Home » Carro » Dicas

Qual calçado ideal para dirigir com conforto e segurança?

Ao dirigir um carro, muitos fatores devem entrar na lista de preocupação dos motoristas, entre eles, a segurança desponta como principal questão. Além disso, redobrar a atenção com as regras de sinalização ou qual vai ser o melhor caminho para chegar ao destino, por exemplo, são situações que interferem diretamente na segurança. Dirigir ciente dessa informação é de extrema importância para o condutor e os calçados usados podem estar diretamente ligados a isso. O conforto também é essencial na hora de guiar o veículo, e combinando os dois fatores, mostraremos qual é o calçado ideal para dirigir.

calçado ideal para dirigir

Pensando em um calçado ideal para dirigir, muitas pessoas se questionam se existem modelos proibidos, e a resposta neste caso é afirmativa. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) proíbe qualquer calçado que não fique firme nos pés da pessoa, podendo comprometer o uso dos pedais. Muitas mulheres, por exemplo, são multadas por causa de saltos ou sapatos que não estão fixados no calcanhar. Essa infração é considerada média com a perda de quatro pontos na carteira de habilitação, além de uma multa de R$ 88,38.

Além da segurança em dirigir com um calçado adequado, temos que nos precaver contra outros tipos de risco. O seguro auto é a escolha ideal para se prevenir caso aconteça casos, como: colisão, roubo, furto entre outros. Faça o seu seguro na Minuto, somos a maior corretora de seguro auto do país e cotamos com mais de 10 seguradoras que irão oferecer o plano ideal para seu perfil. Para fazer uma cotação, basta clicar no botão abaixo ou entrar em nosso site e preencher o formulário, se preferir ligue para 0800 773 3000 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Pensando na segurança e na escolha dos melhores calçados, preparamos uma lista para você, especificando cada tipo de calçado e trazendo a informação de qual é o calçado ideal para dirigir.

Calçado ideal para dirigir em homens

calçado ideal para dirigir - homens

Como existem calçados distintos para homens e mulheres, é importante separar os dois gêneros e especificar cada tipo e qual cada um poderá usar. Isso pode influenciar diretamente na escolha de cada um, tornando o ato de dirigir muito mais confortável.

Sapatos sociais

calçado ideal para dirigir - sapatos sociais

Pensando em segurança, um sapato social é uma ótima opção, pois eles ficam firmes nos pés e possuem uma aderência pouco vista em outros tipos de calçados. Como, em geral, eles são mais justos nos pés, talvez os sapatos sociais pequem um pouco pelo conforto.

Mocassins

calçado ideal para dirigir - mocassins

O mocassim é um bom exemplo de um calçado que pode ser muito bom ao dirigir. É um sapato leve e flexível, possui um bom sistema de respiração, uma ótima aderência entre a sola e os pedais do veículo, fora que é extremamente confortável.

Botas

calçado ideal para dirigir - botas

As botas seguem o mesmo caminho dos sapatos sociais, são firmes aos pés, têm boa aderência nos pedais, mas, dependendo do modelo, podem deixar a desejar no quesito conforto, ainda mais as de cano alto. No entanto, há modelos acolchoados que podem resolver esse “problema”,

Tênis esportivos

caçado ideal para dirigir - tênis esportivo

Junto com o mocassim é uma das melhores escolhas na hora de dirigir. Eles são confortáveis, flexíveis e possuem ótima aderência nos pedais. O calçado esportivo é mais maleável nos pés e trazem muito mais segurança.

Calçado ideal para dirigir em mulheres

calçado ideal para dirigir - para as mulheres

Assim como os homens, as mulheres devem se preocupar com os calçados que forem usar para dirigir. E no caso delas existem alguns que são piores do que qualquer tipo de calçado masculino. Sendo assim separamos cada tipo de sapato que uma mulher pode usar ao volante.

Saltos altos

calçado ideal para dirigir - salto alto

Considerado o queridinho da mulheres, o salto alto não é somente usado em festas, mas também muito usado no dia a dia. Mas, pensando no conforto em dirigir esse é um dos calçados menos recomendados, ainda mais os com salto muito finos. O salto não se adapta bem aos pedais, trazendo problemas na hora do acionamento dos mesmos.

Chinelos

caçado ideal para dirigir - chinelos

Os chinelos, também muito usados por homens, não é um calçado seguro para dirigir e nem permitido por lei. O fato dele não se fixar aos pés pode trazer uma grande dificuldade para o motorista na hora de acionar os pedais.

Sapatilhas ou sandálias

calçado ideal para dirigir - sapatilhas ou sandálias

Pensando nas sapatilhas, elas são calçados que podem ser uma boa escolha na hora de dirigir, por serem fixas aos pés e aderentes quando estão em contato com os pedais, mas procure sapatilhas que sejam mais maleáveis.

Já as sandálias podem seguir a mesma regra dos chinelos, caso não estejam fixas no calcanhar, são proibidas. Mas, evite sandálias com salto, pois essa questão também pode atrapalhar.

Tênis esportivos

calçado ideal para dirigir - tênis esportivo

Os tênis esportivos são mais apropriados para dirigir pelo seu conforto, estabilidade nos pés e aderência nos pedais. Caso queira usar um salto, basta levá-lo numa sacola a parte e trocar quando sair do carro. Bem mais simples, né?

4.5 / 2 votos

Comentários

  1. vdd tinha q termais policias para aplicar multas pq euvejo mulher dirijindo carro ou pilotando moto de salto e ninguem faz nada para parar com este tipo de calsado

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *