Apesar do momento complicado na economia brasileira e a projeção de um ano ainda mais difícil, o segmento de seguradoras deve continuar com lucros elevados em 2016. Quem aponta é a agência de classificação de risco Fitch Ratings.
Segundo o órgão, os resultados financeiros obtidos pelas aplicações em títulos públicos continuarão a contribuir em grande parte para o desempenho positivo das companhias do setor.
De acordo com o relatório divulgado pela Fitch Ratings, os últimos três anos foram favoráveis às seguradoras, já que o resultado financeiro acompanhou os números da taxa Selic, com prêmios líquidos saindo de 9% em 2013 e chegando a 16% no fim do ano passado.
Para muitas empresas, os ganhos financeiros acabam colaborando, e muito, para o sucesso como um todo. A reportagem feita pelo Valor Econômico citou exemplos de seguradoras e ouviu executivos da área para entender o cenário apresentado.
Marcelo Blay, CEO da Minuto Seguros com passagens pela Porto Seguro e vice-presidência da Itaú Seguros, acredita que o financeiro será um fator de peso para as seguradoras nesse ano, já que diversos ramos de seguros devem apresentar desempenho abaixo da média.
Um exemplo apresentado por Blay é o seguro auto, que vem sofrendo diretamente com o aumento de roubos e furtos de veículos e a queda nas vendas de carros novos.
Confira os detalhes na matéria do Valor, para assinantes ou cadastrados no site.