Celular roubado: veja o que fazer para evitar problemas

celular roubado 3 Celular roubado: veja o que fazer para evitar problemas

Teve o celular roubado e não sabe o que fazer? Então você está no lugar certo. Nesta matéria você vai saber todas as medidas que devem ser tomadas imediatamente após o fato. Confira!

“Meu celular foi roubado, e agora?” O roubo ou furto de celular é uma situação muito comum no Brasil. De acordo com os resultados da pesquisa, o roubo de celular aumentou em 2022, especialmente no estado de São Paulo, onde foram registrados quase 77 mil furtos nos primeiros seis meses do ano. 

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Por isso, é muito importante estar preparado caso isso aconteça com você. Algumas medidas vão evitar problemas e dores de cabeça.

Sendo assim, confira essas medidas que devem ser tomadas depois de ter o celular roubado.

Meu celular foi roubado: o que devo fazer agora?

Se o seu celular foi roubado, é importante tomar algumas medidas imediatas para garantir sua segurança e tentar recuperar seu dispositivo. Aqui estão algumas ações que você pode tomar:

Bloqueie o telefone imediatamente

É importante bloquear o telefone imediatamente após um roubo de celular porque isso impede que o aparelho se conecte à rede de telefonia e seja habilitado em outra linha. 

Quando você bloqueia o celular, a operadora de telefonia móvel desativa o chip e, assim, impede que o aparelho seja utilizado com a sua linha.

Vale lembrar que muitos smartphones possuem recursos de segurança, como o rastreamento por GPS e a possibilidade de apagar todos os dados remotamente, que só podem ser ativados se o celular estiver conectado à internet. 

Se o ladrão estiver usando o celular com o seu chip, você pode rastrear o aparelho e até mesmo localizá-lo com a ajuda da polícia, aumentando as chances de recuperar o seu dispositivo.

Outra ação que pode ser executada é o bloqueio do celular roubado através do IMEI. O IMEI é um número de identificação exclusivo para cada aparelho celular e pode ser encontrado na caixa original do aparelho ou digitando *#06# no teclado do celular.

Para realizar esse bloqueio, primeiro faça um boletim de ocorrência e entre em contato com a operadora do seu celular e informe os detalhes do roubo e peça o bloqueio IMEI do seu aparelho. Assim, o aparelho fica impedido de ser utilizado em qualquer rede móvel. 

Altere todas as senhas de suas contas online

Agora que você já solicitou o bloqueio de seu celular está na hora de alterar todas as suas senhas, principalmente as de contas online. Isso ocorre porque o celular pode armazenar informações pessoais e confidenciais, como senhas, dados bancários e informações de acesso a redes sociais e e-mails.

Se alguém tiver acesso às suas contas online, ele pode comprometer sua segurança, realizar transações fraudulentas, enviar mensagens em seu nome e até mesmo roubar informações sensíveis. Por isso, é fundamental mudar suas senhas imediatamente para evitar qualquer tipo de acesso não autorizado.

Dependendo do seu modelo, para evitar esse problema, é possível tomar outra medida de segurança utilizando códigos de autenticação ou mesmo reconhecimento de impressão digital ou facial. 

Sendo assim, altere todas as suas senhas para garantir a segurança de suas informações pessoais e evitar que terceiros possam ter acesso a elas.

Avise sua operadora e solicite um novo chip

Essa medida impede que o ladrão possa utilizar o chip para fazer ligações, enviar mensagens e acessar a internet utilizando a sua linha.

Com o chip bloqueado e substituído por um novo, somente você terá acesso à sua linha e poderá realizar atividades como ligações, envio de mensagens e acesso à internet. Além disso, a operadora pode ajudar a identificar e bloquear o aparelho roubado em sua rede, impedindo que o ladrão possa utilizá-lo em qualquer operadora.

É importante lembrar que, mesmo com o chip bloqueado e substituído, o aparelho ainda pode ser utilizado para outras finalidades, como acesso a dados armazenados no celular e até mesmo para a venda de peças. Por isso, é fundamental tomar todas as medidas necessárias para evitar que o aparelho roubado seja utilizado indevidamente.

Portanto, avisar a operadora e solicitar um novo chip é uma medida importante para proteger sua linha telefônica e evitar que terceiros possam utilizá-la indevidamente.

Faça um boletim de ocorrência na delegacia

Muitas pessoas negligenciam essa etapa, mas ela é extremamente importante. Vamos citar os principais motivos:

Comprovar o roubo: Ao registrar um boletim de ocorrência, você terá um documento oficial que comprova que o seu celular foi roubado. Isso é importante caso seja necessário provar o roubo em situações como o bloqueio do IMEI, reivindicação de seguro ou na recuperação do aparelho.

Ajudar nas investigações: O boletim de ocorrência é uma forma de informar às autoridades competentes sobre o roubo do seu celular. Isso pode ajudar nas investigações para tentar recuperar o aparelho e identificar os responsáveis pelo crime.

Evitar problemas futuros: Caso o seu celular seja utilizado para cometer outros crimes, o boletim de ocorrência pode ajudar a provar que você não tem envolvimento com essas atividades criminosas. Além disso, em caso de cobrança de multas ou outras dívidas decorrentes do uso indevido do celular, o boletim de ocorrência pode ser usado como prova de que o aparelho foi roubado e que você não é responsável por essas dívidas.

Considere o uso de serviços de rastreamento

O rastreamento de celular é um recurso que permite localizar a posição geográfica do dispositivo em tempo real, utilizando informações de GPS, Wi-Fi, torres de celular e outros métodos de localização. Ele é projetado para ajudar os usuários a localizar seus dispositivos perdidos ou roubados, ou para monitorar a localização de dispositivos de outras pessoas, como filhos ou funcionários.

Quando o recurso de rastreamento está ativado, você pode ver a localização atual do dispositivo em um mapa em tempo real, bem como informações como a velocidade de movimento e a direção do dispositivo.

Existem várias maneiras de usar serviços de rastreamento para evitar e localizar seu celular em caso de roubo. Aqui estão algumas dicas:

  • Ative o recurso de rastreamento do seu celular: A maioria dos smartphones possui um recurso de rastreamento embutido que pode ser ativado nas configurações do dispositivo. Certifique-se de ativá-lo para que você possa rastrear seu celular em caso de roubo.
  • Instale um aplicativo de rastreamento: Além do recurso de rastreamento do celular, você também pode instalar um aplicativo de rastreamento de terceiros. Existem várias opções disponíveis nas lojas de aplicativos para Android e iOS.
  • Faça backup de seus dados: Se você suspeitar que seu celular foi roubado, faça backup de seus dados imediatamente. Dessa forma, você pode manter seus dados seguros e acessá-los em outro dispositivo.
  • Use o serviço de localização remota: Se você tiver ativado o recurso de rastreamento ou instalado um aplicativo de rastreamento, você pode usar o serviço de localização remota para rastrear a localização do seu celular. Algumas opções de serviços são: Find My Device (Android), Find My iPhone (iOS), Find My Mobile(Samsung), entre outros.  

Tire suas dúvidas

Veja abaixo as respostas para as principais dúvidas sobre celular roubado.

Como localizar um celular perdido ou roubado?

Antes de qualquer coisa, você deve se manter em segurança. Mesmo que seja possível rastrear seu celular, você nunca deve ir atrás do aparelho, pois pode ser alvo de mais violência. Ao localizar seu aparelho o recomendado é enviar essa informação para a Polícia.

Agora que você já está em segurança, vou te ajudar a localizar seu aparelho de acordo com o sistema operacional:

  • iOS: usuários de iPhone podem recorrer à ferramenta oficial da Apple em icloud.com. Essa ferramenta permite localizar o aparelho mesmo se ele estiver desligado ou sem conexão com a internet.
  • Android: usuários de celular Android podem recorrer ao aplicativo Encontre Meu Dispositivo do Google. O aplicativo também permite disparar alarme no celular, bloquear o aparelho e até apagar os dados remotamente (vale destacar que ao fazer isso não será mais possível localizar o celular).
  • Samsung: a empresa sul-coreana tem uma ferramenta própria para localizar celulares que pode ser acessada em Find My Mobile.

É possível rastrear um celular roubado desligado?

Normalmente não é possível rastrear um celular roubado se ele estiver completamente desligado. Quando o celular está desligado, ele não está conectado à rede de telefonia móvel e, portanto, não pode ser localizado usando métodos tradicionais de rastreamento, como GPS ou sinais de torres de celular.

A boa notícia para os donos de celulares da Apple é que existem recursos de segurança integrados que podem ajudar a localizá-lo, mesmo se estiver desligado. A principal ferramenta para isso é o “Find My iPhone“, um serviço fornecido pela Apple.

Faça agora seu seguro de celular na Minuto

Ter um seguro de celular é importante em casos de roubo ou furto, pois oferece proteção financeira, além de dar tranquilidade em situações de perda ou dano ao dispositivo.

Se o seu celular for roubado ou furtado, o seguro pode cobrir os custos de substituição do dispositivo. Isso é importante se você tiver um celular caro ou sofisticado que pode ser difícil de substituir sem um seguro.

Os seguros de celular frequentemente incluem cobertura para danos acidentais, tais como danos causados por água ou quebra da tela. Isso pode ser útil se você costuma usar seu celular em ambientes adversos ou se tem um histórico de acidentes com dispositivos móveis.

Escolha operadoras que, além do seguro, ofereçam serviços de suporte ao cliente, incluindo assistência técnica, aconselhamento e suporte para recuperar dados do dispositivo perdido ou roubado.

Saber que você está protegido por um seguro de celular oferece tranquilidade e permite que você se concentre em outras coisas importantes, como informar a polícia sobre o roubo e tomar medidas para proteger seus dados pessoais.

Somos conhecidos por oferecer um processo de contratação simples e eficiente, que pode ser concluído online em poucos minutos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *