Como o perfil do motorista afeta o valor do seguro de automóvel?

perfil motorista valor seguro auto Como o perfil do motorista afeta o valor do seguro de automóvel?

Você sabia que o seu perfil como motorista pode afetar o valor do seguro de automóvel? As seguradoras levam em conta uma série de fatores relacionados ao seu histórico, hábitos e características pessoais na hora de calcular o preço do seguro. 

Neste artigo vamos explicar quais são esses fatores e como eles influenciam no valor do seguro. Além disso, vamos dar algumas dicas de como você pode melhorar o seu perfil e obter um seguro mais econômico.

Cote, compare e economize no seguro

Receba grátis até 17 cotações e escolha o seguro que cabe no seu bolso.

Logo Reclame Aqui A Minuto é Bicampeã do Prêmio Reclame Aqui.


Idade e experiência de direção

Um dos fatores que as seguradoras consideram é a idade e a experiência de direção do motorista. De modo geral, quanto mais jovem e inexperiente for o motorista, maior será o risco de se envolver em acidentes ou ter o veículo roubado ou furtado. Por isso, os seguros costumam ser mais caros para motoristas com menos de 25 anos ou com menos de dois anos de habilitação.

Dica: se você se enquadra nesse perfil de motorista, o indicado é incluir um condutor mais velho e experiente como principal ou eventual no seu contrato. Assim, você pode demonstrar que o veículo não será usado apenas por você, mas também por alguém com menor probabilidade de sinistros. 

Histórico de sinistros e infrações

Outro fator que as seguradoras analisam é o histórico de sinistros e infrações do motorista. Se você já teve o seu veículo roubado, furtado ou danificado em algum acidente, ou se já cometeu alguma infração de trânsito grave ou gravíssima, isso pode aumentar o valor do seu seguro, porque as seguradoras entendem que você tem um comportamento mais arriscado e uma maior chance de acionar o seguro novamente.

Dica: Por isso é importante ser prudente no trânsito. Essa dica vale mais como uma prevenção. Aliás, se você tem um bom histórico de condução, sem sinistros ou infrações nos últimos anos, você pode solicitar uma negociação no valor do seguro. 

Local de residência e garagem

O local onde você mora e onde guarda o seu veículo também é levado em conta pelas seguradoras. Se você mora em uma região com alto índice de criminalidade ou acidentalidade, ou se não tem uma garagem fechada e segura para guardar o seu veículo, isso pode encarecer o seu seguro. As seguradoras consideram que há um maior risco de roubo, furto ou danos ao seu veículo nessas situações.

Dica: se você tem a possibilidade de guardar o seu veículo em uma garagem fechada e segura, seja na sua residência ou no seu trabalho, isso pode reduzir o valor do seu seguro. Além disso, se você mora em uma região com baixo índice de criminalidade ou acidentalidade, você pode informar isso à seguradora para obter um preço mais justo.

Modelo e características do veículo

O modelo e as características do veículo também são fatores que influenciam no valor do seguro. De modo geral, quanto mais caro, potente e visado for o veículo, maior será o custo do seguro, pois as seguradoras consideram que esses veículos têm um maior valor de mercado, um maior custo de reparo e uma maior probabilidade de roubo ou furto.

Dica: se você está pensando em comprar ou trocar de veículo, vale a pena pesquisar quais são os modelos mais baratos e menos visados para segurar. Você pode fazer uma cotação online na Minuto Seguros e comparar os preços dos diferentes modelos antes de tomar a sua decisão.

Uso do veículo (trabalho ou lazer)

O uso que você faz do seu veículo também é um fator que as seguradoras levam em conta. Se você usa o seu veículo para trabalhar, como, por exemplo, para fazer entregas ou transportar passageiros por aplicativo, o valor do seguro pode  aumentar. As seguradoras entendem que você usa o seu veículo com mais frequência e em diferentes locais, o que aumenta o risco de sinistros.

Dica: se você usa o seu veículo apenas para lazer ou para deslocamentos esporádicos, você pode informar isso à seguradora e obter um desconto no valor do seguro. Além disso, se você usa o seu veículo para trabalhar, você deve contratar um seguro específico para essa finalidade, pois o seguro comum pode não cobrir os sinistros ocorridos durante o exercício da atividade profissional.

Coberturas extras e franquia escolhida

Por fim, outro fator que pode afetar o valor do seguro é a escolha das coberturas extras e da franquia

As coberturas extras são aquelas que oferecem uma proteção adicional ao seu veículo, como, por exemplo, a cobertura de vidros, faróis, lanternas e retrovisores, a cobertura de acessórios e equipamentos, a cobertura de danos morais e estéticos, entre outras. Já a franquia é o valor que você deve pagar em caso de sinistro parcial, ou seja, quando o seu veículo sofre algum dano que não ultrapassa 75% do seu valor de mercado.

Dica: se você quer economizar no valor do seguro, você pode optar por contratar apenas as coberturas essenciais, como de colisão, incêndio, roubo e furto, e a cobertura de responsabilidade civil facultativa (RCF), que cobre os danos causados a terceiros. Além disso, você pode optar por uma franquia maior, que reduz o valor do prêmio do seguro. No entanto, é importante avaliar se essas opções são adequadas às suas necessidades e ao seu perfil.

Seu seguro a poucos cliques 

Agora que você já sabe como o seu perfil pode influenciar no valor do seguro de automóvel, que tal fazer uma cotação online na Minuto Seguros? 

A Minuto Seguros é uma corretora de seguros online que oferece as melhores opções para o seu perfil e para o seu bolso. 

Só a Minuto tem tantas seguradoras parceiras assim: são mais de 10 das maiores e mais confiáveis seguradoras do mercado. Além disso, você pode comparar os preços e as coberturas de cada uma delas e escolher a que melhor atende às suas expectativas. 

Temos um atendimento personalizado dos nossos consultores, que estão prontos para tirar todas as suas dúvidas e ajudá-lo a contratar o seu seguro de forma rápida e fácil. 

Não perca tempo e faça já a sua cotação na Minuto Seguros. Clique aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *