
Quer tirar suas dúvidas sobre o prazo para a seguradora pagar o sinistro? Então você está no lugar certo. Na matéria de hoje vou explicar quanto tempo leva para a seguradora pagar a indenização de um sinistro.
A proteção de veículo é essencial para quem quer resguardar um bem tão valioso. Por isso, é muito importante conhecer melhor a cobertura que você contratou ou quer contratar para seu carro. Há a necessidade de saber quais situações ela cobre e entender como funciona, por exemplo, o prazo para indenização do pagamento de sinistro do seguro auto.
Seguro auto até 30% mais barato
Aqui tem 16 caminhos pra fechar o seguro do carro com rapidez e economia.
A Minuto é Bicampeã do Prêmio Reclame Aqui.
Quanto a isso, é importante saber que o processo para o pagamento da indenização só começa após a formalização do pedido junto à seguradora. O valor do recebível por sinistro é de acordo com o que for estipulado em contrato, podendo ser do tipo parcial ou integral.
Mas, se você não tem muitos conhecimentos sobre seguro, processos de reembolso e prazos para isso, não se preocupe. Continue lendo e veja tudo o que você precisa saber!
O prazo para indenização de Seguro Auto é de 30 dias, contados a partir do aviso de sinistro feito à seguradora e do recebimento de toda a documentação necessária e completa por parte do segurado. Isso trata-se de uma regulamentação da Susep (Superintendência de Seguros Privados) que vale para todas as seguradoras.
É importante ressaltar que se o segurado demorar a entregar a documentação, pode haver a ideia de que o prazo foi excedido pelo fato de que a validade só vai começar a contar após toda a entrega desses documentos. Inclusive, tudo o que você precisa para solicitar a indenização deve constar no contrato.
No entanto, a contagem desse prazo pode até mesmo ser suspensa, mas apenas se, no caso de dúvida fundada e justificável, forem solicitados novos documentos ao contratante. Desse modo, a validade volta a contar a partir do dia útil seguinte àquele em que o segurado atender na íntegra os pedidos da seguradora.
Ou seja, para que sua indenização seja realizada, há um prazo máximo de 30 dias. E vale lembrar que é muito importante que o segurado ou beneficiário faça a solicitação, junto à seguradora, do protocolo desse processo, para que seja possível identificar a data do recebimento do aviso de sinistro e também da entrega dos documentos.
Sim. Isso é possível quando o segurado perde o prazo para a indenização de Seguro Auto. Ou seja, quando ele perde o período de prescrição para correr atrás do direito ao reembolso. Esse prazo pode variar de acordo com a cobertura e com o fato de a pessoa ser um segurado ou terceiro.
Nesse sentido, o segurado é quem contrata o seguro, ou seja, deve constar na apólice o seu nome. Já o terceiro é aquele que sofre algum dano praticado pelo segurado, seja intencional ou não.
Se for o caso de um terceiro que se envolveu em um sinistro em que o causador tem Seguro Auto com cobertura para terceiros (o que envolve a Responsabilidade Civil), ele tem três anos a partir da data da colisão para exigir seus direitos.
Já em relação ao segurado, o prazo para prescrição é de 1 ano, contando a partir da data em que o sinistro foi avisado e documentado junto à seguradora. Esse prazo pode ficar suspenso enquanto a empresa de seguros analisa o risco, os documentos e o processo por completo, deixando, assim, a validade pausada.
Além disso, há possibilidades de perder a indenização em casos em que ocorrerem questões como:
- se o segurado for culpado por sinistros ou dolo graves;
- se a solicitação de indenização por sinistro for de má-fé e baseada em inverdades;
- caso sejam constatadas declarações falsas;
- tentativas de receber benefícios ilícitos do seguro;
- se o segurado agrava intencionalmente o risco.
A indenização parcial é aquela em que a seguradora cobre os gastos de manutenção quando há sinistros de colisão em que haja a possibilidade de restauração do veículo. Já a integral é quando ocorre o que chamamos de perda total (PT), que pode acontecer por colisões ou por roubo ou furto sem recuperação do carro.
Dito isso, vale saber que não há diferença entre o prazo para indenização de Seguro Auto em relação ao tipo parcial ou integral. Ou seja, o processo de reembolso do seguro ou de conserto do veículo deve ocorrer em, no máximo, 30 dias da mesma forma.
Se você sofreu um acidente e seu carro deu perda total, uma norma de 2004 da Superintendência de Seguros Privados (Susep) prevê o prazo máximo de 30 dias para pagamento da indenização, contados a partir do momento onde você entrega todos os documentos básicos solicitados pela seguradora.
A Minuto Seguros é uma empresa que atua como corretora de Seguros Auto. Por isso, ela não é responsável pelo prazo para indenização de Seguro Auto e nem pelo pagamento direcionado aos segurados que sofrem sinistros.
No entanto, a Minuto oferece todo suporte e acompanhamento em ocorrências do tipo e isso inclui o recebimento da indenização. A corretora está ciente de que o prazo para o reembolso pelas seguradoras é de, no máximo, 30 dias. Por isso, se coloca sempre à disposição para ajudar no processo.
Isso porque, por ser a maior corretora de Seguro Auto do país e a maior do segmento online, a Minuto Seguros é capaz de oferecer benefícios, diferenciais e transparência em relação a todo processo de indenização. Além disso, facilita a vida de quem busca uma cobertura para carro que seja de qualidade e ágil no atendimento.
Mais do que proteger o seu carro com manutenções e revisões, fazer um seguro auto é essencial para garantir que ele esteja coberto nas mais diversas situações.
Na Minuto Seguros, cotamos com mais de 16 seguradoras e montamos um plano de acordo com a sua necessidade e o seu perfil.
Quer proteger o seu carro contra qualquer imprevisto? Então faça agora mesmo uma cotação online sem compromisso com a Minuto Seguros, ou se preferir pode ligar gratuitamente para 0800 882 0656 e falar diretamente com um consultor.