Dicas para enfrentar alagamentos

Época de fortes chuvas e a grande preocupação vem à tona: e se eu passar por alagamentos, o que devo fazer? Realmente, não é uma situação simples, mas, com a constância das chuvas, estar preparado para tomada de qualquer decisão é fundamental. Abordaremos neste texto quais as providências que devem ser tomadas se o seu veículo passar por caminhos cheios de água e alagamentos, e o que fazer para que as avarias não sejam grandes ou nenhuma, de preferência.

alagamentos

Mas, além de conhecer as dicas para enfrentar alagamentos, ter um seguro de carro é fundamental para, caso não seja possível livrar-se do alagamento, você ter a devida proteção caso aconteça uma perda total. A Minuto Seguros é uma das maiores corretoras de seguro do Brasil e conta com mais de 10 seguradoras, que estão entre as melhores do Brasil, prontas para te oferecer um plano adequado às suas necessidades. Faça uma cotação agora mesmo preenchendo o formulário em nosso site, clicando no botão abaixo ou, se preferir, ligando gratuitamente no 0800 882 0656.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Em São Paulo, por exemplo, as chuvas estão cada vez mais fortes e mais frequentes, causando estragos em diversas cidades e, inclusive, na capital. Esses danos atingem muitos veículos e, em alguns casos, não há mais conserto, por isso, estar respaldado com a cobertura compreensiva, que lhe protege contra enchentes, é essencial. Lembrando que, o seguro auto só irá oferecer cobertura contra enchentes e alagamentos se o motorista não quiser enfrentar um alagamento e ficar ilhado. É claro que em alguns casos não há o que fazer, quando, por exemplo, o carro está estacionado na garagem de um prédio, parado no trânsito, quando, de fato, não há o que fazer. Entender e saber exatamente o que fazer no momento de enfrentar alagamentos é essencial para garantir a sua proteção.

Agora, a atenção precisa estar ligada diretamente a como enfrentar os alagamentos e evitar que o seu carro passe por maiores problemas. Às vezes, a melhor solução pode ser encostar o carro de lado e esperar a chuva dar uma trégua.

Atenção ao nível da água nos alagamentos

alagamento Dicas para enfrentar alagamentos

Essa é uma parte muito importante quando você estiver dirigindo o seu carro e se deparar com um alagamento. Como dissemos, enfrenta-lo pode não ser a melhor solução, ainda mais se a chuva e a própria água estiverem apresentando alguns sinais.

Por exemplo, uma dica geral é nunca seguir a diante se o nível da água estiver ultrapassando a metade da roda. A probabilidade de o carro não conseguir passar é gigantesca, ainda mais se forem os famosos “modelos populares” e 1.0. A força do carro não será suficiente para enfrentar esse “mar” de água e a chance de ficar ilhado é enorme. Portanto, água acima da metade da roda: fique parado e não tente passar!

Desligue o ar-condicionado em alagamentos

ar condicionado carro Dicas para enfrentar alagamentos

Outra dica muito importante e que as pessoas acabam não se atentando quando estão nas enchentes e alagamentos: desligar o ar condicionado é muito importante. Como está chovendo e as pessoas não querem se molhar e nem molhar a parte interna do carro, fecham as janelas e ligam o ar. Só que para enfrentar os alagamentos, isso tem um problema: o carro perde a força e aumenta o risco de calço hidráulico. O calço hidráulico é o nome atribuído à situação em que a água entra nos cilindros e impede o curso normal dos pistões. Com isso, outros componentes precisam realizar um esforço maior do que deveriam e, assim, acabam deformados, gerando a necessidade de uma troca. Além disso, a água pode entrar na tomada de ar do motor e causar um grande problema e, obviamente, outra necessidade de troca de peça.

Por isso, assim que estiver num alagamento e for tentar enfrenta-lo, desligue o ar condicionado para evitar esse tipo de transtorno.

Atenção se for arriscar atravessar o alagamento

alagamentos Dicas para enfrentar alagamentos

Essa parte é a mais importante, afinal, é quando, de fato, o motorista toma a atitude de enfrentar o alagamento, após análises prévias de como estão as condições.

A primeira dica é: não mude de marcha, pois há chance de entrar água, o carro engasgar e morrer. Mantenha somente a primeira ou segunda marcha com o intuito de garantir mais força ao veículo para enfrentar os alagamentos. Caso o carro morra, mantenha-o desligado. Dar nova partida ao veículo pode facilitar a entrada de água no motor e isso sim será o maior dos problemas.

Portanto, mantenha essas duas dicas em mente: não mude de marcha enquanto estiver enfrentando os alagamentos para evitar que o veículo morra. Mas, se mesmo assim isso acontecer, não dê nova partida.

Passou por uma enchente? Limpeza completa no carro!

Passando vaporizador no banco de tecido Dicas para enfrentar alagamentos

Depois de passar com o seu carro por uma enchente, será necessário fazer uma limpeza completa, ainda mais se entrou água na parte de tapetes e carpetes. Essa limpeza, além da parte interna, precisa incluir o sistema de ventilação do carro.

Quando há a contratação de seguro auto com a Minuto, e em alguma seguradora confiável e de qualidade, assim como são todas que trabalham com nós, pode haver a opção de cláusula de higienização, como na Azul Seguros, do Gripo Porto Seguro, que dá cobertura para o carro nesse tipo de acontecimento.

Faça um seguro auto e fique protegido contra as enchentes e alagamentos

No momento da contratação de um seguro compreensivo, ou “seguro completo”, a proteção e cobertura contra enchentes e alagamentos já está garantida, deixando, dessa forma, o cliente muito mais seguro, ainda mais nas épocas de chuvas, nas quais os alagamentos são mais recorrentes.

Um dado interessante é que quanto mais componentes eletrônicos estiverem ao alcance da água, maior será a dor de cabeça para reparar os danos. O conserto de um veículo avariado por alagamentos varia dos R$ 1.000, preço médio da lavagem e higienização completa, até impressionantes R$ 40.000. É melhor ter seguro, né?

Portanto, contrate agora mesmo, preenchendo o formulário ou ligando para o número 0800 882 0656! A ligação é grátis e você será atendido por um consultor especialista, que saberá exatamente o que te oferecer para a proteção do veículo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *