Seguro de Vida: tudo o que você precisa saber antes de contratar

Seguro de vida - pessoas felizes se abraçando

Quer saber tudo sobre seguro de vida? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você encontra todas as informações que são necessárias para contratração de um seguro de vida.

Entre as modalidades de seguros existentes, uma das que possui benefícios que não são tão reconhecidos pelo público em geral é o seguro de vida. Com coberturas que trazem tranquilidade para o segurado e sua família, esse produto é indicado para todos que se preocupam com o futuro. Por isso, esse é o tema que trataremos neste post. Continue lendo para saber todos os detalhes. 

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

O que é seguro de vida e para que serve?

O seguro de vida é um produto feito para dar apoio ao segurado e seus familiares nos momentos mais difíceis. Basicamente, ele garante uma indenização em caso de morte ou invalidez permanente ocasionados por acidente. Dessa forma, se um imprevisto acontece com o provedor da família, por exemplo, as pessoas não ficam desamparadas.

Como dissemos acima, o seguro de vida serve justamente para amparar o segurado e seus familiares. Imagine que toda uma família, composta por um casal e dois filhos, depende majoritariamente de uma pessoa para prover o sustento. Isto é, pagar a alimentação, as contas da casa, eventualmente aluguel e escola para as crianças. Em um acidente, essa pessoa falece e a família precisa lidar, além da dor da perda, com a sobrevivência dali em diante sem ter sua principal fonte de renda.

Além das coberturas por morte acidental e invalidez permanente total por acidente, o segurado pode complementar sua apólice com outras proteções para ter mais tranquilidade.

Quem precisa fazer um seguro de vida?

Se você quer se proteger ou cuidar de alguém que depende de você, o seguro de vida traz benefícios para você.

Seja para salvaguardar cônjuge, filhos, pais, avós, tios, etc. ou qualquer outra pessoa que necessita financeiramente de você, um seguro de vida é primordial, afinal se algo acontecer com você seus dependentes terão uma proteção.

O seguro de vida também é uma boa opção para você que é solteiro e não tem dependentes, afinal caso você tenha algum tipo de invalidez que não lhe permite mais trabalhar e lhe prover financeiramente o seguro oferece uma proteção.

Como ficou claro, o seguro de vida é importante em qualquer fase da vida. Agora que você já entendeu que precisa de um seguro, continue lendo para saber como escolher o ideal para o seu perfil.

Principais coberturas do seguro de vida

Veja abaixo as principais coberturas do seguro de vida.

Morte acidental

Morte acidental está entre as coberturas básicas do seguro de vida. Ou seja, ao contratar esse produto ela certamente fará parte. 

Em caso de morte natural ou decorrente de um acidente do segurado, a seguradora paga uma indenização para a família e para os demais beneficiários descritos na apólice, se houver. O valor dessa indenização será o que estiver estipulado em contrato. 

Se o segurado desejar, é possível contratar a cobertura adicional de morte acidental em dobro, que prevê o pagamento de duas vezes o valor da indenização.

Invalidez permanente total por acidente

Ao lado da morte acidental, a cobertura de invalidez permanente total por acidente também é básica. 

A invalidez permanente é caracterizada quando há o dano irreversível de partes que sejam consideradas vitais para o corpo. Quando uma pessoa perde os dois braços em um acidente, por exemplo, essa invalidez é permanente e total. 

Se o segurado sofrer um acidente que ocasione esse tipo de invalidez, ele receberá indenização da seguradora também de acordo com o valor que estiver estipulado na apólice. 

Diárias por incapacidade temporária

As diárias por incapacidade temporária são uma cobertura adicional do seguro de vida. Isto é, o segurado pode complementar a sua apólice incluindo esta proteção.

Esta cobertura prevê o pagamento de um valor para cada dia que o segurado ficar afastado de suas atividades profissionais em decorrência de doença ou acidente. A proteção serve justamente para evitar o prejuízo do trabalhador no período em que ele não puder ser remunerado por não estar exercendo sua atividade. 

Assim como previsto nas outras coberturas, o valor a ser pago pela seguradora ao segurado é o que foi determinado na apólice. Além disso, a contratação desta cobertura depende da profissão que a pessoa exerce.   

Antecipação especial por doença

Outra cobertura adicional dessa modalidade, a antecipação especial por doença permite que a indenização por morte do segurado seja recolhida em caso de quadro clínico irreversível. Ou seja, se a pessoa estiver em fase terminal de certas doenças, é possível resgatar esse valor ainda em vida. 

Despesas médico-hospitalares e odontológicas

A cobertura de despesas médico hospitalares e odontológicas também é adicional. Com essa proteção contratada, o segurado recebe o reembolso de despesas que utilizará em um tratamento para se recuperar de um acidente que seja coberto pelo seguro de vida. Entre as despesas reembolsáveis estão gastos com médicos, dentistas e hospital. 

Assistência Funeral

A cobertura de assistência funeral é adicional e tem como objetivo custear as despesas referentes ao funeral do segurado. Esta modalidade permite a contratação de um plano familiar, que estende esse auxílio em caso de falecimento de outras pessoas da família. 

Cobertura de majoração

A cobertura de majoração é um complemento importante à proteção básica de invalidez permanente total por acidente. Ela serve para que o segurado receba 100% de indenização se houver um acidente que o impeça de exercer sua atividade profissional. 

Na cobertura de invalidez permanente total por acidente, há uma tabela que prevê o percentual de indenização ao segurado de acordo com o tipo de função do seu corpo que foi perdida em razão do acidente. Com a majoração, o segurado indica sua profissão, que define os membros pelos quais ele deve ser indenizado se não puder mais utilizá-los.

Imagine um cirurgião, por exemplo. Caso ele sofra um acidente que exija a amputação de uma das mãos, ficará impedido de continuar a exercer sua profissão. Dessa forma, a cobertura de majoração garante que ele seja indenizado na totalidade do valor previsto na apólice. 

Consulte nosso conteúdo sobre as principais proteções para ter uma visão mais completa sobre as coberturas do seguro de vida.

Quais tipos de seguro de vida existem?

Use a lista abaixo para escolher o tipo de seguro que melhor atende a sua necessidade.

Seguro de vida pessoal

O seguro de vida pessoal é o mais conhecido entre as modalidades do produto. Nele, as coberturas são válidas exclusivamente para o segurado. Ou seja, as possíveis indenizações, reembolsos, diárias e outros valores são pagos apenas em casos de eventos que aconteçam com a própria pessoa que contratou o seguro. 

Para conhecer mais desse seguro temos conteúdos específicos para os seguintes perfis:

Seguro de vida familiar 

O seguro de vida possibilita também a adesão de um plano familiar. O funcionamento é semelhante ao do seguro de vida individual, mas, nessa modalidade, o segurado pode estender algumas proteções ao seu cônjuge e aos filhos, de acordo com algumas regras estabelecidas na apólice.

Seguro de vida resgatável

O seguro de vida resgatável é uma modalidade que engloba todas as proteções previstas no produto convencional, mas também funciona como uma forma de guardar dinheiro para o futuro. 

Ao contratar o seguro de vida resgatável, o segurado escolhe um período pelo qual vai pagar, como 10 anos, por exemplo. Ao chegar nessa data, pode recolher o valor pago ao longo dos anos, corrigido de acordo com a inflação.

Se você quer conhecer mais sobre esse produto, consulte nosso guia sobre seguro de vida resgatável.

Seguro de vida em grupo

O seguro de vida em grupo é uma modalidade que faz parte do seguro empresarial. Este produto geralmente é contratado por empresas ou outras instituições para o benefício de seus colaboradores. 

Ainda na dúvida sobre os tipos de seguros? Então confira o vídeo acima, do canal Finanças Femininas, onde é explicado porque vale a pena ter um seguro de vida.

Vale a pena fazer seguro de vida?

infográfico seguro de vida

É extremamente importante contratar um seguro de vida para garantir a sua tranquilidade e a de quem você ama. Afinal, já pensou se você sofre com um acidente que tenha sérias consequências e sua família fica desamparada? 

O seguro de vida garante o bem-estar de quem você mais estima. É um alívio saber que, mesmo se algo acontecer com você, seus filhos vão poder continuar estudando em uma boa escola e fazer a faculdade que tanto desejam e que seu cônjuge vai conseguir manter um lar confortável para que a família possa seguir em frente.

Além disso, o seguro de vida é sinônimo de conforto para você em outras situações, como na impossibilidade de continuar exercendo suas atividades profissionais em decorrência de um grave acidente. Existem coberturas que possibilitam que você não se aperte financeiramente e permite que tenha um tratamento adequado ou que repõem parte do que está deixando de ganhar por não poder trabalhar temporariamente. 

Ou seja, são inúmeros os motivos para você contratar esta modalidade de seguro e ficar tranquilo quanto ao futuro, mas se você ainda não está seguro consulte nosso guia sobre os motivos para fazer seguro de vida.

Quanto custa um seguro de vida?

Ao contrário do que muitos pensam, o seguro de vida pode ter um custo baixo. Porém, para determinar o preço a ser pago em uma apólice são levados em conta diversos fatores. Entre eles estão idade do segurado, seu estilo de vida, histórico de doenças, se é fumante, entre outros. 

Além destas questões que se referem ao perfil do segurado, o preço do seguro pode variar também de acordo com as coberturas que são contratadas. Por exemplo, um seguro de vida básico custará um tanto, mas, se forem adicionadas outras proteções, o preço aumentará.

É por isso que não é possível determinar qual será exatamente o valor de uma apólice deste produto a não ser que seja feita uma cotação de seguro de vida clicando no link abaixo.

CLIQUE PARA COTAR SEGURO DE VIDA

Tire suas dúvidas

Veja abaixo as respostas para as principais dúvidas sobre seguro de vida.

Seguro de vida cobre Coronavírus?

Sim, o Seguro de Vida cobre coronavírus. Porém, para que a Covid-19 passasse a ser coberta nas apólices, as seguradoras precisam rever as condições gerais do produto. Isso acontece porque pandemias são consideradas riscos excluídos. Ou seja, que não possuem cobertura pelo seguro. 

Para você entender tudo sobre isso, preparamos um texto completo sobre a cobertura do seguro em caso de Covid-19.

O que são doenças preexistentes no seguro de vida?

Uma doença preexistente é aquela que já se tem conhecimento no momento da contratação do Seguro de Vida. Ou seja, se você tem câncer e possui o diagnóstico comprovando a enfermidade, no momento de realizar a contratação do Seguro de Vida é necessário passar essa informação ao corretor.

Acredita-se que, por ter uma doença preexistente, as pessoas não podem fazer um seguro de vida. Mas, via de regra, ela não impede este tipo de contratação. Para entender tudo sobre o tema, consulte nosso conteúdo sobre doenças preexistentes no seguro de vida.

Seguro de vida empresarial cobre acidente em home office?

Sim, seguro de vida empresarial também cobre acidentes ocorridos em home office. Antes de mais nada, é preciso deixar claro que, perante a lei, o empregador é responsável por fornecer a segurança e acompanhar se o colaborador está seguindo as normas corretamente enquanto desempenha sua função. Mesmo sem estar nas dependências da empresa, esta, ainda assim, precisa garantir o bem-estar do funcionário. 

Para saber mais sobre esse produto consulte nosso texto sobre seguro de vida empresarial e o home office.

Agora que você já sabe tudo sobre a Minuto Seguros, compartilhe com quem ainda tem dúvidas sobre essa importante proteção. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *