Revisão do carro: qual é a periodicidade ideal para fazer?

A valorização de um veículo é um fator muito considerado no mercado e um dos pontos mais levados em conta quanto a isso é seu estado de conservação. Dessa maneira, cuidar do automóvel, de sua estética e garantir a boa mecânica, é uma forma de evitar a depreciação rápida. No fundo, tudo isso se resume a uma boa revisão do carro.

revisão do carro

Com a rotina do dia a dia e se o veículo está andando normalmente, tendemos a esquecer de realizar a revisão. No entanto, assim como podemos não sentir uma mudança na nossa saúde, o que exige exames mais aprofundados, com um carro há a necessidade de análise periódica.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Para ajudar você com isso, selecionamos neste texto tudo o que você precisa saber sobre como funciona e qual a importância de manter a revisão do carro em dia. Acompanhe!

Como funciona a revisão do carro? 

A revisão do carro é uma forma de diagnosticar a saúde do veículo por meio de vários tipos de análise elétrica e mecânica. É por meio desse processo que o estado de conservação e funcionamento é mantido, de modo a garantir o bom desempenho de todos os componentes do sistema.

Para isso, um diagnóstico é feito em primeiro lugar. Ele deve identificar falhas e problemas que podem surgir posteriormente. Caso haja a necessidade, será feita a troca de peças.

Mesmo que não haja nenhum dano ou falha aparentes, realizar a revisão do carro periodicamente é muito importante para garantir que o veículo se mantenha funcional e mecanicamente bem alinhado à segurança. Além disso, é um procedimento que aumenta a vida útil do automóvel e reduz o desgaste de peças.

Entenda quais são os 3 tipos de revisão

Há três tipos principais de revisão do carro que você precisa conhecer para mantê-lo conservado. Veja abaixo:

Corretiva

A manutenção corretiva tem como propósito exatamente o que o nome diz: corrigir defeitos, falhas e danos que já estão sendo percebidos. Por exemplo, quando a lâmpada do farol queima e precisa ser trocada ou quando há a necessidade de realizar o balanceamento das rodas e alinhamento da direção. 

Ou seja, é toda manutenção necessária que foi percebida durante a revisão do carro em relação a defeitos que precisam ser corrigidos.

Preditiva

O termo “preditiva” diz respeito ao ato de prever um acontecimento futuro. Nesse sentido, a manutenção preditiva é focada em realizar a substituição de peças do automóvel que podem sofrer falhas e prejudicar seu funcionamento posteriormente.

Com isso, ela possibilita uma análise prévia que vai diagnosticar a necessidade de troca dos componentes apontados pela investigação. Ou seja, é um tipo de revisão do carro que determina se é preciso fazer substituições e quando isso deve ocorrer.

Preventiva

Já esse tipo de manutenção se baseia na prevenção. Além de muito recomendada pelas fabricantes, é uma revisão que deve ser feita periodicamente para evitar que problemas possam ocorrer, especialmente antes de viagens, prevenindo o mau funcionamento do veículo. 

O manual do proprietário deve indicar o tempo para isso, mas, normalmente, pode ocorrer a cada 6 meses ou quando o veículo atingir 10 mil quilômetros rodados. Assim, essa revisão confere: o óleo e o óleo de câmbio, os pneus, as velas, os filtros de ar, ar condicionado, óleo e combustível, a correia dentada e o fluído de freio.

Com qual periodicidade devo fazer a revisão?

Há algumas características comuns que são usadas como parâmetros por condutores e montadoras em relação à periodicidade para uma revisão do carro, como o fato de checagem de 6 em 6 meses ou a cada 10 mil quilômetros.

No entanto, cada peça vai demandar uma necessidade diferente e, por isso, uma periodicidade distinta para manter um carro seguro. Dessa forma, vale seguir algumas recomendações para fazer a checagem por quilometragem, como:

  • Alinhar e balancear a cada 10 mil quilômetros;
  • Trocar os filtros de ar, do combustível e do ar-condicionado a cada 15 mil quilômetros;
  • Substituir do fluído de freio a cada 20 mil quilômetros;
  • Colocar novas velas de ignição a cada 20 mil quilômetros.

Qual a importância de fazer a revisão com periodicidade? 

A importância principal está em garantir a segurança do automóvel e daqueles que o utilizam. Além disso, vai impactar diretamente nas seguintes questões:

Funcionamento do carro

A revisão do carro é o que vai possibilitar a preservação das peças. Ela reduz o desgaste excessivo e a desvalorização do veículo. Isso influencia também na vida útil do automóvel, o que evita o mau funcionamento dos componentes integrados e também do sistema, mantendo suas boas condições.

Cumprimento da legislação

Ao garantir a segurança do veículo, você também estará cumprindo as normas legislativas, que são fundamentais na proteção dos condutores, incluindo você e os que dirigem ao seu redor. Isso porque o comportamento dos motoristas e as condições de uso do automóvel são regularizados pelos órgãos públicos.

Economia

A economia que a revisão do carro pode proporcionar deve ser considerada, uma vez que evita gastos excessivos com reparos e problemas mecânicos, inclusive sem aviso prévio. Por exemplo, é possível evitar a necessidade de trocar o motor se você fizer a manutenção da troca de óleo lubrificante.

Confira os itens mais importantes de uma revisão

Vale a pena saber também os componentes mais importantes para a revisão do carro completa. Portanto, fique atento aos seguintes itens:

  • Motor
  • Freios
  • Transmissão
  • Sistema elétrico
  • Pneus
  • Radiador
  • Correia
  • Velas
  • Filtros

Por fim, reiteramos que a revisão do carro deve ser feita de forma periódica e é essencial, não apenas para garantir a segurança do automóvel como também na preservação e na valorização do veículo.

Inclusive, uma forma de potencializar a conservação e segurança do seu automóvel é contratar um Seguro Auto. Isso porque ele confere proteção para além dos problemas conhecidos. Afinal, você recebe amparo em diversas situações. Ainda tem dúvidas quanto a isso? Entre em nosso site e faça uma cotação!

Basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue para 0800 882 0656 e fale com um de nossos consultores. 

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *