Home » Carro » Seguro

Guia: tudo sobre a vistoria prévia do seguro auto

Vistoria préviaAo fazer o primeiro seguro auto, você deve passar por alguns procedimentos necessários para que a cobertura comece, de fato, a valer. A vistoria prévia é um deles. Como o nome já diz, trata-se de uma inspeção realizada logo que você concorda com a proposta apresentada para contratar o seguro.

A vistoria é adotada pelas seguradoras para verificar a existência do automóvel e sua situação. Através dela, a empresa pode avaliar o estado geral do veículo (manutenção, avarias, documentação, etc…) e, consequentemente, auxiliar pela aceitação ou não dos seguro.

Como é feita?

Existem, basicamente, duas formas para que a vistoria prévia seja realizada: um agendamento para que o funcionário da empresa especializada vá até você (em casa ou no trabalho, por exemplo) ou a ida até um posto credenciado pela seguradora para fazer a inspeção.

Quando devo fazer?

Além do momento da compra do primeiro seguro para um carro usado, existem outras situações que “pedem” a vistoria:

– substituição por um outro veículo usado;
– incluir novas coberturas ou ampliá-las;

– renovação do seguro em outra companhia (em algumas dessas situações essa vistoria é dispensada).

Quando ela não é exigida?

Não é preciso fazer a vistoria para fechar um seguro quando seu carro for 0km ou no momento de uma renovação que não terá alterações nas cobertura (desde que o veículo também não tenha sofrido mudanças em suas características).

A recomendação é que você faça o quanto antes a vistoria, quando exigida, pois a mesma é obrigatória para aceitação do seguro.

Comentários

  1. Bom dia,houve uma colisão na porta da minha residência,abri o sinistro no caso sou terceiro,a seguradora não quer arcar com algumas peças no qual foram afetadas tipo radiador ventoinha etc eles alegam que já estava assim .oque devo fazer

    1. Olá, Adriano, como vai? Nesse caso, fica mais fácil se você puder comprovar de alguma maneira que essas peças estavam em boas condições. Peça ajuda ao seu corretor para tratar desse caso com a seguradora. 🙂

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *