Home » Carro » Dicas

Passo passo: aprenda a trocar a calota do veículo

Quando se é proprietário de um automóvel, é muito importante ficar atento à sua conservação. Por isso, fazer todas as revisões previstas pelo fabricante do veículo é essencial. Bem como realizar as manutenções necessárias, como a preventiva, a preditiva e, quando necessário, a corretiva. Porém, existem ocasiões em que não é necessário ir ao mecânico para resolver um problema do carro, pois você mesmo pode dar conta, como trocar a calota.

trocar a calota

A calota fica bem exposta e é um item vulnerável do automóvel.  Sendo assim, é facilmente danificada, principalmente por conta de erros dos motoristas, especialmente na hora de estacionar o veículo, quando há o choque com a guia.

Importância de contratar o seguro

Danificar a calota ao bater na guia é algo que não tem tantas consequências e pode facilmente ser resolvido. Porém, existem outras situações no trânsito que podem atrapalhar a sua rotina e até mesmo comprometer a sua segurança. Para ficar protegido de imprevistos indesejáveis como roubo, furto e colisões, é importante contratar um seguro auto.

Só o seguro auto oferece coberturas contra imprevistos que podem dar o apoio que você precisa, tanto financeiro, no caso da indenização por perda total, por exemplo, como de suporte, com a assistência 24 horas, entre outros.

Para ficar protegido, faça uma cotação com a Minuto Seguros, a maior corretora de seguro auto do Brasil. Trabalhamos com mais de 10 seguradoras do mercado para oferecer o plano ideal ao seu perfil.

Para cotar, basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue grátis para 0800 773 3000 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Voltando ao assunto principal do texto, trocar a calota da roda é mais fácil do que muitos imaginam. Basta ter em mãos a calota nova, uma chave de rodas e um macaco mecânico. Aprenda com o passo a passo descrito abaixo:

Como trocar a calota

Primeiro passo

trocar a calota - Primeiro passo

Para trocar a calota com sucesso, é importante procurar uma rua plana para não ter chances de itens saírem rolando ladeira abaixo e se perderem. Uma vez estacionado (com o freio de mão puxado) no local que você escolheu, puxe o abra a embalagem das calotas e procure pelo orifício que é maior do que os demais.

Segundo passo

trocar a calota - Primeiro passo

Levante o automóvel no macaco hidráulico. Depois, pegue a chave de roda para desparafusar apenas três dos parafusos da roda. Deixe somente o parafuso maior que é correspondente ao orifício da nova calota que mencionamos no passo anterior. Após retirar a calota antiga e encaixar a nova, coloque os demais parafusos alinhadamente.

Terceiro passo

trocar a calota - Terceiro passo

Após verificar o encaixe da furação, aperte todos os parafusos na roda até que fiquem bem firmes, fixando a calota.

Pronto, agora você já sabe como trocar a calota de seu veículo por conta própria, economizando gastos com o mecânico.

Ficou com alguma dúvida? Mande pra gente por meio dos comentários abaixo!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *