Entenda o que o seu mecânico está falando!

“A rebimboca da parafuseta está com um defeito e precisamos arrumá-lo o quanto antes”. Você, provavelmente, já deve ter ouvido algum termo bem estranho do seu mecânico e ficou confuso. Afinal, com tantas peças e tantos termos, fica difícil saber o que, de fato, o seu carro tem. O mesmo sintoma pode ser reflexo de um problema em diferentes peças e como acreditar que, logo aquela, é o real? Tomando algumas precauções e entendendo exatamente o que o profissional está falando é um bom caminho.

mecanico cliente jpg Entenda o que o seu mecânico está falando!

Alguns procedimentos são mais simples de serem entendidos, como a troca de óleo ou a calibragem de pneus, problemas mais evidentes e, digamos, simples de serem resolvidos. Mas e quando o problema é no regulador de voltagem do alternador ou ainda, quando falam que os relés automotivos precisam ser trocados? A bieleta é uma peça super importante, mas quando saber que ela está com defeito e precisa de reparos? Saber se é bom ou não fazer a limpeza do bico injetor é um dilema de anos e muitos profissionais. Por isso, entender o que o mecânico está falando é essencial, ainda mais nos dias atuais e com as variedades de pelas que os carros têm.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Carro precisa de cuidados

Carros são máquinas e, invariavelmente, vão apresentar problemas. Mas, é muito importante você saber qual tipo de problema está lidando e como é a maneira correta – e barata – de resolver. Não há soluções mágicas e nem um curso de algumas linhas para torna-lo especialista de automóvel, mas algum conhecimento sempre será benéfico. Acredite: impressionar o mecânico pode ser uma forma de “prevenir” possíveis fraudes.

Além de conhecer sobre a mecânica do carro, protege-lo de outras formas, com o seguro auto, é imprescindível! Cote o seu agora mesmo na Minuto Seguros e garanta a sua tranquilidade. A Minuto Seguros é a maior corretora de seguros online do Brasil e a maior no segmento de automóveis. Cotamos em mais de 10 seguradoras altamente qualificadas para te oferecer a melhor oferta, com condições que cabem no seu bolso. Se preferir, ligue grátis para 0800 882 0656 e fale com um de nossos consultores!

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Dicas para ter o seu carro sempre em boas mãos

A melhor atitude a ser tomada no âmbito de reparos automotivos é criar confiança e segurança para levar sempre o seu automóvel no mesmo local. Um amigo, um conhecido, um profissional reconhecido, enfim, saber que o carro está em boas mãos é a segurança que todos querem!

Preste bastante atenção nas histórias de outras pessoas, principalmente nas experiências ruins. Isso é uma forma de “driblar” fraudadores e locais que possam te enganar. Mecânico de carro deve ser igual médico: naquele que você confia!

Dicas valiosas para entender o que o seu mecânico está falando

Peça detalhes, os mínimos detalhes 

43942 alinhamento e balanceamento qual a frequencia aconselhada Entenda o que o seu mecânico está falando!

Pode parecer bobeira, mas pedir para que o mecânico detalhe minuciosamente o problema, tanto na explicação, quanto escrevendo tudo detalhado no orçamento é uma boa base de confiança. Isso vai dar margem para você fazer comparativos com outras pessoas e até cruzar informações.

Mesmo que pareça complexo, quanto mais informações conseguir reunir, melhor será. Não importa se é a bobina de ignição com defeito ou se é o alternador do veículo. Você pode até não entender, mas os detalhes podem passar confiabilidade.

Junta o quê?

Se o mecânico começar a falar nomes complicados, como junta homocinética, não se impressione. Isso pode dar margem para que eles incluam problemas que nem existam. Apenas pergunte qual é a funcionalidade da peça e, posteriormente, procure outras opiniões. Os diagnósticos podem ser completamente diferentes, acredite.

Exija nota fiscal e a procedência da peça

a importante relacao entre as mulheres e a oficina mecanica Entenda o que o seu mecânico está falando!

Essa é uma garantia de que tudo o que possa estar sendo trocado tenha procedência e seja novo. Pergunte ao mecânico a origem da peça e, é claro, peça a nota fiscal para ter como garantia. É normal algumas oficinas venderem peças por valores maiores por conta da margem de lucro – isso não é um problema. Mas, atente-se aos detalhes.

Caso se sinta mais confortável, diga que você mesmo prefere comprar as peças. Só que nesses casos a oficina se isenta e não vai dar garantia da mão de obra se a peça apresentar defeito. Sempre há vantagens e desvantagens. Coloque tudo na balança para tomar a melhor decisão.

Acompanhe o serviço do mecânico

qual o perfil de um bom mecanico automotivo Entenda o que o seu mecânico está falando!

Se isso for possível, faça! Em geral, as frases “olha, vai demorar muito” não são bons indicadores de confiança. Procure se informar na internet sobre o reparo que será feito, se o serviço realmente demora e, óbvio, onde que fica a localização das peças que precisaram passar por reparos.

Um “golpe” comum é na troca de óleo: o serviço é muito rápido, não demora mais do que cinco minutos. Mas, se aproveitando da ausência dos clientes, alguns profissionais não usam o óleo comprado quando realizam a substituição. Fique de olhos abertos!

Passe detalhes aos mecânicos

Você ajudar o mecânico também é fundamental para um serviço mais assertivo. Apenas falar que o carro está com barulho não é um bom parecer e pode causar diversas substituições. Por isso, especifique o máximo que puder: vibração estranha quando o carro arranca, vibração no volante, ruídos em determinados lugares, carro falhando, possíveis panes elétricas etc. Tudo isso é motivo para ser falado ao mecânico. Até mesmo possíveis luzes acesas no painel são de grande valia. Saber algo sobre o carro vai surpreender o mecânico e contribuir para resolver o problema.

Solicite as peças trocadas de volta

Isso pode parecer estranho, mas solicitar que o mecânico devolva as peças é agregador ao seu conhecimento sobre carros. Também vai deixar claro se a peça estava com problema. Se alguém te falar que a mangueira do radiador está com um furo e te devolvê-la sem nenhum furo, não será um bom sinal.

Até na hora de revender o carro isso é importante, pois valoriza o veículo e mostra exatamente tudo o que foi trocado.

Busque referências sobre o mecânico

Mecânico conversando

Querer saber sobre um profissional não é sinal de desonestidade. Quem vai a um médico, dentista, entre outros lugares, sempre pede referência, certo? Por que com o mecânico precisa ser diferente? Caso a pessoa fique desconfortável em responder suas perguntas, desconfie, a honestidade é uma virtude e quem é um bom profissional, não esconderá nada.

Evite, do seu lado, parecer desconfiado, isso pode dar margem para uma relação nada amistosa. Seja amigável e educado, isso são preceitos básicos da confiança entre duas pessoas.

Questione o mecânico sobre o óbvio

Esse é o teste final – e o mais importante. Faça perguntas ao mecânico sobre pontos que você já sabe a resposta. Quer um exemplo? Após ter trocado as pastilhas de freio ou óleo, faça questionamentos do tipo: “o nível está bom?”, “precisa trocar o óleo?”, “as pastilhas estão gastas?”… Dependendo do que for falado, você saberá exatamente com quem está tratando: honesto ou não.

2 comentários sobre “Entenda o que o seu mecânico está falando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *