Home » Carro » Faça Você Mesmo

Aprenda a tirar o amarelado dos faróis do carro

O amarelado se dá pelas lentes serem de plástico, e com o tempo, o sol e as chuvas acabam danificando a camada protetora que está na frente dos faróis, causando uma coloração com aparência suja e envelhecida. Mas, voltar a deixá-los com aparência de novos é um trabalho simples e que pode ser feito sem muita dificuldade, com materiais que certamente serão encontrados próximos à sua casa.

shutterstock_381213997

Materiais necessários para limpeza dos faróis amarelados

Sem segredos! Os itens utilizados para tirar o amarelado dos faróis podem ser encontrados em lojas especializadas em carros e, no máximo, em lojas de materiais de construção. Papel e caneta na mão para anotar o que precisa:

– Lixa d’água com a maior numeração que encontrar – precisa ser bem fina (1000, 2000…)

– Pano, de preferência de material que não solte fiapos ou pelos

– Massa de polir

– Estopa, daquelas que servem para encerar o carro

– Água

Primeiros passos para limpeza

Antes de qualquer coisa, limpe os faróis para começar o procedimento. Lembre-se de deixar a superfície bem molhada para evitar riscos na lente. Ah! Molhe a lixa também, auxiliando ainda mais na prevenção contra os riscos e danificações.

Como tirar amarelo do farol?

Umedeça os faróis e realize a limpeza prévia com água. Após isso, passe a lixa d’água 1100 – também molhada – fazendo movimentos circulares bem suaves e leves. Repita esse processo até que a lente fique esbranquiçada. Você notará que um líquido branco começará a escorrer dos faróis: é o restante do verniz que protegia a lente. Mas, não se preocupe! Como a camada já havia sido corroída pelo tempo, você só está retirando o restante.

Quando terminar essa parte de lixar os faróis, volte a passar o pano com água para tirar a sujeira. Isso servirá para aplicar a massa de polir e garantir um resultado muito mais eficaz. E antes de fazer essa aplicação, seque bem o farol com um pano seco.

Aplicando a massa de polir

Quando o farol estiver seco, ele estará muito esbranquiçado, mas é aí que o procedimento começa a dar resultado. Aplique a massa com ajuda da estopa em movimentos circulares. Antes de dar o polimento, espere o farol absorver a massa para que o resultado seja ainda melhor.

Quando a massa estiver seca, retire-a com a estopa e comece a ver os novos resultados do seu farol. Finalize com outro pano seco e limpo para dar o acabamento final. Pronto! Seus faróis estarão com cara nova.

Conte pra gente o resultado nos comentários.

3.52 / 29 votos

Comentários

  1. Ja trabalhei com polimento de carros e realmente funciona, quando comprei o meu carro o farol estava fosco e Fiz esse procedimento e ficou novo outra vez, mais pra ficar protegido a boa é passar uma cera no final… abç e bom polimento!!

    1. João, como vai? Use a mesma cera usado para polimentos superficiais no carro, a massa mais simples. Evite usar produtos muito abrasivos, como os que são utilizados em oxidações.

  2. Procedimento 1.
    Lixa na sequência 320 600 1200 2000 5000 e polimento com massa número 2, tri composto, lustrador e cera. Dura 1 ano sem amarelar
    Procedimento 2
    Lixa 320 até ficar totalmente fosco e aplicar uma camada de verniz com proteção uv. Pode ser aplicado com pistola ou uma esponja, esperar secar e se ficar algum cisco é so lixar com 1200 2000 5000 e polir. Dura de 3 a 5 anos sem amarelar, dependendo da qualidade do verniz

  3. Se o farol não tiver tão desgastado o vinagre com bicarbonato também dá um bom resultado.
    Molha um pano com vinagre e pulverizado vinagre no farol. Coloque o bicarbonato no pano e um pouco no farol molhado. Cubra o farol com o pano. Espere agir pelo menos cinco minutos. Depois lave com sabão e uma esponja macia. Passe uma cara comum automotiva, e pronto.

    1. Oi, Sheila, como vai? O verniz que pode ser passado é um específico para este tipo de material. Vale a pena entrar em contato com uma loja de auto peças para que eles indiquem o melhor produto.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *