Nova CNH: conheça os detalhes e tire suas dúvidas

cnh especial destaque Nova CNH: conheça os detalhes e tire suas dúvidas

Quer entender como será a nova CNH? Neste conteúdo, vamos falar sobre todas as mudanças e responder às principais dúvidas!

O novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começou a ser expedido em junho. Várias mudanças ocorreram, desde a possibilidade de ser emitido digitalmente até elementos gráficos para evitar falsificação e fraudes. 

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Além disso, a primeira coluna possui a categoria da habilitação, seguida por uma figura do automóvel e se o motorista está habilitado para dirigir esse tipo de veículo. 

Quer conhecer melhor sobre as mudanças para poder solicitar sua nova CNH sem medo? Então continue a leitura! 

Quais as mudanças da nova CNH?

Como já dissemos, a nova CNH passou por várias atualizações. As principais são relativas à segurança e a novas informações importantes no documento. 

Aumento da segurança

O novo formato do documento traz itens gráficos que dificultam a falsificação, tal qual acontece com notas de dinheiro. 

Assim, ela será impressa com uma tinta fluorescente, que brilha no escuro. Ela também possui itens visíveis apenas com luz ultravioleta, além de um holograma na parte inferior

Novas informações no documento

A principal novidade é que agora a nova CNH atende aos requisitos internacionais de identificação — definidos pela Convenção de Viena, informa a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito).

Assim, ela traz tradução em inglês e espanhol, além das informações na língua portuguesa. O objetivo é contribuir para que os brasileiros sejam identificados em solo estrangeiro

Outra informação importante é que os condutores poderão colocar o nome social e, se desejarem, o nome da sua filiação afetiva. 

A nova CNH também apresenta um quadro com silhuetas de veículos, acompanhados do código da respectiva categoria. Ou seja, a categoria que o motorista pode dirigir estará marcada nesse quadro. 

O objetivo é que o condutor seja identificado nesse quadro quando estiver fora do Brasil. Abaixo do quadro, terão informações de restrições médicas e se o motorista exerce alguma atividade remunerada.

Por fim, a nova CNH também conta com o código MRZ (Machine Readable Zone ou Zona Legível por Máquina), o mesmo usado em passaportes

Para que serve o código MRZ no documento?

O MRZ é um código presente em uma área específica em diversos documentos de identificação brasileiros e internacionais. Assim, ele possui diversos dados pessoais do titular que só podem ser lidos por uma máquina. 

Você já deve ter visto ele em documentos de viagem oficiais, como o novo passaporte. Para ser lido, é necessária uma máquina que detecta e decodifica o código MRZ. Assim, ela acessa as informações no seu interior, através de uma tecnologia de reconhecimento de texto e conversão conhecida como OCR (Optical Character Recognition). Os dados recebidos pela máquina são digitalizados e salvos em formato eletrônico.

Leia também: EAR na CNH: o que é, como colocar e quanto custa

Principais dúvidas sobre o novo modelo de CNH

Já falamos quais serão as principais mudanças da nova carteira de habilitação. Mas ainda existem muitas dúvidas sobre ela. Abaixo, vamos responder às principais perguntas sobre esse novo documento. 

É obrigatório trocar a CNH?

Não. As mudanças serão feitas quando os condutores brasileiros renovarem seus documentos

É possível renovar pela internet?

A mudança da carteira de motorista pode ser feita pela internet sim! Segue abaixo o passo a passo para renovar a sua CNH online:

  • Cadastre seu CPF no Portal do Detran e crie uma senha de acesso;
  • Clique no botão “Renovação da Carteira Nacional de Habilitação” e verifique seus dados;
  • Agende a data e o horário para realização do exame médico e psicotécnico (categorias C, D e E são submetidos ao exame toxicológico);
  • Assim que os exames foram aprovados, é necessário pagar a taxa de emissão da renovação e receber a CNH na sua casa em 7 dias úteis; 
  • Não esqueça de fazer o download da versão online pelo seu celular em caso de perda. 

A carteira antiga ainda vale?

A nova CNH não invalida os documentos atuais. Eles continuam em todo o território brasileiro até sua data de validade.

Qual a validade da CNH nova?

A validade da nova CNH será exatamente igual a atual. 

Recentemente, a CNH teve aumento da validade para os motoristas com menos de 50 anos, passando de 5 para 10 anos. Os condutores que possuírem 50 anos ou mais devem renovar a habilitação a cada 5 anos, e aqueles com mais de 70 anos a cada 3 anos.

Quando solicitar o novo documento?

O motorista pode renovar a CNH quando desejar. O único impedimento são os débitos referentes a multas ou pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). 

Dessa forma, a emissão da nova CNH será realizada após quitação de débitos constantes do prontuário do condutor. Assim, sem débitos, não há impedimento para realização da renovação de Carteira Nacional de Habilitação com antecedência.

A versão digital continua valendo? 

Sim! A versão digital é válida em todo território brasileiro como documento original de identificação e pode ser apresentada em embarques aéreos domésticos e órgãos públicos.

Inclusive, se você ainda não fez o download da sua CNH digital, não perca tempo. Baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito na Apple Store para celulares IOs e no Google Play para celulares Android.

Além de ela ser muito segura e prática, não há chances de perda ou roubo, já que ela se encontra sempre online. 

Seja um motorista atualizado

Melhor do que ter a nova CNH atualizada e sua versão digital para melhorar sua vida de motorista, é importante ser responsável com seu veículo também. 

Por isso, agora que você já entendeu tudo sobre como será a nova CNH, que tal cotar um seguro para o seu veículo com a Minuto Seguros? Ele te protege de quaisquer incidentes que podem acontecer e ainda faz economizar um bom dinheiro em caso de imprevistos. Entre em contato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *