Como escolher seguro de carro ideal para seu perfil?

Miniatura de carro ao lado de pilha de moedas - Como escolher seguro de carro

Quer saber como escolher seguro de carro? Então você está no lugar certo. Aqui você irá encontrar 6 dicas valiosas para escolher seu seguro de carro com mais confiança. Nesta matéria vamos mostrar valores dos seguros, qual a documentação necessária, o que deverá constar na apólice e muito mais.

meiras preocupações que o proprietário de um automóvel tem ao adquirir o seu veículo é fazer a contratação de um seguro auto. Afinal, é um bem que é fruto de um investimento importante, e garantir essa proteção é de suma importância.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

O seguro auto é um produto extremamente importante e que também tem algumas peculiaridades e variedade de coberturas. Portanto, é possível que você fique em dúvida na hora de escolher o que mais se adapta às suas necessidades.  Por conta disso, fizemos uma lista com os principais pontos que você deve levar em conta para fazer a sua escolha. Confira:

Como escolher seguro de carro ideal para seu perfil

Saber como escolher seu seguro de carro não precisa ser algo complicado, mas é preciso prestar atenção em algumas coisas.

Bem, para quem não está acostumado no ramo, contratar um seguro pode se mostrar um bicho de sete cabeças. Bem, a boa notícia que trazemos para você é: estamos falando de um procedimento que tem tudo para ser fácil e intuitivo. 

No entanto, para isso, é importante se atentar em alguns detalhes para sua experiência ser totalmente positiva.  Confira as dicas da Minuto de como escolher seu seguro de carro sem sustos. 

1. Conheça os diferentes tipos de seguro

O primeiro e fundamental passo que você precisa tomar antes de saber como escolher o seguro do carro é se familiarizar com os tipos de seguro. Cada serviço conta com características próprias. Algumas podem cair como uma luva para você, outras podem não ser tão úteis.  

No geral, existem 4 tipos de cobertura, que são:

  • Seguro compreensivo: essa é uma opção mais completa, no entanto, um pouco mais cara. Ela é recomendada para automóveis utilizados no dia a dia, que por rodarem mais, sofrem mais riscos;
  • Seguro de furto e roubo: já esse tipo de seguro é responsável por proteger o veículo em situações de subtração, quando você é furtado ou roubado; 
  • Seguro para terceiros: garante cobertura para acidentes causados por terceiros, podendo ser contratada com complemento em outros seguros (como o compreensivo, por exemplo).
  • Seguro para passageiros: o último tipo de seguro abarca quaisquer tipos de danos, sejam pessoais, morais ou físicos, sofridos pelo passageiro durante a corrida.

Nossa dica é abrir um diálogo com a seguradora antes de fechar algum desses serviços. A empresa poderá indicar com precisão quais são os tipos que mais se encaixam com a sua realidade.

Compreendendo os tipos de seguro de veículos disponíveis, você terá uma visão mais ampla da cobertura que melhor te atende. 

2. Escolha as melhores coberturas

Essa próxima etapa é uma consequência direta da anterior. Para fechar o seguro auto, é preciso ter em mente quais são as maiores necessidades, bem como entender as coberturas que mais vão lhe proporcionar segurança no dia a dia.

As coberturas básicas, como a de batidas e colisões, roubo e furto, danos causados pela natureza e a assistência 24 horas, são um ponto de partida importante para lhe dar tranquilidade. Porém, é preciso considerar outros tipos de coberturas que vão deixá-lo mais confortável e evitar prejuízos em casos de imprevistos.

A cobertura de danos a terceiros, por exemplo, é uma delas. Por mais que você adote a direção defensiva como modo de conduzir, acidentes podem acontecer. Dessa forma, em um momento de descuido, você pode acabar ocasionando uma colisão com outro veículo, fato que não causará problemas para o seu bolso, caso tenha esta cobertura na sua apólice.

Outra cobertura que pode ser um diferencial para evitar maiores gastos é a de danos a vidros. Afinal, consertar ou comprar vidros novos para o carro custa um valor considerável. Considere adicionar à sua apólice coberturas como a de danos corporais a terceiros e carro reserva, entre outras.

Além desses exemplos citados, ainda temos outros muito populares, como o que cobre kit gás, de proteção para fora do País, etc. Cada seguradora conta com seu leque de opções.

 É importante ter em mente que uma economia inicial, caso você contrate apenas coberturas básicas, pode se tornar um prejuízo à longo prazo. Imprevistos acontecem e eles podem ser custosos. As coberturas do seguro servem justamente para atendê-lo em casos de necessidade, tanto no quesito financeiro quanto no apoio diante de situações complicadas.  

3. Busque as melhores corretoras para o seguro auto

Outro ponto importante a pensar na hora de escolher o seu seguro auto é na corretora de seguros que você entrará em contato para realizar a contratação. É preciso buscar uma empresa que esteja devidamente regulamentada, que tenha excelente reputação, que seja reconhecida no mercado e, ao mesmo tempo, que forneça um atendimento humano e lhe dê todo o suporte, não só quando você está em processo de compra, como também quando você já for cliente da companhia.

A Minuto Seguros, por exemplo, é a maior corretora de seguro auto do Brasil e atende a todos esses requisitos. Para ter uma ideia, a empresa tem nota 9,2 no ReclameAQUI, com 97% de solicitações dos clientes solucionadas. Por isso, a Minuto já recebeu cinco indicações para o Prêmio Época ReclameAQUI, sendo a campeã da edição de 2014.

Além disso, a Minuto Seguros prioriza o cliente desde o primeiro atendimento até um eventual cancelamento. Somos uma corretora online, que alia tecnologia ao toque humano. Por isso, fazemos questão de entender o que o cliente necessita, com transparência e o apoiando em todos os momentos.

A Minuto está devidamente autorizada pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), órgão governamental responsável pela autorização, controle e fiscalização dos mercados de seguros no Brasil. A corretora está inscrita com o n 10.0230758. É imprescindível que a empresa possua esta regulamentação para ter credibilidade e proporcionar confiança ao cliente.  

4. Feche o seguro auto com uma seguradora reconhecida

Outro ponto a ficar atento na hora de fechar o seguro é com relação à seguradora que fornecerá o produto que você vai adquirir. Caso você sofra um sinistro, como roubo ou furto, é a seguradora que cuidará da questão. Nesta situação específica, seria ela a responsável pela indenização do veículo, por exemplo. Por isso, cheque se a empresa é regulamentada (cuidado com quem oferece proteção veicular – não é seguro, de forma alguma!) e se ela tem histórico no mercado.

A Minuto Seguros trabalha com mais de 10 seguradoras, e todas estão entre as principais do Brasil. Assim, o cliente tem a segurança de contratar o seguro com uma empresa gabaritada, reconhecida por sua excelência no mercado, além de poder contar com a proposta mais adequada às suas necessidades. 

Abaixo, vamos conhecer melhor as 17 seguradoras parceiras da Minuto. Confira!

6. Saiba em detalhes o que consta na apólice

É imprescindível que você esteja por dentro de tudo o que consta no contrato do seu seguro. Assim, você não é pego de surpresa caso ocorra algum sinistro. Por isso, verifique todos detalhes como quais são as coberturas que você possui, as situações específicas que lhe dão direito ou não de acionar o seu seguro, período pelo qual ele é válido, entre outros fatores.

7. Atente-se ao valor da franquia

Existe uma relação inversa entre o preço da franquia e o valor da apólice. Em outras palavras, quanto maior for o valor da franquia, menor será o valor da apólice do seguro. No entanto, é crucial lembrar que, ao optar por uma franquia mais alta, o segurado será responsável por cobrir todas as despesas que fiquem abaixo desse valor, conforme estabelecido no contrato. Portanto, é essencial analisar minuciosamente se o orçamento suportará a franquia escolhida no caso de um sinistro.

8. Contrate o que seja realmente necessário

É importante verificar se as coberturas e serviços oferecidos pelo seguro atendem às suas necessidades específicas. Caso você utilize o veículo com pouca frequência, é possível considerar a exclusão de algumas coberturas e serviços adicionais. No entanto, se o carro for utilizado diariamente para deslocamentos para o trabalho ou estudos, é recomendável contratar coberturas mais abrangentes, como o serviço de carro reserva e assistência 24 horas, desde que o veículo não seja novo.

No entanto, é importante ressaltar que, se você tiver acesso a transporte público (ônibus, metrô, trem, etc.) durante o período de reparo do veículo em uma oficina, é possível reduzir o custo da apólice eliminando a opção de carro reserva. Essa sugestão é aconselhada por Kemp.

Dicas da Minuto Seguros para escolher o perfil ideal e economizar

Veja abaixo como escolher o seguro auto ideal para suas necessidades e poupar seu dinheiro.

Com a excelência no atendimento que a Minuto Seguros proporciona, o cliente fica a par de tudo o que consta em sua apólice. Caso tenha alguma dúvida, nossa equipe está disponível para saná-las e dar todo o suporte necessário.

Faça uma cotação preenchendo o formulário por meio do botão abaixo. Se preferir, ligue 0800 882 0656 e fale diretamente com um de nossos consultores.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *