1. Home
  2. »
  3. Carro
  4. »
  5. Dicas

Como dirigir a noite: 5 dicas para conduzir o veículo com segurança

Conduzir um veículo é uma atividade que exige responsabilidade e atenção. Principalmente quando as condições da via, do dia e do clima não são das melhores. É o caso de dirigir a noite. Por conta da baixa luminosidade, os motoristas podem ter mais dificuldade para enxergar a pista ou possíveis obstáculos que surjam nela, aumentando os riscos de sofrer uma colisão.

dirigir a noite

Vale lembrar que acidentes de trânsito, podem ocorrer de diversas maneiras diferentes independentemente do horário do dia, causando muitos prejuízos financeiros e até vítimas. Por isso, não há como falarmos sobre condução do veículo sem mencionar o fator segurança.

Seguro auto é importante

Por falar no quesito da segurança no trânsito, é essencial lembrar de fazer a contratação do seguro auto para garantir a máxima proteção do automóvel e de seu proprietário. Afinal, este é o único serviço que oferece proteção contra riscos imprevisíveis, como colisão com terceiros ou roubo e furto.

 

Portanto, entre em contato com a Minuto Seguros para fazer uma cotação online. Trabalhamos com mais de 10 seguradoras do mercado para oferecer o plano ideal para o seu perfil. Basta preencher o formulário em nosso site clicando no botão abaixo ou, se preferir, ligar grátis para 0800 773 3000 e falar diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Dirigir a noite não é a única dificuldade que um motorista encontra nas vias do País. Até porque, a própria qualidade do asfalto, em diversas regiões, já é danificada, o que atrapalha bastante uma condução segura.

Dirigir a noite é um problema?

dirigir a noite

 

A falta de iluminação é um problema sério no momento de dirigir um veículo. Afinal, não é viável dirigir a noite caso você não consiga ter completa visualização da via e seu entorno.

Mesmo que as vias possuam iluminação e os próprios carros tenham faróis para ajudar os motoristas, ainda assim, é surgem diversos pontos cegos quando se dirige no escuro. Por isso e outros motivos, muitas pessoas preferem evitar tirar o carro da garagem ao anoitecer. Mas, para ajudá-lo a superar essa questão, separamos algumas dicas. Confira.

5 Dicas para dirigir a noite com mais tranquilidade

1. Atenção e foco

Em qualquer momento do dia, quando se está dirigindo, é necessário manter a concentração na pista e nos automóveis ao redor. No entanto, ao dirigir a noite, é essencial que isso seja reforçado.

Portanto, deve-se sempre seguir as precauções de direção defensiva para evitar ao máximo um acidente. Entre elas, nós podemos citar: manter uma distância maior do veículo da frente, usar pontos de referência, além de se guiar pela própria iluminação no solo.

2. Retrovisores e para-brisas sempre limpos

Em determinadas regiões, o para-brisa e os retrovisores podem ser afetados e acabarem embaçados por conta do sereno noturno. Com isso, é importante que o motorista esteja sempre atento para mantê-los limpos e desembaçados ao dirigir a noite.

Muitos veículos possuem recursos próprios para limpar estas partes do carro, garantindo uma boa visão e nitidez que possibilita que o motorista faça apenas movimentos certos nas pista.

 3. Não dirija, em hipótese alguma, com sono

Acredite ou não, essa dica não é seguida por boa parte dos motoristas. Embora seja um risco óbvio independentemente do horário do dia, muitas pessoas acreditam que conseguem contornar o sono ao volante. Dessa forma, diversos acidentes são causados nas estradas do Brasil, pois chega a um momento que o corpo não resiste mais e sofre “apagões”.

Ao dirigir a noite e sentir sono, o mais recomendado é encostar em algum lugar adequado para descansar. Assim, é possível seguir viagem com segurança posteriormente.

4. Limite de velocidade deve ser respeitado

O respeito com as placas de sinalização, em especial, aquelas que indicam o limite de velocidade, é essencial para a segurança do trânsito. Principalmente ao dirigir a noite, andar em alta velocidade pode aumentar significativamente as chances de sofrer um acidente.

Além disso, vale lembrar que ao bater em excesso de velocidade, o motorista pode ficar sem a indenização, pois é considerado que ele assumiu o risco de sofrer um acidente.

5. Lanternas dos faróis ligadas ao dirigir a noite

Como dissemos anteriormente, os faróis do carro servem para ajudar o motorista enxergar a via e, além disso ainda faz com que outros motoristas enxerguem seu automóvel. Ao conduzir com estes recursos apresentando defeitos, o motorista estará correndo um grande risco de sofrer acidente.

Além disso, é proibido rodar com um veículo que esteja com os faróis queimados, estando sujeito à multa e medidas administrativas das autoridades. No entanto, o motorista precisa saber como funciona o uso dos faróis, principalmente o alto, pois em alguns casos ele pode interferir na visibilidade de um automóvel que esteja à frente ou no sentido contrário.

 

2 / 1 voto

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *