1. Home
  2. »
  3. Viagem

Saiba mais sobre Joanópolis, a cidade do Lobisomem

Localizada a cerca de 130 quilômetros da capital paulista, Joanópolis é uma cidade folclórica e conhecida por ser o local onde habita o Lobisomem. A cidade é na divisa com Minas Gerais, próximo à Extrema e Monte Verde, duas cidades já no estado mineiro.

Ela é uma das cidades mais famosas e turísticas buscadas em São Paulo por oferecer muito turismo e atrações. Entre as mais famosas, a Cachoeira dos Pretos, o Gigante Adormecido, a Serra do Lopo e os incontáveis pontos turísticos para saber um pouco mais sobre o folclore do Lobisomem. Quem gosta de aventura, a cidade também é uma oportunidade de práticas diversos esportes, como trilhas, escaladas, asa delta e muito mais.

joanópolis

Por isso, e para viajar tranquilo, fazer um seguro viagem antes de ir à Joanópolis é muito importante. Para quem faz esportes radicais, por exemplo, o seguro oferece coberturas em diversos casos, além de amparar contra o extravio de bagagens e até necessidade de atendimento médico. Se você quer evitar o extravio, veja dicas de como não perder a sua bagagem.

Para cotar um seguro viagem, preencha o formulário ou ligue grátis para o número 0800 773 3000 e fale com um de nossos consultores. A Minuto Seguros é uma das maiores corretoras de seguro do Brasil e especializada no atendimento humano e de qualidade. As propostas são feitas de acordo com a sua necessidade. Clique no botão abaixo e não perca tempo! Viaje protegido.

CLIQUE PARA COTAR SEGURO VIAGEM

Joanópolis vai ser um destino marcante, pois é uma cidade curinga e que irá oferecer, desde passeios radicais, até belas pousadas para casais apaixonados aproveitarem um pouco de descanso.

Cachoeira dos Pretos

Um dos passeios mais emblemáticos de quem viaja à Joanópolis. Quem quer conhecer pontos turísticos em São Paulo, mas se afastar um pouco da capital, essa cachoeira é uma bela opção. Localizada nas montanhas da Serra da Mantiqueira, em Joanópolis, a Cachoeira dos Pretos tem grande volume de água e uma queda d’água e de, aproximadamente, 150 metros. É neste local que se encontra a nascente do Rio Piracicaba.

Durante o passeio à Cachoeira dos Pretos, o turista pode encontrar diversas corredeiras e pequenas quedas d’água. Para quem quer passar um dia com a criançada, há um lago, propício para a diversão com elas.

cachoeira dos pretos joanópolis

Quem gosta de aventura e uma bela vista é possível subir no topo da cachoeira por uma estrada de terra. É preciso um bom preparo físico, pois a subida é bem íngreme e não há muitos pontos de sombra. Mas, ao chegar no topo, tome muito cuidado. Todas cachoeiras oferecem perigo, ainda mais na parte de cima. Pedras são escorregadias, o fluxo de água é forte e é necessário estar atento.

Entre as curiosidades sobre o nome “Cachoeira dos Pretos”, uma delas afirma que os escravos, fugidos na região saltavam no abismo da cachoeira e gritavam a frase: “morrer mil vezes do que viver escravo”. Tudo isso em busca de liberdade. É claro que esse é apenas um dos mitos que se contam por lá. Mas, vale conhecer um pouco mais antes de visitar a cachoeira, né?

Morro do Gigante

Os aventureiros que forem à Joanópolis precisam dar uma passada no Morro do Gigante. O local tem esse nome, pois a montanha, em seus formatos e silhuetas, forma um homem deitado, quando visto de longe.

Ela está localizada na Serra do Lopo, a mais ou menos, 12km do Centro e tem mais de 1700 metros de altitude. Do topo da montanha é possível avistas cidades da Região Bragantina até o Vale do Paraíba. É algo indescritível e vale o esforço para ir até o topo.

O Morro do Gigante é um local indicado, também, para quem gosta de esportes radicais, pois há inúmeras atividades para serem feitas por lá. Quem gosta de uma boa caminhada, o local também é uma alternativa interessante.

Serra do Lopo

Além do Morro do Gigante, a Serra do Lopo também abriga uma bela rampa de asa delta. Ela fica bem na divisa de São Paulo om Minas Gerais. Na Serra do Lopo você consegue aproveitar duas rampas: de uma você tem uma bela vista de Extrema (MG) e da outra, Joanópolis (SP).

Para chegar até às rampas, há duas formas. A primeira dela é pela SP-036, virando à direita da saída da cidade, sentido São Paulo. Quem prefere algo mais movimentado, pode optar por uma trilha 4×4, que pode ser acessada pelo centro.

Igreja Matriz

Um pouco de história e arquitetura para quem quer conhecer o outro lado da cidade, um pouco mais conceitual. A Igreja Matriz, no centro de Joanópolis, foi fundada em 1878 e no local foi levantado o primeiro mastro em homenagem a São João Batista. Posteriormente a esse acontecimento, uma pequena capela foi acoplada, com formato de basílica, um estilo neoclássico e com traços góticos e romanos.

Explore a culinária de Joanópolis

Cidades do interior, em geral, tem uma culinária muito rica e em Joanópolis não é diferente. Por lá, inclusive, é possível fazer a Parada do Queijo. É localizada na estrada que leva até a Cachoeira dos Pretos, no km 3.

Na Parada do Queijo são produzidos diversos tipos de queijos, linguiças e doces artesanais. Para os amantes de queijos, o Bistro Capril faz deliciosos queijos de cabra, carro-chefe do restaurante mais buscado da cidade.

Explore os pontos sobre o Lobisomem

Joanópolis é conhecida como a cidade do Lobisomem. O mais interessante é que, provavelmente, cada morador da cidade tem uma história para contar. Noites de lua cheia da cidade costumam ser bem movimentadas com muitos causos a serem contados.

Ao passear pelo centro, é possível avistar comércios com muitos objetos e referências sobre o Lobisomem. Nas praças, entradas de lojas, calçadas… por onde passar, será possível avistar a figura folclórica.

Quem gosta de se aventurar e quer imergir no conto do Lobisomem existe essa possibilidade. Joanópolis promove todo mês de agosto algumas trilhas, caminhadas e eventos para homenageá-lo. Essas trilhas são realizadas em meio à mata nativa e servem para que os turistas, ou os moradores locais, estejam imergidos à cultura da cidade.

3.83 / 42 votos

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *