Seguro de carro cobre enchente? Veja como descobrir

Seguro auto cobre enchente - Imagem da visão de uma pessoa dentro do carro em um dia de chuva
Quer entender se o seguro de carro cobre enchente? Então, você está no lugar certo. Saiba tudo sobre essa cobertura do seguro auto.

Segundo dados da Youse, danos a carros causados por enchentes crescem 48% no verão de 2023. Esses números mostram que diversas cidades brasileiras têm sofrido com fortes temporais que, infelizmente, causam enchentes, resultando em prejuízos para muitas pessoas.

Em situações como essa, os serviços mais solicitados são de guincho meio de transporte alternativo, mas é possível até precisar de indenização integral caso o dano seja muito extenso.

Cote, compare e economize no seguro

Receba grátis até 17 cotações e escolha o seguro que cabe no seu bolso.

Logo Reclame Aqui A Minuto é Bicampeã do Prêmio Reclame Aqui.


Se essa é sua preocupação, saiba que a cobertura de enchente para seu carro existe e pode salvar você de grandes prejuízos financeiros. Continue lendo e entenda como ela funciona e como saber se você tem essa cobertura.

Como funciona a cobertura de enchente do seguro auto

O seguro auto possui a opção de contratação da cobertura mais abrangente, é a compreensiva que protege o veículo de danos causados pela natureza, como enchentes. Porém, é preciso ficar atento no momento da contratação, pois não são todos os planos de seguro em que essa cobertura é contemplada.

Veja abaixo os principais pontos que você precisa saber para usar essa cobertura.

Seguro cobre enchente?

Sim, existe a cobertura para enchente no seguro auto. Se você quer estar protegido de danos causados pela natureza solicite essa cobertura no momento da cotação. Ao fazer isso você pode ter cobertura contra enchentes ou alagamentos e também outras situações como vendaval, granizo e terremoto.

Quanto custa a cobertura?

Não existe um preço fixo para a contratação da cobertura de enchentes no seguro auto. As seguradoras costumam trabalhar com diferentes planos que podem englobar coberturas mais básicas e outros mais completas.

Para saber o preço exato dessa cobertura para o seu veículo, utilize o simulador da Minuto Seguros.

Como saber se meu seguro cobre enchente?

O jeito mais fácil de fazer isso é checando com o seu corretor quais são as proteções contratadas na apólice. Se você tiver feito seu seguro auto com a Minuto, ligue grátis para 0800 882 0656 e conte com a ajuda do time Bi-Campeão do Prêmio Reclame Aqui.

A seguradora pode se recusar a cobrir danos causados por enchente?

Sim, mas isso depende de como ocorreu o sinistro. Abaixo listamos as duas causas que podem fazer você perder a cobertura do seguro em caso de enchente:

  • Se você estiver em um local seguro, mas decide tentar avançar sobre um alagamento ou enchente, a seguradora não irá pagar sua indenização. Atitudes de risco podem ser descobertas por diversos meios, como vídeos de câmeras de segurança e conversas com moradores do local, por isso não se arrisque.
  • Danos causados por água salgada estão fora da cobertura, pois as seguradoras entendem que o carro não deve circular na areia da praia.

Por que contratar um seguro

Seguro de carro financiado é idêntico aos seguros para carros quitados, com diferenças apenas no pagamento da indenização. De toda forma, você deve contratar o seguro para carro financiados pelos seguintes motivos:

  • Segurança: Com um seguro auto, você protege seu carro financiado contra imprevistos, assegurando que não terá perdas significativas.
  • Praticidade: O seguro traz a facilidade de resolver problemas sem dor de cabeça. Se ocorrer um acidente, a seguradora cuida de tudo, permitindo que você mantenha o foco em suas atividades diárias sem preocupações extras.
  • Proteção financeira: ter um seguro para carro financiado é uma barreira contra prejuízos econômicos. Se algo ruim acontecer, o seguro paga as despesas que poderiam te deixar sem dinheiro, como roubo, furto ou danos grandes. Isso é importante se você continua pagando um financiamento.

Veja como a Minuto vai mudar sua experiência com o seguro auto:

  • 💰 Poupa o seu bolso: seguro auto até 30% mais barato e pagamento em até 10x sem juros.
  • 🚀 Agiliza sua vida: em apenas um minuto você pode conferir o preço do seguro em até 17 seguradoras.
  • 🔧 Seguro do seu jeito: personalize seu seguro apenas com as coberturas de que você precisa, sem custos extras.
  • 🖥️ Conveniência: Realize todo o processo sem precisar sair de casa.
  • 🛡️ Suporte: Nossos especialistas oferecem suporte diferenciado, com consultoria gratuita, pra te ajudar com um seguro que realmente atenda suas necessidades.
Aproveite nossa consultoria e faça sua cotação online e grátis.

Tire suas dúvidas

Veja abaixo as respostas para as principais dúvidas sobre a cobertura do seguro auto em caso de enchente.

Seguro de carro cobre inundação de garagem?

Tendo um seguro, você está coberto em caso de uma situação de inundação do veículo por conta da enchente por água doce. A seguradora dará todo suporte necessário para recuperar o carro, realizando a higienização no interior do mesmo.

A cobertura compreende até mesmo se o automóvel estiver parado em garagem subterrânea. Imagine a improvável possibilidade de a chuva invadir uma garagem no subsolo de um prédio? Com o seguro, os prejuízos serão cobertos.

Danos causados por enchentes podem ser cobrados da prefeitura?

Os órgãos públicos podem ser responsáveis por alguns tipos de eventos que podem causar danos ao cidadão, mas apenas em casos específicos.

Para entender mais sobre isso, assista ao vídeo abaixo e veja a explicação do advogado Rafael Piva, especialista em direito do consumidor.

O que fazer se o carro passar por uma enchente? 

Caso a água entre no veículo, mas apenas encharque o assoalho, por exemplo, lavagem e higienização completas dão conta do recado. Porém, se ela atingir determinados componentes, como o motor ligado, a situação pode ficar mais grave.

Os custos de manutenção de um veículo avariado por conta de uma enchente pode variar entre R$ 1.000 para uma lavagem com higienização completa ou R$ 40.000,00 para recuperação total.

Sendo assim, se você passar por uma enchente leve o veículo para uma oficina para ser feita uma revisão mecânica dos seguintes componentes:

  • embreagem e correia
  • elétrica
  • freios
  • motor
  • filtro de ar.

Além disso, faça uma higienização profissional completa para evitar mau cheiro e mofo.

Como saber se o carro já pegou enchente?

Infelizmente, é comum que carros sejam atingidos por enchentes e que essa informação seja omitida na hora de comprar um carro. Por isso, seguem alguns itens que você deve ficar de olho para saber se um carro está nessa situação:

  • Cheiro de mofo: se o carro tem um forte cheiro de mofo, pode ser um sinal de que ele já passou uma enchente.
  • Ferrugem: a ferrugem é um indicativo de que o carro foi exposto à água, por isso verifique as partes metálicas do carro.
  • Elétrica: carros atingidos por enchentes podem apresentar falhas em componentes elétricos, como vidros elétricos, travas, luzes, sistema de som e ar-condicionado. Teste esses componentes antes de fechar negócio.
  • Carpetes: levante os carpetes para verificar se há manchas de água ou sinais de oxidação.
  • Bancos: se os bancos tiverem manchas ou estiverem com um odor forte, isso pode indicar que o carro foi submetido a uma enchente.

Vale reforçar que essas dicas não são infalíveis, mas podem ajudar a identificar se um carro já foi pego por uma enchente. Se você tiver dúvidas sobre a condição de um veículo, consulte um mecânico ou profissional especializado em inspeção de veículos.

Como evitar danos ao carro em caso de enchentes?

Se você se deparar com uma enchente e não tiver como sair dela, procure um local elevado para se manter em segurança.

 Em situação de perigo, peça socorro nos telefones de emergências:

  • Bombeiros: 193
  • Defesa Civil: 199
  • Polícia Militar: 190

Se todos estão em um local seguro, você pode se preocupar com seu carro. Para evitar que seu carro sofra danos em caso de enchentes você deve tomar as seguintes precauções:

  • Atenção às Alertas: preste atenção aos alerta de emergência emitidos pelas autoridades e não ignore as recomendações de segurança.
  • Verifique a Previsão do Tempo: antes de sair de casa, confira a previsão do tempo para o dia.
  • Conheça as Áreas de Risco: evite rotas que passem por áreas conhecidas por alagamentos. Tenha sempre um plano alternativo de caminho para evitar esses pontos críticos.
  • Estacionamento: procure estacionar em locais elevados, longe de rios ou locais propensos a acumular água.
  • Manutenção Preventiva: mantenha os pneus em bom estado e calibrados, pois pneus carecas ou murchos podem perder aderência em vias alagadas.
  • Sistemas de drenagem: verifique se os sistemas de drenagem do veículo, como os ralos do assoalho, estão desobstruídos.

Gostou de entender tudo sobre a cobertura de enchente do seguro auto? Então compartilhe este conteúdo com pessoas que você gostaria que entendesse mais sobre esse assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *