1. Home
  2. »
  3. Carro
  4. »
  5. Seguro

Rodas roubadas! O seguro auto cobre?

Um grave problema no Brasil é a ocorrência elevada de roubos e furtos de automóveis. Independentemente de qual seja a cidade e região, dificilmente encontra-se um motorista que não tenha sofrido com alguma dessas situações. Com isso, os ladrões subtraem tudo o que for possível daquele veículo, como as peças ou acessórios. Uma situação comum, por exemplo, é quando as autoridades recuperam o automóvel com as rodas roubadas, pois trata-se de um item fácil de retirar e que pode possuir um alto valor no mercado.

rodas roubadas

Pensando nisso, é importante lembrar de realizar a contratação do seu seguro auto para ter o carro sempre em segurança. Até porque manter o seu veículo requer um investimento considerável, já que é necessário arcar com diversos custos, como IPVA e DPVAT (pelo menos por enquanto), revisões e até manutenção preventiva ou corretiva.

Portanto, cote o seu seguro com a Minuto Seguros, a maior corretora online do país. Cotamos em mais de 10 seguradoras diferentes para garantir o plano ideal para o seu perfil.

Para cotar, basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue grátis para 0800 773 3000 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

De volta ao assunto principal, quando um veículo tem somente as rodas roubadas, o seguro pode indenizar o dono do veículo? Continue lendo para saber mais.

Rodas roubadas

Seguro auto cobre?

rodas roubadas - seguro cobre?

O seguro auto pode indenizar ou não o segurado em um caso de roubo/furto das rodas do veículo. Isso vai depender do que está detalhado na apólice do seguro, pois muitos fatores importam, principalmente se é uma roda original do carro ou não, como você verá a seguir.

Quando as rodas são originais

rodas roubadas - modelos originais

Quando as rodas roubadas são originais, isso entrará como cobertura tradicional do seguro. Ou seja, caso o prejuízo não ultrapasse o valor da franquia, o segurado poderá sim acionar sua seguradora para ela arcar com a diferença na reposição.

Contudo, existem seguradoras que se restringem quando o assunto são ocorrências com as rodas. Dessa forma, se o único dano causado ao veículo for as rodas roubadas, elas podem não pagar indenização. Por isso, antes de assinar o contrato com a companhia, verifique se está especificado na apólice. 

Modelos de rodas não originais têm cobertura?

Como dissemos anteriormente, a seguradora pode cobrir os danos às rodas roubadas originais do automóvel. Mas como sabemos, muitas pessoas trocam as de fábrica por outras de diversas marcas diferentes, buscando dar um toque mais esportivo ou luxoso ao visual do carro. Contudo, o seguro funcionará da mesma maneira?

Nesses casos em que as rodas foram trocadas, a companhia não deve arcar com os prejuízos. O proprietário do carro precisará fazer uma contratação à parte caso queira que o seu seguro contemple proteção nas rodas. Isso se encaixará na cobertura de seguro auto para acessórios.

Como funciona a cobertura de acessórios para rodas roubadas não originais?

Como funciona a cobertura de acessórios para rodas roubadas não originais?

Por fim, é importante explicarmos como o segurado pode fazer para ter indenização mesmo se suas rodas roubadas não forem originais. Com isso, dois detalhes serão de extrema importância:

Cobertura de acessórios e sua franquia: quando a cobertura para acessórios é contratada, há uma franquia específica para esse item, que geralmente gira em torno de 10% do valor de mercado da roda instalada. Vale lembrar que esse índice pode variar de acordo com a seguradora. Isso define que, se ocorrer roubo ou furto dessas rodas, o proprietário vai pagar 10% e a companhia 90% do total.

O valor da indenização: é definido com base no preço de mercado da roda no período do pagamento da indenização. Isso significa que o proprietário não receberá o valor que constará na nota fiscal de quando comprou, mas de quando o roubo/furto ocorreu. O que pode ser bom ou ruim, dependendo se o preço aumentou ou diminuiu.

Gostou do nosso conteúdo? Deixe sua avaliação e, em caso de dúvida ou sugestão, deixe nos comentários abaixo.

3.75 / 4 votos

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *