Manutenção de veículos: 5 cuidados antes de pegar a estrada nas férias

Quer saber quais são os pontos mais críticos na manutenção de veículos antes de pegar a estrada? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, veja um checklist essencial para curtir as férias com tranquilidade!

Planejar viagens, escolher os melhores destinos, aproveitar um tempo afastado das obrigações do dia a dia para iniciar o ano com tudo, além de dar aquela disposição para aguentar o restante do ano é extremamente necessário para algumas pessoas.

Economize até 30% no seguro auto

Proteja seu carro e seu tempo de descanso com um seguro auto que cabe no seu bolso.

Logo Reclame Aqui A Minuto é Bicampeã do Prêmio Reclame Aqui.


Uns optam por avião, outros optam por ônibus e outros querem mesmo desbravar as estradas com o carro. Mas, para isso, são necessários alguns cuidados com a manutenção do veículo, afinal, os trajetos podem ser longos, demorados e, caso o automóvel não esteja em condições ideais, problemas sérios podem ocorrer.

A viagem de carro pode ser realmente marcante. Se você quiser fazer uma viagem de carro pelo Brasil, por exemplo, existem rotas maravilhosas que já mostramos aqui. Mas, tão importante quanto decidir um destino, é garantir que a manutenção do veículo esteja em dia.

De nada adianta pensar só na parte divertida se a parte que te levará até a diversão der problemas. Pensando nisso, reunimos alguns cuidados importantes antes de pegar a estrada nas férias. Pegue um papel e uma caneta e faça o famoso check-list para conferir se tudo está, realmente, em ordem com o seu carro. E isso vai dos itens mais básicos até os itens de segurança, imprescindíveis para garantir uma viagem mais tranquila. Afinal, quem deixa de investir na manutenção de veículos acaba pagando mais caro depois.

E não se esqueça do seguro de carro. Durante o trajeto da viagem, muitos imprevistos como batidas, pneus furados e problemas mecânicos podem acontecer. O seguro pode auxiliar nesses momentos, desde a proteção contra acidentes até um guincho ou assistência 24 horas… Para tudo isso, o seguro auto está aí. Cote agora na Minuto Seguros e tenha planos e preços adequados ao seu perfil. Certamente algum deles vai agradar e garantir muito mais segurança para a sua viagem de férias.

Manutenção de veículos antes de viajar é muito importante!

Sair sem ao menos fazer a verificação do óleo é um erro para qualquer motorista. O carro é uma máquina e precisa de manutenções frequentes e constantes para que não dê problemas. Apostar na sorte, ainda mais num período em que estamos imaginando nos divertir e relaxar, não é o melhor caminho.

Leia também:  Em época de chuva, atenção com as palhetas dos limpadores

Imagine o seguinte cenário: você sai com o carro sem fazer a verificação dos freios e de repente aparece um problema. Como essa é uma das partes mais importantes do carro, acidentes podem acontecer. Não deixe de lado a manutenção de veículos – especialmente aquelas recomendadas pela fábrica.

Cheque o óleo do motor

Tão simples e tão importante, a verificação do óleo do motor ajuda a prevenir diversos contratempos. Evitar problemas com a lubrificação do motor ajuda na economia de milhares de reais. Se um motor não está sendo bem lubrificado, ele pode até fundir e, aí sim, gerar graves danos.

Sempre que for fazer a verificação do óleo, faça quando o carro estiver com o motor frio.

Caso esteja abaixo do nível indicado, faça a troca imediatamente antes de seguir viagem e verifique se não há vazamentos. Se a cor do óleo estiver preta e gelatinosa, é outro indício que a troca é necessária.

Neste texto aqui mostramos em detalhe qual o momento certo para fazer a troca do óleo do motor.

Água do radiador

Sabe aqueles problemas com o carro que fazem uma fumaceira gigantesca sair pelo capô? Então, isso é o carro fervendo por causa da falta de água no radiador ou do líquido de arrefecimento. O radiador mantém o motor frio, por isso a água é tão importante.

Antes de fazer a checagem, garanta que o carro não foi desligado recentemente, pois a tampa estará bem quente e o líquido pressurizado, o que pode causar queimaduras graves. Caso esteja quente, espere o carro esfriar um pouco para dar sequência na análise de mais uma manutenção importante para o veículo.

Pneus e estepe

Vai viajar? Cheque os pneus! Não importa a circunstância, se for uma viagem curta ou longa, os pneus são essenciais para que o carro passe segurança para o motorista. E a verificação envolve diversos pontos importantes, como:

  • calibragem;
  • estado de conservação;
  • se está careca ou não;  
  • tempo de vida que ele está rodando.

Entre outros aspectos que são igualmente importantes, já que essas pequenas manutenções devem ser feitas antes de pegar a estrada.

Caso não saiba como fazer a calibragem corretamente, veja esta matéria e aprenda. Analisar o estado do pneu é importante, como as ranhuras e se ainda está em bom estado. Isso evita derrapagens em estradas e rodovias e também a tão temida aquaplanagem.

E sabe do que mais? Vá além dos quatro pneus e confira se o estepe também está em boas condições de uso. Afinal de contas, por mais que você se preocupe com tudo, imprevistos podem acontecer — como um objeto pontiagudo na estrada, por exemplo, que pode furar o pneu.

Dessa maneira, o estepe tem que estar preparadinho para entrar em uso quando e se necessário.

Luzes

Fazer a verificação das luzes é muito importante, principalmente, para viagens noturnas. 

 Verifique todas as lâmpadas, como os faróis, lanternas, luzes de freio, luz de ré e setas. Isso garante mais segurança durante o trajeto, além do fato de que, se você for pego com alguma lâmpada queimada, será passível de multa. Desde o início de novembro de 2016, as multas sofreram um reajuste e ficaram mais caras. Fique atento aos novos valores.

Leia também:  Veja 6 modelos que saíram de linha em 2016

Caso alguma lâmpada esteja queimada, nós ensinamos a trocá-las aqui. É bem simples e não leva mais do que 5 minutos, além de ser bem barato. Você pode adquiri-las em lojas de peças automotivas.

Ferramentas

Antes de sair com o carro para a sua viagem, verifique se todas as ferramentas do veículo estão em ordem, principalmente em casos de necessidades durante a rota. E se um pneu furar? Você vai ter um macaco e uma chave de roda?  E se o carro der pane? Vai ter um triângulo para fazer a sinalização? O extintor está dentro do prazo de validade? Você anda com uma garrafa de água caso a água do radiador esvazie? Outras pequenas ferramentas também podem ajudar em caso de necessidades, como chaves de fenda, alicates, martelos, etc. Tudo isso precisa ser conferido, pois nunca se sabe quando será necessário.

Troca de filtro

Ao trocar o óleo, lembre-se de trocar também o filtro porque muitas das impurezas do motor ficam acumuladas e o filtro sujo vai, consequentemente, passar esses resíduos para o novo óleo.

Por isso, use o seu investimento em manutenção do veículo para garantir que seu motor vai rodar por muitos quilômetros, ainda, com menos riscos de desgaste precoce.

Leia também: saiba tudo a respeito da manutenção corretiva

Observe se existem vazamentos

Confira se a água esvazia do tanque com rapidez ou se qualquer outro gotejamento se acumula sob o seu veículo.

Caso seja uma cena comum, após manter o carro parado por alguns minutos, certifique-se de ir à oficina para checar se algum tipo de líquido está vazando do seu respectivo recipiente.

Revise o sistema de freios

Em qualquer manutenção veicular, o sistema de freios é parte elementar do processo, já que ele é um dos principais responsáveis pela segurança do condutor, dos passageiros e de todos ao redor.

Sistema de direção

A direção é o que te ajuda a direcionar o veículo e também a conduzir com mais equilíbrio e estabilidade com o auxílio dos pneus e dos seus respectivos eixos.

E  durante a manutenção de veículos, peça para saber se existe qualquer folga no sistema, de modo que eventuais ajustes sejam aplicados e você possa rodar sem preocupação.

Geometria e balanceamento

E por falar em direção e nos pneus, aplique os serviços automotivos deste subtítulo para garantir a estabilidade no manuseio do veículo. Esse é um grande diferencial para rodar tanto na cidade quanto nas estradas do país.

Saiba mais: saiba quais são os componentes do veículo mais esquecidos

Atenção ao combustível

Vale a pena saber quanto seu carro consegue fazer por quilômetro (muitos painéis ajudam a avaliar continuamente a autonomia) e, também, quanto você vai rodar durante a viagem.

Com isso, dá para precisar a quantidade de combustível necessária para o percurso e, assim, evitar que o tanque fique vazio no meio da estrada.

E quais cuidados você deve ter durante sua viagem?

A manutenção de veículos faz parte fundamental de uma viagem segura, tranquila e bastante blindada contra imprevistos. Mas não é tudo: você pode tornar esses momentos de repouso e lazer ainda melhores com algumas dicas práticas. Confira, a seguir, quais são!

Leia também: saiba tudo sobre a manutenção preditiva em veículos

Preste atenção no painel

O painel do veículo tem muito a dizer e uma rápida espiada nele, ocasionalmente, ajuda a saber se está tudo em ordem. Especialmente veículos modernos, cujos painéis têm toda uma narrativa de performance, desempenho e atenções que o motorista deve analisar diante de imprevistos em peças específicas ou em sistemas inteiros do veículo.

Portanto, use isso em seu favor mesmo que tenha feito uma completa manutenção do veículo.

Planeje suas rotas

Independentemente de conhecer ou não o seu caminho, planeje antecipadamente a sua rota. Isso permite que você descubra onde abastecer, onde fazer paradas para o banheiro e até mesmo onde encontrar serviços necessários — como uma oficina.

Seu planejamento é o grande trunfo para que qualquer possibilidade de problema tenha menor gravidade do que teria sem a devida atenção ao assunto.

Não dirija caso o corpo e a mente estejam cansados

Não pegue estrada com sono ou cansaço acumulado. Nessas horas, o corpo e a mente tendem a se distrair facilmente — por décimos de segundo que seja —, e isso pode ser o suficiente para causar um susto ou mesmo algum acidente.

Assim, certifique-se de ter uma boa noite de sono, no dia anterior à viagem, e vá para a estrada com o corpo e a mente muito bem dispostos para encarar a jornada.

Se precisar, peça ajuda!

Agora, se mesmo com todas essas verificações acontecer algo e você não saber como resolver, proceder e tirar o problema da frente, solicite ajuda!

Isso pode ser um grande diferencial para garantir a rápida assistência que você precisa para não ter que lidar com dores de cabeça justo na sua viagem de férias. E a Minuto Seguros pode te ajudar com isso, tornando todo o processo ainda mais fácil, ágil e eficiente.

Vamos começar? Conosco, você pode ficar por dentro das melhores opções de seguro automotivo do mercado e ainda contar com o nosso auxílio personalizado. Faça uma cotação, aqui, agora mesmo, e encontre diversos planos e preços para escolher!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *