Home » Carro » Dicas

O que você precisa para dirigir com segurança?

Quando você está em preparação para tirar a carteira de habilitação, o que mais ouve falar é em dirigir com segurança. Afinal, o automóvel é uma máquina que auxilia muito no dia a dia, mas também traz riscos, especialmente se quem estiver na direção não tomar os devidos cuidados.

dirigir com segurança

Ao conduzir o seu carro no trânsito da cidade no dia a dia ou nas estradas, você está exposto a riscos, mesmo que seja um motorista cuidadoso. Por isso, uma das melhores maneiras de ficar protegido é com a contratação de um seguro auto.

Em caso de algum imprevisto indesejado, você recebe o apoio necessário, como a assistência 24 horas e o carro reserva, além da indenização se passar por sinistros que resultem em perda parcial ou perda total do veículo, por exemplo.

Faça sua cotação com a Minuto Seguros, a maior corretora de seguro auto do Brasil. Trabalhamos com mais de 10 seguradoras para garantir uma proposta que seja adequada ao seu perfil. Para cotar, basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue para grátis para 0800 773 3000 e fala com um de nossos consultores.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Além da contratação do seguro auto, confira a lista que preparamos com as medidas que você deve tomar para dirigir com segurança.

Dicas para dirigir com segurança

Posição do corpo

posição para dirigir

Foto: Quatro Rodas

Um dos fatores importantes para dirigir com segurança é a posição do corpo. O ideal é você apoiar a cabeça no encosto no banco, a fim de evitar dores musculares e também o chamado efeito chicote, que ocorre quando a cabeça vai de trás para frente de uma vez, em um movimento brusco, que pode causar lesões como luxações das vértebras.

Outra parte que deve ficar totalmente apoiada no encosto do bancos é a lombar, parte inferior das costas. Dessa forma, você mantém toda a coluna ereta. Já as pernas devem ficar posicionadas de forma que os joelhos fiquem dobrados para que os pés, que devem ficar com os calcanhares apoiados no chão, cheguem aos pedais sem esforço.

Enquanto isso, os braços devem ficar levemente dobrados, em um ângulo que se aproxime dos 120º, pois se permanecerem muito esticados podem sofrer com dores. Já para posicionar as mãos, considere o volante como se fosse um relógio. Dessa forma, mantenha-as na posição 9:15 ou 10:10, aberturas que permitem a movimentação rápida em casos emergenciais.

Itens de segurança

cinto de segurança

Para diminuir as chances de ter lesões sérias em casos de acidente, é importante ficar atento aos itens de segurança. Ande sempre com o cinto de segurança corretamente afivelado. Além de ser obrigatório, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), seu uso pode salvá-lo em eventuais colisões. Ele também é essencial para que o airbag, se acionado, tenha sucesso ao protegê-lo. Apesar de não ser obrigatório nos veículos, possuir um extintor automotivo no seu carro é prudente.

Direção defensiva

Para dirigir com segurança, é imprescindível que você adote a direção defensiva como forma de conduzir o seu veículo. Isso significa adotar uma série de cuidados, como não realizar ultrapassagens em lugares proibidos ou de difícil visualização.

Não fazer manobras perigosas, não passar no sinal vermelho, não falar ao celular enquanto estiver dirigindo, manter-se olhando para frente sempre que o carro estiver em movimento e respeitar a sinalização das placas de trânsito, entre outras práticas, também são essenciais para que você e outros motoristas e pedestres corram menos riscos.  

Manutenção no veículo

dirigir com segurança, manutenção

Ter o carro em boas condições é essencial para que o motorista possa dirigir com segurança, tanto na cidade quanto nas estradas. Por isso, é preciso realizar todas as manutenções necessárias. A preventiva, por exemplo, identifica pontos que precisam receber reparos para evitar eventuais problemas que possam aparecer no veículo.

Já a manutenção preditiva é um processo de observação e análise prévia de sinais de fadiga das peças que podem resultar problemas em breve. Dessa maneira, é possível trocá-las e evitar que quebrem de vez. Por último, a corretiva é aquela que você é levado ao fazer quando o seu automóvel apresentar falhas que necessariamente precisam ser reparadas naquele momento. sempre que possível e principalmente quando for fazer uma grande viagem. Calibre os pneus, veja se todos os equipamentos estão em ordem.

 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *