1. Home
  2. »
  3. Carro
  4. »
  5. Dicas

Aprenda como renovar a CNH vencida no Detran

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o principal requisito para conduzir veículos no Brasil. Esse documento serve para certificar que os motoristas possuem condições para dirigir automóveis nas ruas. Entretanto, muitos condutores infringem a lei e não fazem a renovação deste documento no prazo determinado. Por isso, ao longo do texto, vamos mostrar como-o renovar a CNH vencida.

Cnh_brasil

Ser flagrado dirigindo com uma CNH vencida pode gerar muitos problemas para o condutor. Pois, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), isso é considerado uma infração gravíssima. Portanto, o motorista deve ser multado em R$293,57 e sete pontos na habilitação, de acordo com os novos valores de multas.

Além disso, como medida administrativa, a CNH é recolhida e o veículo retido até a apresentação de um outro condutor. Isso acontece porque um motorista não habilitado representa riscos no trânsito, e pode causar acidentes de diversas formas.

Falando em segurança no trânsito, outro fator importante nesse ponto é a contratação de um seguro auto. Este é o único serviço que oferece proteção contra riscos que não podemos prever quando acontecerão. Situações como  sofrer uma colisão envolvendo terceiros ou roubo e furto são alguns exemplos.

Garanta sua tranquilidade e conte com a Minuto Seguros para fazer sua cotação, afinal, somos a maior corretora de seguro auto do Brasil. Além disso, trabalhamos com mais de 10 seguradoras do mercado para oferecer o plano ideal para o seu perfil.

Para cotar, basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue grátis para 0800 773 3000 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Como renovar a CNH vencida

carro motorista

O motorista possui 30 dias para rodar com o veículo mesmo estando com a CNH vencida. Mas, é importante ressaltar que este é o prazo máximo para o condutor iniciar a renovação do documento.

O tempo para a validade da CNH é idêntico ao do exame médico feito para habilitar o condutor. Para aqueles com menos de 65 anos, a avaliação médica vale por cinco anos. Entretanto, pode acabar sendo determinado um período menor em alguns casos, dependendo do condutor.

Passo a passo para renovar a CNH vencida

cnh vencida - Passo a passo

O motorista que precisa fazer a renovação de sua CNH vencida terá que:

  • Realizar o agendamento no site do Detran;
  • Pegar o protocolo e levar junto consigo no local e hora que foram agendados, juntamente com os documentos solicitados;
  • Fazer a avaliação médica, após receber o encaminhamento para uma clínica credenciada. Caso o motorista exerça profissão relacionada a transporte, deverá realizar também o teste psicotécnico;
  • Realizar o pagamento da taxa de renovação da CNH vencida. O valor a ser pago por este procedimento varia de acordo com a localidade. Portanto, acesse o site do Detran do seu estado ou ligue para conferir os preços corretos.
  • Levar os resultados do exame médico e psicotécnico (caso tenha sido realizado) para a unidade de atendimento. Além disso, é importante trazer consigo o comprovante de pagamento;
  • Para encerrar com as pendências da CNH vencida, será preciso retirar a habilitação no local em prazo de até sete dias. Entretanto, também há a opção de solicitar entrega via Correios.

Documentos para fazer a renovação 

CPF

Para fazer a renovação da CNH vencida, o Detran exige uma série de documentos. A entrega desses dados é uma parte importante desse processo. Portanto, para que não haja imprevistos, vale a pena separar todos os papéis com antecedência. Veja a lista abaixo:

  • CNH ou RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência com o nome do motorista emitido até três meses anteriores à data da solicitação (original e cópia simples);
  • Comprovante do pagamento da taxa de renovação da habilitação;
  • Protocolo de agendamento;
  • Formulário do resultado do(s) exame(s) entregue pelo médico.

Pronto, agora você já sabe todos os detalhes para renovar sua CNH vencida. Se houver dúvidas, deixe nos comentários abaixo!

3.67 / 120 votos

Comentários

    1. Euclides, como vai? Você pode consultar no Detran de sua cidade, quais são os documentos necessários para renovar a CNH vencida. Mas, geralmente, é exigido: a CNH, original e cópia do RG e de seu CPF, foto 3×4 e comprovante de residência.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *