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Aprenda a calibrar os pneus corretamente

Esse é um dos principais danos pelos quais os carros passam e as pessoas nem se dão conta. Andar com o pneu descalibrado pode acarretar em diversos problemas, como a facilidade em furar, desalinhamento do carro, mudança de direção sem que o motorista perceba, por conta do desalinhamento, perda de estabilidade e aumento da distância de frenagem. Isso ainda pode oferecer problemas mecânicos de forma geral para o carro.

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Além de todos esses pontos negativos, andar com os pneus abaixo da calibragem indicada aumenta o consumo de combustível. Sabia que você pode gastar até R$600 a mais / ano por conta dos pneus baixos? Portanto, atente-se e faça esse procedimento toda semana – e não, calibrar os pneus toda semana não é demais. Se o tempo tiver curto, o indicado seria, pelo menos, de 15 em 15 dias.

Dica importante para quem vai calibrar os pneus

Muita gente roda o dia inteiro com o carro e no final, quando vai abastecer, lembra-se que tem que calibrar e faz o serviço. Mas, isso é um erro que prejudica o pneu, podendo até estourá-lo. Isso se dá por eles estarem quentes. A calibragem deve ocorrer no momento que eles estiverem frios. O ideal é não rodar mais do que 3 quilômetros em velocidade baixa para realizar o procedimento.

Um pneu quente aumenta a calibragem. Por exemplo: se você coloca 30 libras com o pneu quente, a pressão tende a chegar até a 40.

Qual é a pressão que eu devo colocar nos pneus?

Em muitos postos é comum você ouvir a pergunta “28 ou 30 libras?”, mas é um erro ir por esse questionamento. Cada carro tem uma pressão ideal, tanto para os pneus dianteiros quanto os traseiros. Essa numeração envolve diversos fatores, como: potência do motor, tamanho do carro, se ele está carregado ou não… Tudo isso interfere.

Para saber qual é a pressão ideal do seu carro, consulte o manual. Em alguns veículos, um adesivo está colado na parte interna da porta ou na tampa do combustível. Verifique para saber se é o seu caso.

Não esqueça de calibrar o estepe

Se não há um hábito de calibrar os pneus, imagina o estepe… Mas, deixá-lo com a calibragem correta a cada quinze dias é altamente indicado. E se um pneu fura? Você vai usar o quê? O estepe murcho? Não caia nesse erro. Na hora de calibrar os pneus, lembre-se do estepe também.

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Comentários

  1. Me parece que é ao contrario isso da pressão quando frio ou quente. Ele estando quente aumenta a pressão. Se calibrar com ele quente com 30 Lb quando esfriar vai marcar menos pressão.
    Um dia numa viajem longa, levei um susto ao medir a pressão, estava lá em cima (Mais de 40 Lb.) e eu tinha colocado 30 Lb. deixei esfriar e lá voltou as 30Lb. que tinha colocado.

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