Home » Carro » Dicas

Como saber a hora de trocar os pneus do carro?

Algumas das diversas peças que compõem o automóvel sofrem desgaste mais rápido ao longo do tempo. É o caso dos pneus automotivos, uma das partes mais importantes para a condução do veículo. Por se tratar de um componente essencial, é preciso ficar atento aos sinais de degradação. Dessa maneira, é fundamental saber identificar quando trocar os pneus.

trocar os pneus

Antes de tudo, é importante saber que na legislação de trânsito existe uma lei para penalizar o condutor que andar com o pneu desgastado. Ela existe porque além de colocar em risco quem está no carro, também pode causar danos a outras pessoas na via. Como consequência, o motorista pode ter a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o veículo apreendidos.

Além disso, seja o automóvel usado para trabalho, lazer ou proporcionar mais conforto para a família, a segurança é um fatores com os quais um motorista deve ficar mais atento, e pneus desgastados podem comprometê-la.

A eficiência do carro também é afetada pelo desempenho e condições dos pneus. Dessa forma, é essencial que o proprietário do automóvel fique atento com o tempo para trocar os pneus, e uma maneira de saber isso é observar e analisar os sinais que os próprios dão.

Segurança em primeiro lugar

Falando em segurança, outro ponto que é importante é realizar a contratação de um seguro auto. Só esse produto protege você financeiramente contra acontecimentos incômodos e inesperados, como sofrer uma colisão ou ser vítima de roubo ou furto.

Para contratar o seu seguro, conte com a Minuto Seguros. Trabalhamos com mais de 10 seguradoras para oferecer o plano ideal de acordo com o seu perfil. Para cotar, basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue grátis para 0800 773 3000 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Agora que você já sabe qual a importância de trocar os pneus e não andar com eles desgastados, confira a lista de dicas que preparamos para você identificar o momento ideal de fazer a substituição.

A hora de trocar os pneus

Desgaste

trocar os pneus - Desgaste
Para iniciar a lista de dicas com o objetivo de identificar a melhor hora para trocar os pneus, falaremos sobre desgaste, que é uma das causas mais comuns.

Conforme o pneu roda, sua borracha é consumida pelo asfalto. Isso faz com que a peça perca suas características, como pelinhos, sulco, dreno e covas, que aumentam sua estabilidade e eficiência. Os pelinhos vão embora nos primeiros quilômetros percorridos, logo em seguida perde-se o sulco e muitos outras cavidades que ficam ao redor do pneu.

Quando você notar que esses elementos apresentam claros sinais de desgaste, provavelmente será o momento ideal para trocar os pneus.

Prazo de validade

trocar os pneus - Prazo de validade

A validade do pneu está relacionada ao jeito como o motorista dirige, ao tipo de terreno pelo qual passa s ruas e também ao fabricante.

Normalmente, um motorista que conduz o veículo de forma mais agressiva, com fortes acelerações e frenagens, tende a gastar mais a borracha. Já quem geralmente mantém uma velocidade constante, suave e não costuma frear bruscamente pode fazer o tempo de vida útil ser maior.

Vias cujas pistas são feitas de paralelepípedo e terra também podem diminuir o prazo de validade do pneu. Para aqueles que conduzem o veículo com mais frequência em rodovias e ruas menos esburacadas, a tendência é que só precisem gastar com um jogo novo de pneus mais tarde.

Geralmente, o prazo de validade da borracha do pneu estimado pelo fabricante é de cinco anos. Porém, por conta de todos os fatores que influenciam na durabilidade, esses dados são apenas referenciais.

Bolhas e rompimentos

trocar os pneus - Bolhas e rompimentos

Sejam de terra ou de asfalto, estradas irregulares podem trazer sérios danos aos pneus, que ficam desgastados e começam a formar rachaduras e bolhas. Quando isso acontecer, é indicado que você troque os pneus imediatamente.

Ficou com alguma dúvida? Mande pra gente nos comentários!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *