Carros à diesel: quais as vantagens e desvantagens

Muito comum nos Estados Unidos e na Europa, carros à diesel suscitam debates a respeito de suas vantagens e desvantagens. Em 2015, após um escândalo em que a Volkswagen admitiu fraudar testes de emissão de gases em automóveis movidos a esse combustível, ele ficou em baixa. Mas, seus benefícios e malefícios, comparados especialmente ao álcool e a gasolina, continuam a serem discutidos pelas pessoas. Por isso, preparamos um texto que aborda diversas questões relacionadas ao tema. Proibição em carros de passeio no Brasil, durabilidade do motor e poluição da natureza são alguns deles. Então, continue lendo para saber mais. 

Carros à diesel

Antes de mais nada, todo proprietário se preocupa com a segurança do seu veículo. Isso envolve evitar abastecer com combustível adulterado, por exemplo. Mas, também, envolve a busca por uma proteção eficiente. Ou seja, que garanta  sua tranquilidade evitando prejuízos e prestando assistência em momentos delicados, como faz o seguro auto. 

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Já imaginou se o seu carro quebra durante o trajeto? Dependendo de onde estiver, você pode acionar a assistência 24 horas para resolver o problema. Se acabar se envolvendo em uma colisão, também terá auxílio financeiro em casos de e perda parcial ou perda total. E se for vítima de roubo ou furto? Novamente o seguro lhe presta todo o apoio, pagando a indenização que evitará um enorme prejuízo.  

Por isso, faça uma cotação com a Minuto Seguros. Trabalhamos com  mais de 10 seguradoras, que estão entre as melhores do Brasil. Assim, garantimos uma proposta que esteja de acordo com o seu perfil e as suas necessidades.

Para cotar, basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue grátis para 0800 882 0656 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Como funciona a lei para carros à diesel no Brasil?

Antes de falar sobre as vantagens e desvantagens de se utilizar carros à diesel, é preciso falar sobre sua regulamentação. Isso porque, no Brasil, é proibido que veículos com capacidade de carga inferior a uma tonelada usem o combustível. Com isso, somente veículos pesados, como caminhões, ônibus e offroad têm essa liberação. 

Carros à diesel

A medida foi tomada em 1976, com o surgimento do ProÁlcool (Programa Nacional do Álcool). À época, o governo fomentou a substituição de automóveis movidos a combustíveis originados do petróleo pelo etanol. Essa questão foi motivada pela crise do petróleo, que ocorreu em 1973.

Desde que a proibição aos carros à diesel de passeio foi adotada, já surgiram diversas surgem tentativas para extingui-la. Entre a criação de movimentos, como o Aprove Diesel, e a criação de projetos de lei, nenhum ainda surtiu efeito. Aliás, a mais recente é exatamente o PDL 52/2019, de autoria do deputado Coronel Tadeu. O projeto está na pauta da Comissão de Minas e Energia (CME), da Câmara. 

Vantagens dos carros à diesel 

Econômico e durável 

Uma das vantagens dos carros à diesel está exatamente na economia de combustível. Isso acontece porque o motor movido a diesel funciona de forma diferente do que recebe gasolina ou etanol. Com diesel, veículos que são considerados pesados chegam a fazer entre 25 e 30 quilômetros por litro. Ou seja, número comparável apenas a automóveis híbridos, que combinam um motor à combustão e um elétrico. Desse modo, o motorista gasta menos com o abastecimento.  

Além disso, por envolver mais tecnologia em seu desenvolvimento, os motores movido a diesel tem maior durabilidade. Eles são mais robustos e possuem taxa de compressão bem maior do que o motor flex, pois não precisam de velas de ignição para serem acionados. A injeção de combustível acontece de forma direta. Podem ser vantajosos para um carro de quem faz viagens longas.    

Ganha em torque 

Outra vantagem dos carros à diesel em relação aos movidos a outros combustíveis é o ganho em torque. Ou seja, o motor à diesel consegue produzir mais rotações, o que interfere diretamente na saída do carro. Esse ganho em relação aos demais motores está ligado a uma combinação de fatores. Um deles é a presença do turbocompressor, que proporciona mais pressão dentro dos cilindros. Além disso, há a maior taxa de compressão e o fato do diesel armazenar mais energia por volume do que a gasolina, por exemplo. 

Veja dicas de como conservar carros à diesel

Desvantagens dos carros à diesel

Carros e manutenção são mais caros 

Ao mesmo tempo em que o motor de carros à diesel são mais duráveis, sua manutenção também é mais cara. Isso acontece justamente pelo fato de ser mais robusto e tecnológico. Aliás, essa questão também está associada ao fato dos veículos que utilizam esse componente pesarem mais no bolso.  

Menos eficiente para quem usa menos o veículo 

Se os carros à diesel fossem liberados também para automóveis de passeio, eles não valeriam a pena para quem roda pouco. Em primeiro lugar, pelo fato de serem mais caros, não compensariam maior investimento pela economia de combustível. Além disso, um motor com mais durabilidade é essencial para quem usa muito o veículo. Caso contrário, não há, de maneira geral, um desgaste excessivo que compense essa escolha. 

Em questões de desempenho, o diesel não funciona bem para quem deseja alcançar velocidades maiores. Neste quesito, o motor movido a gasolina traz resultados mais satisfatórios.  

O diesel é o combustível mais poluente 

Os veículos mais antigos movidos a diesel eram grandes vilões para o meio ambiente. Isso porque, como derivado do petróleo, a emissão de gases nocivos na atmosfera e as partículas liberadas após sua queima eram piores que a gasolina, também originada dessa matéria-prima e do que o etanol. Portanto, levando em conta apenas as substâncias em si, o diesel é mais poluente.

Carros à diesel

Entretanto, as tecnologias avançadas têm um fator preponderante na questão da poluição. Por ser mais avançado, motores novos movidos a diesel estão munidos de catalisadores e filtros modernos. Dessa forma, a emissão de gases na atmosfera diminui de forma considerável. Ainda assim, a liberação de partículas que podem ir direto para o pulmão das pessoas torna esse combustível mais perigoso. 

Ficou com alguma dúvida com relação às vantagens e desvantagens dos carros à diesel? Mande pra gente por meio dos comentários abaixo! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *