Aqui no blog da Minuto Seguros você encontra dicas e notícias sobre seguros, carros, casas, eletrônicos, viagens e muito mais. Acesse e confira nosso conteúdo.

Pacotes turísticos ou viagem por conta: qual vale mais a pena?

pacotes turísticosFazer uma viagem realmente é uma experiência marcante na vida de qualquer pessoa. Seja um intercâmbio, uma viagem sozinho ou uma rota marcante ao lado de quem a gente ama, se aventurar mundo afora traz incontáveis benefícios para as pessoas, tanto culturalmente quanto para a saúde mental e física.

Mas, antes de chegar aos finalmentes e poder aproveitar todo o roteiro, um pouco de planejamento é necessário. Os menos experientes, na maioria das vezes, optam pelos pacotes turísticos, devido a comodidade do processo. Só que viajar por conta também tem as suas vantagens. E agora? O que vale mais a pena: apostar em pacotes turísticos ou viagem por conta?

Fizemos algumas pesquisas e cada opção tem prós e contras. Tudo vai depender da real necessidade do viajante, da experiência adquirida em viagens e do quão disposto ele está a gastar, seja de tempo, dinheiro ou conforto no planejamento.

Muitas pessoas consideram que o planejamento da viagem é uma das partes mais legais e divertidas, outras já consideram isso desgastante e preferem logo contratar pacotes turísticos e aproveitar somente a viagem. Mas e você? Prefere os pacotes turísticos ou viagem por conta?

Só que, tão importante quanto decidir como será a viagem, é contratar um seguro para poder aproveitar sem maiores problemas. Faça sua cotação na Minuto em pouco tempo e viaje com tranquilidade!

Pacotes turísticos ou viagem por conta: qual escolher?

Viajar por conta vale a pena?

Para pessoas que estão mais habituadas a viajar, se aventurar por diversos locais, estados ou até países diferentes, a viagem por conta parece ser, de fato, uma opção interessante. Escolher as passagens aéreas mais baratas ou num horário que seja mais agradável, além do local de hospedagem, rotas de passeios e horários flexíveis são pontos que contam a favor.

Pacotes turísticos, normalmente, não oferecem essa flexibilidade e para quem não gosta de seguir a risca determinados horários e rotas, pode ser um pouco chato. No entanto, você poupa boas horas de planejamento e só aproveita a diversão.

Viajar por conta também proporciona um contato maior com a cultura local, afinal, é você quem vai ter que resolver tudo: quando vai, como vai, aonde vai comer, aonde vai ficar hospedado, se quer ficar mais tempo num ponto turístico ou não. Uma infinidade de decisões que valem muito a pena.

Até mesmo quem ainda não tem passaporte e precisa tirá-lo, o processo pode ser divertido. Mas, para facilitar, as pessoas podem optar por países que não precisam de visto.

Com o avanço cada vez mais frequente da tecnologia, a internet está aí para ajudar numa viagem sem preocupações. Um smartphone pode ser o seu maior auxílio, indicando pontos turísticos, rotas, tradução de palavras, melhores locais para se hospedar, comer, etc.

Fazer isso ao menos uma vez na vida é muito indicado. As pessoas ganham senso de responsabilidade, conhecimento e organização, características muito boas para levar a vida inteira.

Pacotes turísticos valem a pena?

Bom, se você não quer se preocupar com absolutamente nada, a não ser curtir os pontos turísticos, os pacotes turísticos são os mais indicados para você. Mesmo que, possivelmente, com um custo mais elevado devido às taxas das agências de turismo, os pacotes oferecem
a comodidade de outras pessoas resolverem tudo por você.

Pessoas que não têm muita experiência ou não dominam a língua de um país, por exemplo, podem encontrar algumas dificuldades se não souberem alguns macetes ou aproveitar ao máximo os benefícios da tecnologia. Um guia local, normalmente incluso nos pacotes turísticos, é de grande ajuda nesses casos. A chance de não conseguir se comunicar ou se perder se reduzem a quase zero.

As companhias e agências também podem oferecer profissionais, mais conhecidos por guias turísticos, que dão todo suporte durante a viagem. Esse acompanhamento auxilia diretamente na locomoção, alimentação e determinação de horários para passeios, que, normalmente, ficam nos pontos turísticos mais famosos. Quem gosta de uma viagem mais regrada, a opção também é válida.

Atualmente, até para realizar o processo de obtenção do visto ou passaporte existem empresas que fornecem esse serviço. Como algumas pessoas sentem bastante dificuldade para responder as questões do visto americano, por estar em outra língua e o processo ter fama de ter bastante rígido, essas empresas fornecem todo suporte para um processo mais simples, sem dúvidas e, na maioria, mais rápido.

Para tirar o passaporte, o processo costuma não ser tão complexo, mas, pela falta de tempo, muita gente opta por terceirizar o serviço, mesmo que haja um custo adicional.

Afinal, qual opção é mais vantajosa: pacotes turísticos ou viajar por conta?

Levantando todos esses pontos, fica difícil fazer uma opção. Por isso que é bem particular indicar se viajar por conta ou optar por pacotes turísticos. As vantagens, obviamente, existem em cada um dos pontos. Para cada momento da vida é importante experimentar as duas opções e desfrutar o que cada um tem de melhor.

Viajar por conta tem a magia do descobrimento, do novo e do inesperado. Optar pelos pacotes turísticos tem a facilidade, a comodidade e o menor risco de algum problema acontecer.

Deixe uma resposta

É permitido HTML básico. O seu endereço de email não será publicado.

Assinar o feed deste comentário por RSS