Veja os riscos de dirigir com sono e cansaço

Segundo pesquisas realizadas pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), dirigir com sono ou cansaço é a segunda causa mais frequente de acidentes de trânsito. Isso ocorre devido ao descuido e à insistência em conduzir nessas condições, o que pode causar graves problemas ao motorista, passageiro e outras pessoas que estejam no trânsito. Há algumas dicas para que o motorista não pegue no sono ao volante. Mas, em alguns casos, é muito importante parar o carro o quanto antes e preservar a integridade física de todos.

dirigir com sono

Para se ter uma ideia, os efeitos do sono no trânsito são comparáveis aos da bebida alcoólica. Isso explica a grande taxa de acidentes gerados por dirigir com sono ou cansaço. Isso, inclusive, é explicado no processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). No Centro de Formação de Condutores (CFC), a sonolência é categorizada como uma “condição adversa do condutor”. O que significa que um acidente pode ser causado por conta das condições para dirigir ligadas exclusivamente ao motorista.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Seguro auto

Aliás, por falar em acidentes, é importante mencionar a importância de um seguro auto nesse quesito. Afinal, nunca podemos prever esse e outros imprevistos que podem acontecer, como colisão com terceiros e até mesmo roubo ou furto.

Para cotar, conte com nós da Minuto Seguros. Afinal, somos a maior corretora online do país e trabalhamos com mais de 10 seguradoras do mercado, que estão entre as principais do Brasil. Basta preencher o formulário de cotação clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue grátis para 0800 882 0656 e fale diretamente com um consultor

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Entenda melhor os riscos de dirigir com sono e cansaço e previna-se para que isso não ocorra com você.

Dirigir com sono ou cansaço extremo

Estatísticas alarmantes

dirigir com sono - Estatísticas alarmantes

Primeiramente, é importante analisar alguns relacionados a essa condição. De acordo com a Abramet, cerca de 40% dos motoristas já dirigiram com sono ou com muito cansaço. Dessa forma, também afirmaram que, por conta disso, fizeram movimentos de “ziguezague” na pista.

Portanto, deve-se destacar a necessidade de dormir pelas tradicionais oito horas seguidas para estar bem disposto. Principalmente aqueles motoristas que vão fazer grandes deslocamentos ou viajar por horas seguidas. Inclusive, dirigir com sono pode fazer o motorista não praticar a direção defensiva, só para chegar com mais rapidez ao destino final.

Além disso, para se ter uma noção, motoristas que dormiram menos de sete horas na noite anterior, dobram o risco de acidente ao volante. E aqueles que dormiram cinco horas ou menos, aumentam as chances de acidentes em até cinco vezes.

Horários mais críticos

dirigir com sono - Horários mais críticos

Muitos motoristas podem não saber disso, porém existem horários “piores” e que as pessoas costumam pegar mais no sono. Isso é comprovado por meio dos estudos que indicaram maior probabilidade de sonolência ao volante e, também, mais acidentes.

A primeira faixa de risco está entre 12h40 e 14h, pois é quando as pessoas estão mais sonolentas devido o pós-almoço. Portanto, quem irá percorrer um longo trajeto após comer, é bom ficar atento. Além desse intervalo durante o dia, o período entre 22h às 6h, com um ponto crítico entre 3h30 às 5h50 também merece atenção. Por isso, o ideal é prestar atenção nos horários em que vai pegar o carro.

O que fazer para não dirigir com sono?

O que fazer para não dirigir com sono?

Como dissemos anteriormente, dormir bem é a principal receita para não dirigir com sono. No entanto, em alguns casos, nem sempre isso é o suficiente, pois a sonolência também pode vir de outros fatores. O importante mesmo é que o condutor reconheça quando começa a sentir o cansaço.

Mas, existem algumas formas de amenizar o sono. Geralmente, as estratégias para conter esse sintoma são semelhantes: parar em algum lugar para esticar as pernas e andar um pouco, além de tomar alguma bebida estimulante, como café ou refrigerante.

Dessa forma, vale relembrar que, em casos extremos, dirigir com sono não é uma alternativa. Portanto, encoste o carro em algum lugar e tire um cochilo de, pelo menos, meia hora.

Veja mais dicas de como não pegar no sono ao volante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *