Seguro viagem vale a pena? Entenda sua importância!

brinquedo de avião em mãos

Quer entender se seguro viagem vale a pena? Então você está no lugar certo. Saiba nesta matéria quais são as vantagens do seguro viagem e como ele pode garantir que sua viagem não se transforme em problema.

Para todo viajante, o seguro-viagem é um item essencial, seja para fins de lazer ou negócios. É preciso se prevenir contra imprevistos durante viagens nacionais ou internacionais, especialmente se você não tiver um plano de saúde com cobertura nacional e internacional.  

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Inclusive, em muitos países, um seguro-saúde é uma exigência para entrar, então, não ter um pode impedir sua entrada. Neste artigo, discutiremos a importância do seguro-viagem para todos os viajantes e como escolher o melhor para você.

Vale a pena fazer seguro viagem?

Fazer um seguro viagem é uma decisão pessoal e depende de diversos fatores, como destino, duração da viagem, atividades planejadas e seu próprio nível de conforto com riscos. No entanto, geralmente é recomendável e vale a pena contratar um seguro viagem, especialmente quando se trata de viagens internacionais ou de longa duração.

Veja abaixo as principais proteções oferecidas pelo seguro viagem e como ele pode garantir que sua viagem não irá se transformar em dor de cabeça.

Cobertura de despesas médicas e hospitalares

Ter um seguro-viagem que cubra despesas médicas e hospitalares é o principal motivo que faz as pessoas procurarem esse tipo de cobertura. Mesmo se está viajando a turismo ou a trabalho, pois ele dá segurança em caso de imprevistos, acidentes ou doenças. Ou seja, o viajante estará sempre protegido e terá acesso à assistência médica e hospitalar adequada sem ter de pagar valores exorbitantes.

Ao viajar para o exterior, é comum que muitos países exijam um seguro-saúde para a entrada de turistas, sendo assim, sem essa cobertura, o viajante pode ser impedido de entrar no local. Ainda, muitos países possuem serviços médicos e hospitalares que podem ser muito caros e inacessíveis para estrangeiros.

Com um seguro-viagem, é possível contar com cobertura para despesas médicas, hospitalares, consultas, exames, internações, cirurgias e medicamentos. Dependendo da cobertura contratada, é possível até mesmo ser transportado de volta para o Brasil em caso de necessidade médica.

Assistência em emergências como acidentes e doenças

Mesmo que sua viagem conte com um planejamento cuidadoso, ainda assim, é possível que imprevistos aconteçam, por isso, é essencial estar preparado para lidar com eles.

Em caso de emergência médica, um seguro-viagem pode fornecer assistência imediata para o viajante, como indicação de hospitais e clínicas confiáveis, agendamento de consultas médicas, assistência em caso de internação e cobertura de despesas médicas e hospitalares, incluindo cirurgias e medicamentos.

Como mencionamos anteriormente, em casos mais graves, em que o viajante precisa ser transferido para outro hospital ou até mesmo para o país de origem, o seguro-viagem pode cobrir as despesas com transporte médico especializado, garantindo assim um retorno seguro para casa.

Reembolso em caso de cancelamento ou interrupção de viagem

Essa medida é muito importante para garantir a proteção financeira do viajante em situações imprevistas que possam causar a impossibilidade de realizar a viagem ou a necessidade de interrompê-la antes do previsto.

Existem diversas situações que podem levar ao cancelamento ou interrupção de uma viagem, como problemas de saúde, problemas familiares, atrasos ou cancelamentos de voos, entre outros. Nessas situações, o viajante pode perder todo o investimento feito em passagens aéreas, hospedagem e outras despesas relacionadas à viagem.

Com um seguro-viagem que ofereça reembolso em caso de cancelamento ou interrupção de viagem, o viajante pode ter a tranquilidade de saber que será reembolsado pelas despesas já pagas e não utilizadas, como passagens aéreas, hospedagem e passeios agendados, minimizando assim o impacto financeiro desses imprevistos.

Para solicitar reembolso em caso de cancelamento ou interrupção de viagem em um seguro-viagem, é importante seguir os procedimentos e requisitos estabelecidos pela seguradora. Geralmente, é necessário entrar em contato com a central de atendimento ao cliente da seguradora e informar sobre a situação que levou ao cancelamento ou interrupção da viagem.

Não esqueça de reunir toda a documentação necessária para comprovar o ocorrido, como bilhetes de passagem, comprovantes de reservas de hospedagem e eventuais laudos médicos, em caso de interrupção da viagem por motivo de doença ou acidente.

A seguradora vai avaliar o pedido de reembolso com base nas coberturas contratadas no seguro-viagem e nas condições estabelecidas no contrato. É possível que a seguradora solicite informações adicionais ou documentos complementares para avaliar o pedido.

Caso o pedido de reembolso seja aprovado, a seguradora vai informar ao segurado sobre os valores e prazos para pagamento. Em alguns casos, pode haver a necessidade de assinar um termo de quitação, confirmando que o valor do reembolso foi recebido e que não há mais pendências entre o segurado e a seguradora.

Auxílio jurídico e informações em caso de perda de documentos

Caso você tenha um seguro-viagem, a seguradora pode ajudar com auxílio jurídico e informações em caso de perda de documentos. 

Se a cobertura estiver inclusa, a seguradora poderá fornecer informações sobre como proceder em caso de perda ou roubo de documentos, como o passaporte, por exemplo. 

Muitas vezes é disponibilizado uma central de atendimento com profissionais que poderão auxiliar o segurado na busca de informações sobre como proceder em casos específicos, como em casos de furto, roubo ou extravio de documentos.

Em casos mais graves, a seguradora poderá providenciar assistência jurídica para auxiliar o segurado na resolução de problemas decorrentes da perda de documentos, como a necessidade de emissão de segunda via ou autorizações para viagem, por exemplo.

Cobertura para bagagem extraviada ou danificada

Ao adquirir um seguro-viagem, é essencial analisar se a apólice oferece a proteção para perda ou danos à bagagem. Caso esteja inclusa, é plausível que a seguradora dê assistência para localizar a bagagem ou reembolse os gastos com a compra de itens de primeira necessidade, como roupas e produtos de higiene pessoal.

Caso a bagagem não seja encontrada, o seguro pode cobrir o valor declarado pelo viajante, desde que esteja dentro dos limites previstos na apólice. Aliás, se a bagagem for danificada durante o transporte, a seguradora pode cobrir os gastos com o reparo ou substituição dos itens danificados.

É importante lembrar que, para ter direito à cobertura, o segurado deve seguir as orientações da seguradora e comprovar a perda ou dano da bagagem, fornecendo documentos como o comprovante de despacho da bagagem e o relatório de ocorrência registrado na companhia aérea.

Veja neste vídeo, do canal Posso te mostrar, como comparar e escolher o melhor seguro viagem para curtir as férias com tranquilidade!

Seguro viagem nacional vale a pena?

Como explicamos acima, vale a pena dependendo de uma série de fatores como o tipo de viagem que você pretende fazer, o seu histórico de saúde, o destino etc.

Embora muitos planos de seguro viagem sejam pensados para viagens internacionais, algumas seguradoras oferecem opções para viagens pelo Brasil. Como esses seguros incluem cobertura médica, despesas hospitalares e cobrem perda de bagagem, cancelamento ou interrupção da viagem e assistência jurídica, esse seguro se torna uma garantia de mais tranquilidade, segurança e praticidade para a resolução de problemas.

Se ainda tem dúvidas sobre se o investimento neste produto é válido, consulte nosso guia sobre seguro viagem nacional.

Obtenha a proteção do seguro-viagem em questão de minutos

Como vimos acima, imprevistos podem acontecer a qualquer momento e a melhor solução é estar preparado para lidar com eles.

Ao contratar o seguro-viagem da Minuto Seguros, você terá acesso a uma série de benefícios que vão proteger você e sua família em caso de imprevistos em uma viagem, como assistência médica e hospitalar, cobertura para despesas com medicamentos, indenização em caso de extravio de bagagem, entre outros.

Somos especializados na sua segurança com ampla experiência no mercado, além de uma equipe altamente qualificada para atender a todas as suas necessidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *