1. Home
  2. »
  3. Carro
  4. »
  5. Seguro

Seguro auto cobre motor? Saiba quando há e não há cobertura

Quer saber se seguro cobre motor? Então você está no lugar certo. Veja agora se o seu seguro cobre problemas no motor como defeitos ou acidentes.

Motor de carro não é uma peça simples, afinal é um dos principais responsáveis pelo funcionamento do veículo. Manter essa peça em boas condições é essencial para a segurança e boa utilização do automóvel. Porém, como qualquer componente, ele está suscetível a problemas, que podem ir desde defeitos de fábrica até falhas mecânicas.

Devido a sua complexidade, independentemente do problema, o conserto nunca é algo descomplicado. Por isso é normal, ao contratar um Seguro de Carro, as pessoas se questionarem sobre a cobertura do seguro para motor do carro. Já adiantamos que não é sempre que o Seguro Auto cobre motor, mas abaixo listamos as situações mais comuns onde seu motor está coberto no seguro. 

Ainda sem seguro para seu carro?
Cote grátis seu seguro auto com a Minuto Seguros, a maior corretora online do Brasil, e receba cotações de até 16 seguradoras de uma só vez. COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Seguro de carro cobre motor? Descubra quando isso acontece!

O seguro auto pode oferecer cobertura para motor em alguns casos, mas é importante ressaltar que ele não cobre problemas no motor do carro decorrentes de:

  • Motor fundido;
  • Defeitos mecânicos;
  • Defeitos de manutenção na concessionária ou mecânica particular;
  • Problemas elétricos e outros similares.

A lista de problemas não cobertos é grande e pode ser consultada nas condições gerais da apólice. As seguradoras costumam incluir cláusulas que excluem este tipo de problema por conta, principalmente, do mau uso do veículo pelos segurados.

O seguro cobre água no motor? 

Depende! Essa é uma pergunta que pode ter dois entendimentos. O seguro cobre água no motor quando o problema é devido a uma enchente a qual o motorista não teve culpa de ser exposto. Inclusive, nós já falamos mais detalhadamente sobre Seguro de Carro com a cobertura para chuvas e alagamentos. Inclusive, ela faz parte das coberturas básicas do seguro

Vamos dar um exemplo: se o motorista, que tem um Seguro Auto contratado com a cobertura para enchentes e alagamentos, por acaso estiver em um congestionamento, não tiver como sair da enchente e, por isso, o seu carro ficar preso e sofrer com o problema de água no motor, sim, o seguro vai cobrir. Em caso de perda total, por exemplo, a seguradora fará o ressarcimento de acordo com o que estava previsto na apólice.

Agora, se você tem a opção de aguardar a enchente baixar, mas mesmo assim prefere enfrentá-la, a seguradora não irá cobrir água no motor. Esteja muito atento a isso para não perder a cobertura do veículo.

O seguro cobre motor batido? 

Sim! Nesse caso também o seguro cobre motor. Se por acaso ele foi danificado em um acidente de trânsito, haverá cobertura. A colisão pode resultar tanto em perda total quanto perda parcial. No caso de perda parcial, será necessário pagar a franquia de acordo com o que estava previsto na apólice. Já no caso de perda total, não há necessidade de realizar o pagamento – você apenas será ressarcido de acordo com o valor previsto na apólice (este é, geralmente, o valor da Tabela FIPE do mês vigente).

O seguro cobre motor fundido? 

Não! Esse é outro tipo de ocorrido que as seguradoras não cobrem quando o assunto é motor de carro. Como não é possível identificar de prontidão qual foi o problema que ocasionou a fundição do motor, não haverá indenização. 

Um motor fundido, por exemplo, pode ter diversas causas, como problema com instalação elétrica, depreciação por conta do próprio segurado com o interesse em ludibriar a seguradora, falta de manutenção, defeito de fabricação, entre outros.

O seguro cobre motor em caso de problemas após uma manutenção?

Não! Esse tipo de acontecimento acaba sendo bastante recorrente, mas é importante mencionar que também não há cobertura. Se o componente estiver com algum tipo de problema, como desligar enquanto dirige, motor falhando ou vibrações estranhas,  você levar o carro para manutenção e, após isso, ele estragar de vez, fundir ou algo do tipo, a seguradora não tem a obrigatoriedade em arcar com os custos de eventuais reparos ou substituição.

O seguro auto cobre motor se ele tiver defeito de fábrica? 

Não! Como mencionado em um parágrafo anterior, o Seguro Auto não cobre motor em casos de problemas decorrentes de defeitos de fábrica. No entanto, neste caso é de suma importância contatar imediatamente a concessionária onde o veículo foi comprado e/ou o fabricante. Dessa forma, se estiver dentro do prazo da garantia, você pode exigir o reparo ou a troca do motor, dependendo do caso.

O seguro pode auxiliar em caso de problemas com o motor 

A cobertura do seguro auto para motor acontece em algumas situações, mas, caso você tenha um seguro, sempre poderá contar com a assistência 24 horas. Por exemplo, se o motor do seu carro sofreu alguma pane ou ferveu no meio do seu trajeto, você pode acionar o seguro e solicitar um guincho para auxiliá-lo na remoção até o seu mecânico de confiança.

Por isso, se você ainda não tem um Seguro de Carro, contate a Minuto Seguros agora mesmo. Somos a maior corretora de seguros online do Brasil e trabalhamos com as melhores seguradoras do mercado. Contamos com especialistas em seguros que vão oferecer o suporte necessário para que você entenda quando o Seguro Auto cobre motor e todas as particularidades de suas coberturas.

Para cotar, clique no botão abaixo e preencha o nosso formulário online. Se preferir, ligue para o número 0800 773 3000 gratuitamente e fale com um de nossos consultores.

4.47 / 15 votos

[addtoany]

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile