Aprenda como renovar a CNH vencida no Detran

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o principal requisito para conduzir veículos no Brasil. Esse documento serve para certificar que os motoristas possuem condições para dirigir automóveis nas ruas. Entretanto, muitos condutores infringem a lei e não fazem a renovação deste documento no prazo determinado. Por isso, ao longo do texto, vamos mostrar como-o renovar a CNH vencida.

Cnh_brasil

Ser flagrado dirigindo com uma CNH vencida pode gerar muitos problemas para o condutor. Pois, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), isso é considerado uma infração gravíssima. Portanto, o motorista deve ser multado em R$293,57 e sete pontos na habilitação, de acordo com os novos valores de multas.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Além disso, como medida administrativa, a CNH é recolhida e o veículo retido até a apresentação de um outro condutor. Isso acontece porque um motorista não habilitado representa riscos no trânsito, e pode causar acidentes de diversas formas.

Falando em segurança no trânsito, outro fator importante nesse ponto é a contratação de um seguro auto. Este é o único serviço que oferece proteção contra riscos que não podemos prever quando acontecerão. Situações como  sofrer uma colisão envolvendo terceiros ou roubo e furto são alguns exemplos.

Garanta sua tranquilidade e conte com a Minuto Seguros para fazer sua cotação, afinal, somos a maior corretora de seguro auto do Brasil. Além disso, trabalhamos com mais de 10 seguradoras do mercado para oferecer o plano ideal para o seu perfil.

Para cotar, basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue grátis para 0800 882 0656 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Como renovar a CNH vencida

carro motorista

O motorista possui 30 dias para rodar com o veículo mesmo estando com a CNH vencida. Mas, é importante ressaltar que este é o prazo máximo para o condutor iniciar a renovação do documento.

O tempo para a validade da CNH é idêntico ao do exame médico feito para habilitar o condutor. Para aqueles com menos de 65 anos, a avaliação médica vale por cinco anos. Entretanto, pode acabar sendo determinado um período menor em alguns casos, dependendo do condutor.

Passo a passo para renovar a CNH vencida

cnh vencida - Passo a passo

O motorista que precisa fazer a renovação de sua CNH vencida terá que:

  • Realizar o agendamento no site do Detran;
  • Pegar o protocolo e levar junto consigo no local e hora que foram agendados, juntamente com os documentos solicitados;
  • Fazer a avaliação médica, após receber o encaminhamento para uma clínica credenciada. Caso o motorista exerça profissão relacionada a transporte, deverá realizar também o teste psicotécnico;
  • Realizar o pagamento da taxa de renovação da CNH vencida. O valor a ser pago por este procedimento varia de acordo com a localidade. Portanto, acesse o site do Detran do seu estado ou ligue para conferir os preços corretos.
  • Levar os resultados do exame médico e psicotécnico (caso tenha sido realizado) para a unidade de atendimento. Além disso, é importante trazer consigo o comprovante de pagamento;
  • Para encerrar com as pendências da CNH vencida, será preciso retirar a habilitação no local em prazo de até sete dias. Entretanto, também há a opção de solicitar entrega via Correios.

Documentos para fazer a renovação 

CPF

Para fazer a renovação da CNH vencida, o Detran exige uma série de documentos. A entrega desses dados é uma parte importante desse processo. Portanto, para que não haja imprevistos, vale a pena separar todos os papéis com antecedência. Veja a lista abaixo:

  • CNH ou RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência com o nome do motorista emitido até três meses anteriores à data da solicitação (original e cópia simples);
  • Comprovante do pagamento da taxa de renovação da habilitação;
  • Protocolo de agendamento;
  • Formulário do resultado do(s) exame(s) entregue pelo médico.

Pronto, agora você já sabe todos os detalhes para renovar sua CNH vencida. Se houver dúvidas, deixe nos comentários abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *