Seguro de Vida em Grupo: qual o conceito e como funciona?

Muitos dizem que uma empresa é o reflexo de seus colaboradores, por isso cuidar da equipe é um trabalho fundamental que todo gestor deve ter em mente. Oferecer um seguro de vida em grupo para os funcionários é uma maneira de fazer isso, pois assim eles ficam mais protegidos em caso de imprevistos.

Quer conhecer um pouco mais sobre o seguro de vida em grupo e as vantagens de incluí-lo entre os benefícios oferecidos pela sua empresa? Continue lendo!

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

indenização do seguro auto

O que é o seguro de vida em grupo?

Você sabia que o Brasil é o quarto país do mundo em número de acidentes fatais no trabalho e o quinto em acidentes de trabalho? Esses dados, obtidos no site do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh), comprovam a importância de oferecer o seguro de vida em grupo aos colaboradores.

Portanto, além de investir em segurança no trabalho, o seguro de vida em grupo também é essencial, pois possui coberturas contra acidentes ou doenças que resultem em morte ou invalidez. Normalmente, é oferecido por empresas como benefício a seus funcionários e pode ser customizado de acordo com a necessidade.

Em muitos segmentos, o seguro de vida deve ser, obrigatoriamente, garantido aos trabalhadores. Essa obrigatoriedade parte de acordos coletivos de categoria feitos por sindicatos ou órgãos responsáveis e, portanto, pode variar de acordo com a função e a localidade..

Para que serve o seguro de vida em grupo?

Como dito anteriormente, o seguro de vida em grupo é um benefício que pode ser oferecido por empresas a seus colaboradores para garantir a proteção deles em caso de acidentes. Além disso, é também uma forma de diferenciar essas empresas no mercado e, consequentemente, de atrair e reter talentos.

Pensando no segurado, o seguro de vida em grupo serve como uma espécie de garantia, pois assegura que, caso algo aconteça a ele, seus familiares não ficarão desamparados. As coberturas oferecidas pelo seguro de vida em grupo são:

  • Morte;
  • Invalidez;
  • Doenças graves;
  • Despesas médicas, hospitalares e odontológicas (DMH);
  • Seguro funeral.

Caso tenha interesse, você pode conhecer os outros tipos de seguro de vida e saber mais sobre as coberturas oferecidas no nosso texto “Seguro de Vida: como funciona e por que você deve ter?”.

Como funciona seguro de vida coletivo?

Para responder como funciona o seguro de vida coletivo, vamos começar do início. Existe limite mínimo e máximo de número de funcionários que uma empresa pode incluir e também há limite de idade: os funcionários devem ter entre 14 e 65 anos.

Para poder ser incluso, o trabalhador deve ter boas condições de saúde — qualquer lesão ou doença pré-existente deve ser informada — e estar em plena atividade profissional.

O seguro de vida em grupo custa menos do que um seguro de vida individual e, quanto ao pagamento, existem dois tipos desse seguro:

  • Plano não-contributário: a empresa arca com os custos;
  • Plano contributário: o funcionário paga parte do valor e normalmente já vem descontado na folha de pagamento.

Alguns seguros cobrem também cônjuges e filhos e, para saber exatamente como funciona o seguro de vida coletivo da sua empresa, é importante se informar com a área de Recursos Humanos, pois as coberturas e indenizações podem variar.

Em casos de sinistro, o segurado ou seus familiares devem informar a empresa empregadora e ela entra em contato com a seguradora para solicitar a indenização. O código civil não considera o seguro de vida como herança, portanto esse dinheiro não é descontado para saldar possíveis débitos do segurado, seu objetivo é realmente pagar despesas relacionadas ao sinistro

Vantagens do seguro de vida em grupo

Além de tudo o que já citamos, existem ainda outras vantagens associadas ao seguro de vida em grupo

  • Elevado benefício por um baixo custo;
  • Livre escolha do valor de capital segurado para os funcionários;
  • Tranquilidade para o trabalhador, pois a família não ficará desamparada;
  • Possibilidade de novas coberturas para valorizar ainda mais o benefício;
  • É mais um ponto para auxiliar na retenção e atração de colaboradores.

Ficou interessado? Então faça agora mesmo uma cotação com a Minuto Seguros! Somos a maior corretora online do Brasil e trabalhamos com as principais seguradoras do País.

Para cotar, basta preencher o formulário clicando no botão abaixo ou ligar para 0800 882 0656 para falar diretamente com nossos consultores.

COTE AGORA SEGURO DE VIDA EM GRUPO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *