como endosso.
Ele é um documento em que constam as modificações da apólice original. As mudanças podem ser tanto de dados pessoais ou de condutor, como de veículo — é o caso de quando você troca de carro, mas irá permanecer com a mesma seguradora.
Sendo assim, você apenas comunica essa troca e o endosso do seguro é feito, com possíveis reajustes de valores em decorrência.
Para tanto, é necessário avisar a companhia, o que pode ser intermediado pela corretora de seguros.
Todas as instruções essenciais serão passadas no momento dessa movimentação.
Fazendo dessa maneira, é possível ter o contrato (ou apólice) totalmente atualizado, o que evita problemas com a seguradora se algo acontecer.
Se essas atualizações não tiverem sido feitas, a recusa de pagamento do seguro pode ocorrer. Por isso, para não ser pego desprevenido, esteja sempre atento.
Todas as apólices são iguais?
Como você pode imaginar, após conferir essas explicações, a apólice do seguro não é sempre igual. Ela varia conforme o tipo de seguro, as coberturas previstas e as informações do segurado.
Procurar clareza e facilidade na hora de contratar é muito relevante, para que você não fique um minuto sem seguro ou sem entender o que contratou.
Além disso, é importante se relacionar com uma corretora de confiança, como a Minuto Seguros, que lhe ajude na hora de tomar as melhores decisões para cada caso.
Entre os motivos para fazer isso, cabe lembrar, está a integração com seguradoras de renome, a transparência e a agilidade no atendimento.
Conseguiu entender melhor agora o que é a apólice do seguro e como escolher a opção mais adequada? Comece a cotar o seu agora!