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Seguro de Vida Empresarial cobre acidente em home office?

Com o teletrabalho tendo um crescimento exponencial por conta da quarentena originada pela pandemia, algumas dúvidas surgiram. Entre elas, se há cobertura de acidentes em regime de home office por parte do Seguro de Vida Empresarial.

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Leonardo Cruz

De Leonardo Cruz

Seguro de Vida Empresarial cobre acidente em home office?

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Após os casos de coronavírus se disseminarem pelo Brasil, diversas cidades começaram a adotar a quarentena para minimizar a possibilidade de contágio. Essa nova situação fez com que muitas empresas colocassem os seus colaboradores para trabalhar de suas próprias casas. Com o teletrabalho tendo um crescimento exponencial, algumas dúvidas surgiram. Entre elas, se há cobertura de acidentes em regime de home office por parte do Seguro de Vida Empresarial.

seguro de vida empresarial

Essa dúvida pode partir tanto de trabalhadores como dos próprios empregadores. Afinal, por se tratar de uma situação atípica, houve quem adotou o home office pela primeira vez para o seu negócio por conta da necessidade. Dessa forma, desconhece como agir no caso de acidentes de trabalho fora da empresa ocorridos na casa do colaborador e tudo o que isso envolve. Por isso, ao longo do texto vamos falar sobre essas questões e também sobre como funciona o Seguro de Vida Empresarial. 

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Como funciona o Seguro de Vida Empresarial?

Dentro da gama de produtos que compõem o seguro para empresas, como Seguro Patrimonial, Seguro Saúde e Seguro Odontológico, o Seguro de Vida Empresarial é a modalidade que resguarda os colaboradores da companhia de acordo com as coberturas contratadas, que podem ser estendidas ao cônjuge, filhos e até mesmo os pais.

Em caso de imprevistos que causem a morte ou impeçam que o trabalhador continue exercendo suas atividades, os beneficiários, que podem ser sua família, por exemplo, não ficam desamparados financeiramente em um momento tão difícil. 

O Seguro de Vida em Grupo, como também é conhecido o produto, pode ser adquirido para grupos a partir de três pessoas, o que faz com que ele seja ideal para empresas, sindicatos e outras instituições que tenham apoio de colaboradores para funcionar. Além de ser de extrema importância para os funcionários, também auxilia o contratante em caso de, por exemplo, acidentes de trabalho.

Coberturas do Seguro de Vida Empresarial

Ao contratar o Seguro de Vida em Grupo, a empresa ou instituição tem à disposição uma série de coberturas, entre básicas e adicionais, que vão proteger os colaboradores e sócios em caso de doenças ou acidentes que gerem consequências para o futuro.

  • Morte;
  • Invalidez;
  • Doenças graves;
  • Despesas médicas, hospitalares e odontológicas (DMHO);
  • Assistência funeral.

Imagine a seguinte situação: ao trabalhar em uma montadora de carros, um funcionário sofre um acidente e acaba perdendo as duas mãos. Neste caso, será paga uma indenização por invalidez permanente total. Caso a cobertura de DMHO esteja contratada, o colaborador terá um custeio de parte dos gastos para tratamento de acordo com que está na apólice, por exemplo.

Já em caso de morte do colaborador, os beneficiários, como cônjuge e filhos, receberão a indenização do Seguro de Vida Empresarial. Se a assistência funeral estiver inclusa, os custos para preparação do velório, limpeza do corpo, entre outras necessidades que a ocasião exige, também serão contemplados pela seguradora. 

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Seguro de Vida Empresarial tem cobertura para home office?

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Sim, Seguro de Vida Empresarial também cobre acidentes ocorridos em home office. Antes de mais nada, é preciso deixar claro que, perante a lei, o empregador é responsável por fornecer a segurança e acompanhar se o colaborador está seguindo as normas corretamente enquanto desempenha sua função. Mesmo sem estar nas dependências da empresa, esta, ainda assim, precisa garantir o bem-estar do funcionário. 

Sendo assim, mesmo em home office, o colaborador deve ter os instrumentos de trabalho necessários bem como a infraestrutura providenciados pela empresa. Por exemplo, um funcionário da área de contabilidade que trabalha com um computador, deve ter o equipamento, a cadeira e a superfície para apoio corretas, com ergonomia, de modo que ele possa desempenhar sua função sem comprometer sua saúde.

Agora imagine que este colaborador da área de contabilidade teve uma grave lesão na coluna após cair de sua cadeira que quebrou enquanto ele exercia seu trabalho. Como estava a serviço da empresa no momento em que se acidentou, a responsabilidade pelo ocorrido é de seu empregador.

Ao acionar o Seguro de Vida para Empresas, neste caso, as indenizações e eventuais custeios com despesas médicas, caso tenham sido contratadas, por exemplo, terão cobertura por parte da seguradora. 

Como diferenciar acidente em home office de acidente doméstico?

Quem trabalha no regime de home office, geralmente, precisa conciliar a jornada de trabalho com as atividades domésticas, como preparar a refeição no horário de almoço, lavar a louça, roupas, entre outros afazeres. Como os serviços profissionais são realizados no mesmo ambiente nesta situação, pode-se ter dúvidas sobre quais tipos de acidentes se configuram como sendo de trabalho e quais não têm essa relação.

São muitos fatores que precisam ser levados em conta nesta situação, como se o ocorrido se deu durante a jornada de trabalho e se foi diretamente relacionado ao desempenho da função ou não. Por exemplo, se o colaborador escorrega enquanto estava lavando o seu quintal após o expediente, trata-se de um acidente doméstico. Já se ele sofreu uma queda após a cadeira que estava utilizando durante a jornada quebrar, o acidente é de trabalho.

De qualquer maneira, o mais indicado é ficar atento às normas relacionadas à segurança no trabalho, bem como à legislação trabalhista, que prevê as situações que são de responsabilidade da companhia perante o colaborador. 

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Ficou com alguma dúvida sobre a cobertura do Seguro de Vida Empresarial durante o home office? Mande para a gente por meio dos comentários abaixo!

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