Carro reserva do seguro: como funciona e quem tem direito

carro reserva seguro Carro reserva do seguro: como funciona e quem tem direito

Quer entender como funciona o carro reserva no seguro auto? Continue lendo e entenda tudo sobre essa importante assistência do seu seguro.

Nem sempre os consertos do veículo são rápidos, dependendo do caso, isso pode levar dias e até semanas. É aí que surge a necessidade de usar o carro reserva do seguro auto, para não perder sua mobilidade e conforto.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Nesta matéria você vai conhecer tudo o que precisa sobre o carro reserva e vai usar melhor essa importante assistência.

Como funciona a assistência de carro reserva?

O carro reserva é uma assistência que pode ser adicionada ao seu seguro auto. Ela pode ser acionada caso seu carro fique fora de ação devido a reparos, roubo ou furto. Nesses casos a seguradora disponibiliza um veículo substituto para que você mantenha sua rotina sem interrupções.

O período de locação pode ser por períodos geralmente entre 5 a 30 dias, mas é preciso conferir esse prazo na sua apólice. É possível usá-lo por mais tempo, mas provavelmente terá que arcar com os custos da prorrogação.

Também é possível modificar a categoria do veículo no momento da locação, porém, isso varia entre as seguradoras. Nesse caso, a diferença do valor deverá ser paga pelo segurado.

Podem existir algumas restrições, como limites de quilometragem ou condições específicas impostas pela empresa locadora. Por isso, tenha atenção a essas informações no momento da contratação.

Quando o segurado tem direito?

Ninguém gosta de pensar que pode passar por algum acidente e ficar sem o carro, mas isso pode acontecer. Se você tiver contratado a opção de carro reserva no seu seguro, você tem direto a solicitá-la nos seguintes sinistros:

Como você pode ver, o carro reserva não serve apenas para quando o veículo está sendo consertado em casos de batidas ou colisões.

Quanto custa o seguro auto com carro reserva?

A melhor de saber o preço do seguro auto com carro reserva é fazer uma cotação grátis na Minuto Seguros.

Se você busca por coberturas de qualidade, transparentes e confiáveis, uma empresa renomada no mercado, com profissionais qualificados, faça sua cotação grátis.

É vantajoso ter a opção do carro reserva? 

A resposta para essa pergunta está sempre relacionada ao seu dia a dia. No momento de contratar uma cobertura ou assistência é preciso avaliar bem se vale a pena para o seu caso.

A maior vantagem de contar com esse recurso é poder ter uma alternativa viável quando ficar sem o seu veículo principal. Por exemplo, se seu carro precisar de reparos que demorem mais de 5 dias, ter um reserva fará muita diferença no momento.

Outro ponto importante é a economia com outras formas de transporte durante o prazo de uso do carro reserva. Para isso, basta fazer as contas dos gastos para seus deslocamentos diários com carros de aplicativo ou aluguel de um veículo.

Na hora de contratar essa opção, lembre de consultar suas limitações como usos por vigência de contrato, período de utilização do veículo e possíveis custos adicionais.

Tire suas dúvidas

Veja abaixo as respostas para as principais dúvidas sobre o seguro com carro reserva.

Como eu faço para solicitar carro reserva?

Se o seu seguro conta com o carro reserva, você precisa acionar a seguradora via aplicativo ou telefone para solicitar o recurso.

Para encontrar o número da sua seguradora, acesse: Azul, Alfa, Aliro, Allianz, Bradesco, HDI, Itaú, Ituran, Liberty, Sompo Seguros, Mapfre, Mitsui, Porto Seguro, Tokio Marine e Zurich.

Carro reserva é padrão no seguro auto?

Não, essa cobertura pode variar de acordo com cada seguradora. Quando incluso, o carro reserva costuma ser disponibilizado em casos de perda parcial ou total, roubo e furto.

Quer dizer que deverá ser possível usar esse recurso em ocorrências que a sua apólice cobre.

Para saber se o seu seguro auto conta com a cobertura de carro reserva é preciso verificar no contrato. Afinal, é no momento da contratação que você opta por incluir o serviço. No entanto, também é possível incluir após o contrato ser fechado.

Quais as exigências para ter carro reserva no seguro?

Para que o segurado tenha direito ao carro reserva, é uma exigência de todas as locadoras que o condutor principal tenha:

  • No mínimo, 2 anos de habilitação
  • Seja maior de 21 anos
  • Possua um cartão de crédito ou cheque para deixar como caução no ato da retirada do veículo.

Esse é um procedimento independente de qualquer seguradora ou da Minuto Seguros.

Quis documentos são necessários para retirar?

Para retirá-lo, será preciso alguns documentos importantes, como a apresentação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o cartão de crédito. Este último é um procedimento padrão para casos de sinistros, em que é preciso pagar a franquia.

É cobrado algum valor para usar o carro reserva? 

Isso precisa ser verificado nas cláusulas do contrato, mas dependendo das suas coberturas e assistências contratadas o carro reserva não tem custos.

O que pode assustar é que mesmo que o custo seja assumido pela seguradora, pode ser preciso disponibilizar uma garantia como cartão de crédito para retirar o veículo, mas saiba que isso é um procedimento padrão das locadoras.

O carro reserva vai ser igual ao meu?

Em geral, não. Normalmente, é disponibilizado um modelo mais básico (sem atributos como ar-condicionado e direção hidráulica).

Caso o segurado queira um modelo mais equipado, terá que negociar com a seguradora e, claro, arcar com os custos adicionais.

Vale lembrar que as características do automóvel devem constar também na sua apólice. Dependendo da apólice, há a possibilidade de você receber outros modelos de automóveis.

Terceiro tem direito a solicitar carro reserva?

Normalmente a seguradora não oferece carro reserva para terceiros, mesmo em situações onde você tem o carro reserva na sua apólice.

Se isso é importante para você, converse com um atendente da Minuto Seguros para saber se existe algum plano que contempla esse benefício.

Carro na garantia tem direito a carro reserva?

Existem casos onde o carro reserva pode ser concedido a donos de veículo que apresentaram problemas. Esse é o caso de um dono de veículo em São Paulo que receberá carro reserva após concessionária não conseguir prever data para repor peça com defeito de fábrica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *