Home » Carro » Dicas

Como funciona o sistema de ignição eletrônica? Como evitar defeitos?

Para saber o que fazer caso ocorra algum problema no seu veículo, é importante conhecer, pelo menos de forma básica, como acontece o funcionamento dele. Estar a par do sistema de ignição eletrônica e saber como agir para evitar que ele dê dor de cabeça no futuro é muito importante.

ignição eletrônica

Mesmo tomando todos os cuidados necessários com o automóvel, muitas vezes não é possível escapar de imprevistos e evitar que algum problema ocorra. Então, para não ficar na mão, contate a Minuto Seguros, a maior corretora online do Brasil, e faça uma cotação de seguro auto.

Basta preencher o formulário em nosso site. Iremos adequar um plano às suas necessidades, com assistências e coberturas que realmente são necessárias para os seus hábitos e perfil. Caso prefira falar imediatamente, ligue grátis para 0800 773 3000 e fale com um de nossos consultores.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Como funciona sistema de ignição eletrônica?

O sistema de ignição eletrônica é composto por bateria, chave de ignição, bobina de ignição, distribuidor, cabos de ignição e vela de ignição. Para o carro funcionar, a bobina eleva a tensão da bateria até que, aplicada às velas de ignição, é gerada a faísca que queima a mistura ar-combustível dentro do cilindro do motor.

Nos veículos mais antigos, o sistema também era composto pelo platinado, peça responsável por interromper a corrente elétrica que vem da bobina, para garantir que as velas recebam a faísca no ponto correto. Atualmente, os automóveis saem de fábrica com o sistema de ignição eletrônica, cujas vantagens e funcionamento você entenderá a seguir. Acompanhe!

Vantagens da ignição eletrônica

Primeiros modelos

Para entender o porquê da ignição eletrônica ser considerada superior, é preciso saber como ela começou a ser utilizada. Os primeiros sistemas apareceram no Brasil no final da década de 70. Os modelos iniciais eram conhecidos como ignição assistida eletronicamente.

Nela, o diferencial era a presença de um transistor de alta potência, que tinha como função estabelecer a corrente elétrica necessária para a produção da faísca de forma muito mais rápida. Isso fazia com que a corrente no platinado fosse reduzida e, dessa maneira, sua durabilidade se tornasse maior.

Diferenças entre os modelos

A principal diferença do sistema de ignição eletrônica atual para o modelo antigo é que ele dispensa tanto o platinado quanto o condensador. Essas peças representavam problemas constantes, já que eram as maiores causadoras de desregulagem do sistema.

Além disso, a ignição eletrônica proporciona uma potência maior da faísca quando o motor está em alta rotação, pois garante que a tensão da ignição seja constante. Ela também evita a desregulagem, mantendo o ponto de ignição sempre ajustado.

Quando se pensa em sistemas de ignição mais modernos, é importante lembrar que eles estão dentro da central de injeção eletrônica. Neste caso, o instante exato em que acontece o disparo da bobina é feito seguindo os mapas de ignição, que fazem parte da central. Em tipos de sistema como esse, o distribuidor é substituído pela ignição estática, o que elimina o desgaste e traz precisão no funcionamento.    

Por sinal, a injeção eletrônica foi um importante avanço na indústria automotiva e, assim como o sistema de ignição eletrônica, trouxe melhorias significativas para o funcionamento dos veículos, bem como para o meio ambiente.

Além de reduzir a poluição emitida fazendo a combinação exata entre combustível e ar nas faixas de rotação, a injeção eletrônica melhora o rendimento e o desempenho do automóvel.

ignição eletrônica

Economia de combustível

Com preços cada vez mais altos, é inegável que uma das maiores preocupações dos proprietários de veículos seja a economia de combustível. Essa é mais uma vantagem que o sistema de ignição eletrônica apresenta. Ele faz com que a queima do combustível seja mais completa e eficiente, ou seja, além de dar mais potência ao motor, ele também poupa o seu bolso.

Além de utilizar o sistema de injeção eletrônica no seu veículo, outras ações podem fazer com que você tenha menos gastos com combustível. Uma boa medida é ficar atento a eventuais problemas que façam o consumo ser maior do que deveria, como rodas desalinhadas que necessitam de alinhamento e balanceamento, pneus com a calibragem incorreta, filtro de combustível sujo ou entupido.  

Acelerar de forma brusca e pisar demais no freio também são modos de queimar excessivamente o combustível. A dica é evitar pisar fundo, manter uma aceleração progressiva e, no lugar de acionar os freios em cima da hora da parada, deixar que o carro desacelere aos poucos somente tirando o pé do acelerador, caso o espaço à frente permita.

Além de tudo isso, escolher um posto de confiança para abastecer seu veículo é essencial, assim você tem a garantia de que a procedência do combustível é boa e que ele renderá bem.

Como evitar defeitos na ignição eletrônica

Apesar de ser mais eficiente e duradoura em relação ao sistema de ignição comum, a ignição eletrônica está sujeita a eventuais defeitos, como qualquer outra peça. De qualquer forma, você pode tomar alguns cuidados para não ser surpreendido e evitar problemas com o seu automóvel.

Fique atento com alguns cuidados mais básicos, como nunca desconectar a bateria com o motor funcionando e, de forma alguma, inverter sua polaridade. Caso você precise realizar uma solda elétrica, desconecte a bateria com o motor desligado, e retire a unidade de comando.

Outro segredo para evitar problemas com a ignição eletrônica é estar sempre atento às velas e aos cabos de ignição, pois são peças fundamentais para o funcionamento correto do sistema como um todo.

Caso eles estejam com sua vida útil ultrapassada ou funcionando de forma irregular, por exemplo, podem dificultar a partida do automóvel, aumentar o consumo de combustível, causar aumento do nível de poluentes e até mesmo provocar falhas durante as retomadas.   

Tanto os cabos quanto as velas de ignição são específicos de cada veículo. Por isso, caso seja necessário trocá-los, veja quais são os modelos apropriados no manual do proprietário de seu automóvel. Utilizar peças que não sejam as adequadas pode danificar outros componentes do seu carro.

Conseguiu tirar suas principais dúvidas sobre a ignição eletrônica? Comente aqui embaixo caso tenha mais alguma curiosidade!

5 / 1 voto

Comentários

  1. Bom dia, qual deve ser o lubrificante apropriado para aplicar no miolo da chave de ignição eletronica : Grafite spray lubrificante a seco, ou grafite em pó ?

    1. Jorge, tudo bem? O grafite é condutor de eletricidade, portanto, poderá ir até os contatos e gerar em curto circuito das vias necessárias, inclusive, podendo até queimar o módulo de injeção eletrônica. O mais indicado é que você use óleos ou graxas não condutivas. O grafite é mais indicato para portas de casa, cadeados e afins.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *