Farol de milha: em caso de acidente, o seguro cobre?

Farol de milha em carro azul aceso

Quer tirar suas dúvidas se o seguro auto cobre farol de milha em caso de acidente? Então, você está no lugar certo. Por aqui vamos te ajudar a entender melhor como funciona o seguro caso isso aconteça, além do mais, você vai poder saber a diferença entre farol de milha e farol de neblina, identificar os itens que são considerados no seguro auto comum e muito mais! Acompanhe nossa matéria.

Muitos optam por personalizar seus veículos com acessórios como kit gás, som e até mesmo o motor do carro. A partir disso, resta a dúvida sobre o que o seguro cobre, como no caso do farol de milha. Nesse sentido, saiba que há casos em que a cobertura é válida, mas em outros não

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Continue lendo e tire suas dúvidas sobre isso!

Mas afinal, quais modalidades cobrem o farol de milha?

Os faróis de milha e neblina são cobertos pelo Seguro Comum nos seguintes casos:

Se o item sofrer sinistros como arranhões, por exemplo, causando danos à peça, o Seguro Comum não oferece cobertura. 

Cobertura de Vidro

Há algumas situações em que alguns itens podem não ser indenizados, como acessórios de rádio e rodas. Para esses casos é preciso uma cobertura especial, além da compreensiva, e o mesmo serve para vidros, retrovisores, lanternas e faróis.

A cobertura de vidro permite estender a proteção para faróis e retrovisores. Então, para o segurado ter a proteção completa para o seu farol de milha, ele precisa contratar esse seguro adicional.

Quando o cliente adiciona um farol que não é original de fábrica, fato que geralmente acontece em carros usados, é preciso verificar a apólice e entender o que está descrito no documento para poder se certificar de que há ou não a cobertura. Se não houver, é necessária a contratação do Seguro para Acessórios que tenha o farol na sua abrangência.

Um acessório de automóvel pode ser definido como os itens que não fazem parte do modelo original do veículo. Portanto, se o farol de milha vier instalado de fábrica, não é considerado um acessório, e sim um item pertencente ao modelo original.

Em resumo, para ter a cobertura completa para o farol de milha que vier de fábrica, é preciso contratar uma cobertura de vidro na qual os faróis constem na proteção. Ou seja, o seguro comum só vai cobrir a peça de fábrica em casos de danos totais ou parciais. 

Qual a diferença entre farol de milha e de neblina?

Apesar de muito parecidos, o farol de milha e de neblina possuem funções distintas às quais você precisa ficar atento. Vejamos a principal diferença entre eles:

  • Farol de milha: Seu propósito é manter a iluminação mais abrangente, permitindo ao motorista enxergar grandes distâncias à frente. Contudo, não é indicado em pistas de mão dupla ou vias que possuem uma boa iluminação pública.
  • Farol de neblina: É utilizado para ajudar o condutor em situações com neblina, dando visibilidade para a pista. As lâmpadas são direcionadas ao solo e a luz emitida possui menos intensidade e alcance.

Lembre-se que é muito importante utilizar o farol correto em dias de neblina. Usar o tipo errado pode trazer prejuízos para sua visão e aumentar riscos de acidentes na estrada.

Quais cuidados devem ser tomados com o farol de milha?

Os principais cuidados envolvem a troca das lâmpadas, a regulagem e a fiação elétrica. Entendendo a funcionalidade do farol de milha, o motorista precisa estar atento ao seu uso correto para não ficar na mão.

Ser multado também é um risco quando se está trafegando com irregularidades na iluminação do veículo. 

Abaixo, vamos falar um pouco sobre cada um dos cuidados, confira: 

Troca das lâmpadas

Assim como o material de reflexão da luz, as lâmpadas são responsáveis pelo funcionamento eficaz do farol de milha.

O indicado é que as lâmpadas sejam trocadas sempre que ultrapassarem as 400 horas de uso. Porém, sempre que você julgar necessário verifique as condições delas para garantir sua segurança e dos que estão trafegando nas estradas.

Regulagem

Sabe quando o carro da pista contrária está com o farol ligado e a luz incomoda os motoristas? Essa intensidade piora quando há desregulagem, podendo causar situações de risco.

Assim, manter o farol regulado tem um papel muito importante entre os cuidados com o seu carro. Sempre que houver uma revisão no veículo, seja para a troca de pneus ou das próprias lâmpadas, faça os ajustes necessários.

Fiação elétrica

Se você tiver interesse em substituir as lâmpadas do farol de milha por outro modelo, lembre-se de consultar um especialista. O sistema elétrico do carro foi projetado para suportar lâmpadas de até 60 watts, qualquer valor acima pode comprometer a integridade do veículo.

Por isso é importante verificar a capacidade do sistema e se o modelo não consumirá em excesso. Os danos causados podem prejudicar a fiação e, em casos mais sérios, causar incêndio no veículo. Ressaltando aqui que as lâmpadas de xênon são ilegais, mas mesmo assim muitos acabam utilizando e ela possui um alto consumo de energia.

Quais itens são considerados no Seguro Auto comum?

O seguro de automóvel mais comum é o que chamamos de Seguro Compreensivo. Trata-se de um tipo de proteção cujas principais coberturas são referentes a colisões, roubo e furto, incêndio e danos causados pela natureza.  

Como um seguro é algo pensado para proteger o veículo, há a possibilidade de incluir outras coberturas no plano. Assim, você deixa o plano mais personalizado às suas necessidades e de seu veículo. Dessa forma, se o segurado desejar, é possível complementar o seguro e estender as proteções.

No entanto, para saber exatamente o que o seu seguro cobre é muito importante se atentar à sua apólice. E caso haja dúvida sobre isso, entre em contato com a corretora. Em geral, se você não pedir nenhum adicional no momento da contratação, o Seguro Auto comum vai cobrir os itens do automóvel conforme citado anteriormente.

O seguro para acessórios é válido para qualquer item?

Não! Há algumas situações em que as empresas de seguro podem não cobrir certos itens, como rodas especiais. É comum que alguns acessórios tenham cobertura, como: 

Além disso, os itens devem possuir documentação e ser estabelecidos na hora da contratação. Não é necessário contratar todos e também é preciso verificar a disponibilidade da cobertura com a corretora. Ou seja, é importante se atentar aos valores dos itens adicionais no momento em que for contratado o seguro.

Quais são os custos para o Seguro Auto de acessórios?

A importância de se atentar à apólice no momento da contratação é válida quando falamos sobre o custo do Seguro Auto para acessórios. Afinal, isso também vai variar de acordo com cada corretora/seguradora, modelo do carro e itens adicionados para cobertura. No geral, quanto mais itens, mais encarecida torna-se a cobertura.

Há alguns outros fatores que podem influenciar, como no caso do perfil do segurado. Por exemplo, algumas instituições podem considerar que homens solteiros são mais propícios a sinistros, nesse caso, o custo pode ser mais alto.

Vale ressaltar também que o valor pode mudar de acordo com a localização em que o carro trafega. Ou seja, caso ele transite muito em lugares sujeitos a roubos e furtos ou que fique estacionado constantemente em via pública. Em situações como essa, a proteção do automóvel também pode custar um pouco mais.

Em síntese, ao realizar cotações, o usuário poderá saber quais coberturas são essenciais para seu caso e quais custos valem a pena.

Quais os itens mais comuns incluídos na cobertura de um Seguro Auto para acessórios?

Geralmente, há alguns itens que são acionados com mais frequência no Seguro para Acessórios, como:

  • Rádio;
  • MP3 player;
  • DVD;
  • Blindagem;
  • Kit Gás;
  • Adaptações em geral.

Nesse caso, vale lembrar que o Seguro Auto comum cobre os itens originais do veículo. Portanto, o Seguro para Acessórios será apenas destinado aos adicionais.

Como contratar seu Seguro Auto para acessórios

Até aqui, você descobriu se o Seguro Comum cobre ou não o farol de milha e também leu mais sobre o Seguro para Acessórios, certo? 

Com isso, gostaríamos de destacar que o Seguro Compreensivo é uma excelente opção para quem deseja uma apólice mais abrangente. Especialmente em casos de carro financiado, afinal, ele oferece cobertura que vai além da comum.

Para contratar um Seguro Auto para acessórios, você precisa comunicar à corretora quais são os itens não originais do veículo que deseja incluir na proteção. Se o seu automóvel ainda não possui seguro, quando for realizar a cotação, deve selecionar cobertura para itens diferentes dos de fábrica.

Caso os acessórios tenham sido instalados após a contratação do seguro, a inclusão deve ser feita por endosso. Ou seja, entre em contato com a corretora ou a seguradora e informe sobre os adicionais. A seguradora, por sua vez, fará a análise e, se houver aceitação do item adicionado, fará a alteração na apólice, o que também vai alterar o valor do seguro e indenização.

Esperamos ter ajudado no entendimento sobre como funciona a cobertura do farol de milha e a necessidade de contratar um seguro mais abrangente. Pois ele será indispensável caso o item tenha sido adicionado como acessório, substituindo o modelo de fábrica.

Evite imprevistos: cote seu seguro na Minuto Seguros

Com a excelência no atendimento que a Minuto Seguros proporciona, o cliente fica a par de tudo o que consta em sua apólice. Caso tenha alguma dúvida, nossa equipe está disponível para saná-las e dar todo o suporte necessário.

Conte com a Minuto Seguros para fazer a contratação do seguro auto para o seu veículo. Faça uma cotação preenchendo o formulário por meio do botão abaixo. Se preferir, ligue 0800 882 0656 e fale diretamente com um de nossos consultores.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *