Home » Sem categoria

Conheça agora os conceitos básicos da elétrica automotiva

Você já parou para pensar como a elétrica automotiva está presente em tantas pequenas ações que você faz com o seu carro no dia a dia? O simples fato de dar partida no automóvel, por exemplo, já envolve essa parte. Por ser um sistema tão importante, é sobre ele que falaremos ao longo do texto.

Para que você e as pessoas que andam com você no carro fiquem sempre seguras, é essencial que a elétrica automotiva esteja em perfeito funcionamento, pois ela é responsável por boa parte do que faz o automóvel necessita para rodar. Outra decisão importante que você pode tomar para ficar protegido é contratar um seguro auto.

elétrica automotiva

Já imaginou se a bateria do seu veículo descarrega em plena madrugada? Se tiver o seguro, basta acionar a assistência 24 horas para receber o apoio necessário. E se o seu automóvel foi furtado e você tem uma série de reuniões importantes na semana? Para isso, você conta com o carro reserva. Além disso, conta com indenizações em casos de sinistros que resultem em perda parcial ou perda total.

Quer ficar tranquilo no dia a dia? Faça uma cotação com a Minuto Seguros, uma das maiores corretoras do Brasil e líder no segmento online. Trabalhamos com mais de 10 seguradoras, que estão entre as melhores do país. Assim, garantimos uma proposta que seja adequada ao seu perfil.

Para cotar, basta preencher o formulário ou clicar no botão abaixo. Se preferir, ligue 0800 773 3000 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Como a elétrica automotiva funciona?

elétrica automotiva

Antes de falar especificamente de como a elétrica automotiva funciona, é preciso entender quais são as peças que a compõem. Efetivamente, o sistema é formado pela bateria, motor de arranque e alternador.

Para que o automóvel comece a funcionar, é preciso que a bateria forneça a corrente elétrica que é levada para todo o sistema de ignição, que em conjunto com o combustível, provoca a faísca que inicia o processo de acionamento do motor, que passa pelo motor de arranque.

Já o alternador gera energia própria por meio da rotação do motor, e é responsável por recarregar a bateria à medida que ela gasta energia para manter os componentes que precisam do sistema elétrico ativos.  

Cuidados com a bateria

Apesar da elétrica automotiva contar com uma série de elementos que são importantes para o funcionamento do carro, é inevitável apontar a bateria como o coração desse sistema. Afinal, ela é a responsável por fornecer a corrente elétrica necessária para dar a partida no carro, bem como alimentar as luzes, farol, rádio, ar-condicionado, entre outros itens.

Por ser um componente tão importante, problemas com a bateria afetam consideravelmente o funcionamento do carro. Não à toa, a bateria descarregada é o é o maior causador de pane elétrica nos veículos. Essa, inclusive, é uma situação bastante comum e que já foi vivida por muitos motoristas.

Para que chegue a esse ponto, diversos são os motivos possíveis. Pode ser o desgaste natural da bateria, se ela já tiver um certo tempo de uso. Outra possibilidade é o esquecimento de algum item elétrico ligado quando o carro já não está em funcionamento. Farol, luz interna e rádio são alguns dos mais comuns.

É possível identificar sinais de que a bateria pode descarregar e se prevenir contra isso. Se as luzes internas ficam fracas ou deixam de acender, por exemplo, é um indício. Assim como se o motor apresenta um som diferente na hora de ligar, ou começa a pegar com dificuldade.  

Outros possíveis problemas no sistema elétrico

Além da bateria, cuja importância para o veículo citamos anteriormente, existem diversas outros fatores que podem acarretar em problemas na elétrica automotiva.

O alternador, que também é essencial para manter o motor funcionando, pode ser a origem de uma pane. Por transformar energia mecânica em elétrica e ser responsável por manter a bateria sempre carregada, qualquer problema com essa peça pode causar dores de cabeça ao proprietário do veículo.

Se o alternador não estiver funcionando corretamente, é comum pensar que o problema está na bateria, pois os sinais de alerta são semelhantes: dificuldades na hora de dar a partida e luz da bateria ligada são alguns deles. É possível também que a correia do alternador seja o motivo, já que sua borracha pode ficar ressecada com o tempo e causar rupturas.

Além destes componentes, é preciso ficar atento a outros integrantes do sistema elétrico, como as velas de ignição e o filtro de combustível, que devem ser revisados entre 15 mil e 20 mil quilômetros rodados, para verificar se apresentam boas condições. Os cabos de vela também podem ser os causadores de falhas e devem ser analisados com atenção.

Dicas para evitar falhas na elétrica automotiva

Para ajudá-lo a não ter dores de cabeça decorrentes de problemas no sistema elétrico, separamos algumas dicas.

– Caso o carro esteja com problemas em pegar, evite dar a partida por mais de sete segundos. Essa ação pode causar o descarregamento completo da bateria. Em situações assim, faça uma pausa de 20 segundos a cada tentativa de ligar o carro;

– Nunca use detergente comum no reservatório de água do limpador de para-brisa. Produtos com muita oleosidade forçam a bomba elétrica e provocam o ressecamento das paletas. O ideal é utilizar água ou produtos específicos;

– Não deixe a bomba elétrica do limpador de para-brisa ligada por mais de 30 segundos. Essa ação pode causar danos ao componente. Evite acioná-la também se o reservatório de água estiver vazio

– Use somente água destilada ao completar o nível de água da bateria. Água comum possui componentes como minerais e cloro que podem prejudicar o veículo;

Evite deixar a bateria sem água, pois as placas podem se colar e causarem curto-circuito. Fique atento também para que o nível de água não ultrapasse o máximo permitido para que não ocorram vazamentos;

– Verifique se há oxidação nos pólos da bateria ou se existe um pó esverdeado. Isso pode acarretar em problemas no alternador, que não consegue carregar a bateria por conta da baixa amperagem causada por esta situação.

Ficou com alguma dúvida sobre os conceitos de elétrica automotiva? Mande pra gente nos comentários!

3.43 / 14 votos

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *