Aqui no blog da Minuto Seguros você encontra dicas e notícias sobre seguros, carros, casas, eletrônicos, viagens e muito mais. Acesse e confira nosso conteúdo.

Escolha o tipo de cão que combina com você

Perfis de cães

Os cães podem ser grandes companheiros no dia a dia, mas antes de comprar ou adotar um animal, é preciso encaixar a personalidade dele com a sua, para evitar incompatibilidades que vão gerar desconfortos futuros, prejudicando o relacionamento e a convivência do bicho dentro de casa.

Existem alguns perfis de cachorros destinados a certos ambientes, que acostumam com lugares menores, calmos ou agitados, independentes ou carentes… Variações que devem ser levadas em conta antes da aquisição.

São mais de 150 raças conhecidas de cães, mas selecionamos algumas para encaixar em alguns grupos e perfis. Identifique o tipo que combina mais com você:

Cães que latem menos

Quem mora em apartamento ou em uma vizinhança exigente sabe os transtornos que um cão que late muito pode trazer. Algumas raças são bem mais quietas e recomendadas nesse perfil: Pug, Basenji, Bulldog Francês, Yorkshire, Galgo Italiano (Lebrel italiano) e Lhasa Apso.

Cães para apartamento

Geralmente conseguem se adaptar bem ao espaço menor e são bons companheiros, a diferença para o grupo de cima é que podem fazer barulho e precisam de passeio ou atenção para não se tornarem destrutivos ou estressados: Spitz, Poodle, Jack Russell Terrier, Shih Tzu, Chihuahua, Maltês e Pinscher.

Cães de guarda

Ideais para casas e quintais, os cães de guarda estão sempre atentos a qualquer barulho e podem intimidar pessoas estranhas. Por serem de grande porte, costumam assustar e têm muita força: Pastor Alemão, Akita, Rottweiler, Doberman, Fila Brasileiro e Boxer.

Cães brincalhões

Seja para conviver com crianças ou para alegrar a família em qualquer momento, esses cachorros são ideais por transmitirem bastante carinho. Recomendado para você que também tem tempo para retribuir essa atenção: Labrador, Golden Retriever, Beagle, Collie, Cocker e Daschund.

Podemos listar ainda outras raças e criar diversos grupos. O mais importante é entender que, conhecendo cada tipo, você tem mais chance de encontrar aquele cão adequado para conviver com sua família.

Depois de escolher a raça, não deixe de cuidar bem do canino, oferecendo todas as condições para que ele viva com saúde e conforto. Visite sempre o veterinário, faça passeios constantes e, para sua proteção, contrate um seguro para cães para garantir que ele viva tranquilo e protegido de qualquer emergência.