Coxim do motor: como resolver vibração fora do comum

coxim do motor - problemas na suspensão

Quer tirar suas dúvidas sobre coxim do motor? Então você está no lugar certo. Na matéria de hoje vou explicar o que causa, como resolver e muito mais sobre esse problema.

Seu carro está muito barulhento ou com uma vibração no motor fora do comum? Atente-se, pois pode ser um problema decorrente do desgaste do coxim do motor.

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Se você quer saber mais sobre o tema, trago abaixo as respostas para as principais dúvidas sobre coxim.

O que é o coxim do motor

O coxim é uma peça feita de borracha, com a utilidade, basicamente, de tirar a vibração do chassi do carro. Ele também funciona para diminuir qualquer vibração estranha do motor ou do câmbio na carroceria. Sem ele, os carros iriam trepidar muito e deixar praticamente insustentável o ato de dirigir.

Os coxins, geralmente, estão localizados em alguns pontos específicos do carro: no escapamento, no motor, no câmbio e na suspensão. Quando falamos do coxim do motor, em carros populares, geralmente são usadas três peças. Já em carros importados podem passar de cinco e, normalmente, são feitas de um material mais nobre, tornando quase imperceptível os sons e a vibração do motor do carro.

Como dito anteriormente, o coxim do motor é produzido em aço e borracha e com uma quantidade pequena de vinil que, apesar de não ser muito flexível, aguenta altas temperaturas. Isso é muito importante, ainda mais pela localização da peça, próxima ao motor do veículo que, quando ligado, fica extremamente quente.

Porque o coxim do motor está fazendo barulho

O barulho ou a vibração do coxim do motor costuma aparecer quando a peça está muito desgastada. E para que o carro não fique extremamente vulnerável com o coxim ressecado ou rachado, a sua troca é essencial.

Mesmo que a maioria dos motoristas nem saibam da existência dessa peça ou simplesmente se esquecem de realizar esse reparo no veículo, deixar o coxim do motor em péssimas condições pode acarretar alguns problemas sérios com o carro, principalmente no que diz respeito à suspensão.

Para identificar a necessidade da troca do coxim, trafegue com o carro por pistas e ruas um pouco mais irregulares. Há grandes chances de vibrações na alavanca do câmbio e no assoalho do carro, além das costumeiras dificuldades para engatar a marcha ou o volante puxando para algum dos lados.

Como evitar problemas no coxim do motor

Coxim do motor: como resolver vibração fora do comum

Um momento muito simples para perceber que o coxim do motor precisa ser trocado é quando, por exemplo, o motorista está parado no farol ou no trânsito e, ao arrancar, há um barulho muito forte no carro, o coxim do motor ou do câmbio pode estar bem desgastado.

Leve o carro ao seu mecânico de confiança para que ele possa fazer uma análise mais detalhada dessa peça. A troca, se necessária, não demora muito tempo quando feita por especialistas. Lembre-se de usar coxins originais, pois, como é uma peça importante para o carro, o uso de peças paralelas pode danificar o carro.

Evite fortes arrancadas com o carro

Para preservar o coxim do motor e fazer com que ele dure mais tempo, evite dar arrancadas muito fortes com o carro, principalmente em subidas, valetas, lombadas e obstáculos que exijam muita potência do carro.

Para quem está pensando em mexer na suspensão ou rebaixar o carro, por exemplo, saiba que a manutenção do coxim do motor pode se tornar mais constante, pois ele será bem exigido. Carros originais e mais distantes do chão possibilitam uma vida útil maior ao coxim, já os carros rebaixados ou com suspensão a ar, diminuem o tempo de vida útil do coxim do motor e também da suspensão e câmbio. Atente-se a esses detalhes quando pensar em fazer qualquer modificação no veículo. Além do que, carros modificados têm aceitações mais complexas no momento de fechamento do seguro. Entenda aqui o motivo.

Quando o coxim do motor deve ser trocado

Isso varia um pouco da utilização de cada motorista. Em média, o coxim do motor deve ser trocado a cada 30 mil quilômetros ou 3 anos, mas esse tempo pode diminuir caso o motorista não tenha cuidado ao passar em valetas, lombadas, acelere o carro com muita veemência ao sair de um farol ou mesmo do trânsito.

Quando o carro estiver próximo do período ou da quilometragem recomendada para a troca do coxim do motor, leve-o para uma revisão, focando principalmente nos coxins de motor, câmbio e os que estão localizados nos amortecedores.

Por isso, sempre que for passar em valetas ou em lombadas, diminua a velocidade drasticamente e passe com muito cuidado. Uma dica importante é: ao passar por esses lugares, não fique com o pé no freio, pois é um dos hábitos que os motoristas cultivam e que são prejudiciais ao veículo. Passe com a velocidade reduzida, apenas. Isso vai ser muito importante.

Ao sair de faróis e trânsito carregado, engate a primeira marcha com calma e pise calmamente no acelerador. Isso vai fazer com que o coxim do motor dure mais tempo e não necessite de uma troca constante. A manutenção do carro é muito por conta do motorista. Lembre-se disso.

Quanto custa trocar o coxim do motor

money 1632057 1920 Coxim do motor: como resolver vibração fora do comum

O preço do coxim do motor também é variável. Carros populares têm peças mais baratas e custam, em média, R$80 reais. Modelos de carros importados, com motores mais potentes e maiores, como as SUVs, em geral, têm peças mais caras, podendo ultrapassar fácil os R$160.

Quem ficou na dúvida sobre o porquê de o coxim do motor de carros mais potentes serem mais caros, a gente explica: quanto mais potente o motor, mais torção ele produz, ou seja, exige mais apoio da peça.

Mas, além do preço das peças que precisarão ser trocadas, reserve um valor para a mão de obra do mecânico, que não é muita barata, girando em torno de R$200 a R$500. O preço mais elevado é devido ao cuidado para a troca do coxim do motor, já que o motor precisa ser deslocado para a substituição, que não é simples.

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37 comentários sobre “Coxim do motor: como resolver vibração fora do comum

  1. Boa tarde! Tenho uma pálio weekend adventure duallógiq 2014 é sempre quando sai de primeira deixando o motor puxar o carro sai com uma trepidações no motor e desengata e engata novamente sozinho que por sua vez é automatizado. Possivelmente será os coxis? Já que tem 36 mil km .

  2. Bom dia tenho uma ecoesporte 2013 começou a apresentar nalguns sintomas quando tô parado no farol e vou sair ele sai trepidando

    1. Evandro, tudo bem? Nesse caso sugerimos que você procure um especialista, pois pode ser um dos problemas que listamos no texto.

  3. Tenho um Honda City 2011 e preciso do coxim do motor lado direito, na autorizada 850 temers , procede isso?? Tem alguns sites com preço de 220 a 250 com inclusive o numero de referencia da peça igual, será que é necessário comprar em autorizada sendo um componente de tamanha importância?

    Obrigado

    1. Gustavo, tudo bem? A nossa sugestão é que sempre as peças compradas sejam com procedência. Como você mesmo disse, a peça tem muita importância e não pode ser adquirida em qualquer lugar. Às vezes, vale pagar um pouco a mais, mas ter a garantia de estar tudo certo. 🙂

  4. Bom dia, tenho um vectra 2005 mpfi, ja troquei todos os coxins do motor, porém o problema persite, vibração no motor, parece q o motor vai pular pra fora do carro.

  5. Eu tenho um honda civic 2010 e somente quando eu ligo o motor, ele treme, mas quando dirijo ele fica normal, sem nenhuma tremida. O que será que esta acontecendo.

  6. Bom dia,esteja e bem,eu levei o meu Gol G5, ano 2012, para trocar o cochim lado direito e os quites de reparo dos amortecedores dianteiros, após a troca meu fica com o volante com tremor com ele parado em marcha lenta e o barulho do motor aumento muito dentro do carro quando passa de 120 km. Foi a primeira vez que troquei o cochim desde quando comprei comprei ele zero.

  7. Tenho um Peugeot 307 e logo após a substituição do Coxim do lado esquerdo e direito o carro voltou com um barulho insuportável sendo que utilizaram um Coxim de marca duvidosa neste caso oque eu poderia fazer

    1. Adriano, como vai? Você pode voltar ao local onde foi realizado a troca e exigir que realizem o serviço com as peças de sua escolha.

  8. Boa tarde tenho um passat alemão ele não dá barulho nenhum nem em rua irregular etc porém fui no mecânico fazer uma checagem ele disse que tenho que trocar o Coxim do motor como posso saber se realmente preciso? Ele disse que isso pode estragar a embreagem…e um carro automático

  9. Vanderlei fiz a retifica do meu carro completa mais saindo da oficina a correia do alternador estourou troquei por outra essa já é a terceira que troco levei em outro Mecanico o suporte do motor tô há quebrado e danificou outra correia mandei arrumar ele me falou que faltava dois parafusos na fixação do motor falou que isso que deve ter causado os problema o que posso fazer com a retifica que fez meu xarro

  10. Boa noite, o meu carro é um celta 2002, quando acelero a alavanca da marcha se movimenta, pra cima e pra baixo, e quando ligo o carro a parte da frente faz um barulho. A marcha ré não está entrando. O que pode ser?

  11. Tenho uma zafira 2007 automática flex, e ao sair do sinal com pé no freio, o carro em si não está saindo sozinho ao soltar o pé do freio e quando dou uma leve acelerada, a mesma da um tranquinho, será o coxinho do câmbio, zap 21998228463, obg pela orientação

    1. Richard, como vai? Recomendamos que verifique os itens que apontamos no texto, caso não encontre nenhum defeito, leve o veículo ao mecânico.

  12. Boa noite tenho um Corsa Premium qndo passo no quebra mola Ede segunda ele faz uma zuada como se tivesse pedindo macha ou qndo vou dobra uma curva de vaga de primeira será o Coxim ele tem 56km

  13. Olá bom dia eu sou o Fábio
    E tenho um gol bola 95, eu fui sair do estacionamento do condomínio aonde eu moro e o motor apresentou um forte barulho, Pois quando eu fui olhar o motor, ele estava um pouco pra baixo e encostando na lata do carro, pois quando eu aceleraro ele não faz o barulho e quando eu piso no freio ou vou trocar a marcha ele faz o barulho insuportável.
    E percebi que o motor foi um pouco pra frente!

    1. Oi, Fabio, tudo bem? O coxim do motor ou do câmbio pode estar bem desgastado. Principalmente pela idade do carro, é indicado fazer uma revisão para trocá-lo ou saber como a peça está.

  14. Quando vou passar em lombadas ,reduz a marcha pra 2°,porem se a rotação cair muito,quando piso acelerador ele faz barulho como se tivesse algo vibrando.
    Eh o do coxim??

    1. Oi, William, tudo bem? Pelo seu relato, ao que tudo indica, pode ser sim um problema com o coxim. Se você tiver um mecânico de confiança, sugerimos que você leve para uma olhada mais detalhada.

  15. Comecei dirigir de pouco.
    É toda vez que passo em lombadas ,ao reduzir a marcha a velocidade,quando vou acelerar faz barulho como se tivesse algo vibrando/trepidando,ate atingir velocidade mais alta.
    O mesmo acontece se tiver em baixa rotação e em marcha leve

    Resumindo,se carro tiver devagar ele faz barulho ate chegar velocidade certa.

    Será q eh coxin,ou To errando passagem marcha.

    1. William, tudo bem? Isso aparenta ser a troca de marcha errada mesmo. Dependendo do quanto você reduz, o carro trepida um pouco mesmo, até pegar o embalo de novo.

    1. Ailton, tudo bem? Essa vibração pode ser em decorrência do coxim do motor. Vale a pena levar para dar uma olhada em um especialista.

  16. Boa tarde, tenho um sandero 2010 e tenho observado um barulho logo após passar a terceira marcha, na aceleração…assim que coloco a quarta o barulho some, pode me ajudar?

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