1. Home
  2. »
  3. Carro
  4. »
  5. Dicas

O que é recall de carro e quando devo fazer?

A montagem de um veículo é um processo complexo e delicado. São utilizadas muitas peças e sistemas para formar os automóveis que são encontrados nas concessionárias. Mesmo com a alta tecnologia das montadoras de veículos, ainda é comum encontrar problemas de fabricação. Para consertar estes defeitos que são de responsabilidade do montadora, é necessário fazer um recall de carro. Continue lendo para saber mais sobre o assunto.

recall de carro

A quantidade de peças usadas para montar um veículo por completo varia de acordo com cada modelo e categoria. Mas a estimativa é que são utilizadas de três a 30 mil na composição de um automóvel.

Quando há um problema de fabricação das montadoras que só é detectado após a venda dos automóveis, elas contatam os proprietários para fazer o recall de carro. Esse procedimento tem como objetivo consertar e oferecer maior segurança para o motorista e passageiros.

Seguro auto

Falando sobre segurança no automóvel, é essencial contratar um seguro auto para ficar protegido contra imprevistos do dia a dia. Ocorrências como roubo e furto, ou mesmo colisões contra outros veículos, podem acontecer a qualquer momento. Portanto, é importante garantir sua tranquilidade em caso de eventualidades como as citadas anteriormente.

Para cotar o seu seguro, conte com nós da Minuto Seguros. Trabalhamos com mais de 10 seguradoras, que estão entre as principais do mercado, para oferecer o plano ideal ao seu perfil. Basta preencher o formulário de cotação clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue grátis para 0800 773 3000 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

A montadora é responsável por realizar a comunicação e o agendamento para fazer o recall de carro. Confira detalhes de como é feito esse processo.

Recall de carro

O que é recall de carro?  

recall de carro - O que é recall de carro?  

O recall de carro é uma chamada realizada pela montadora do veículo com finalidade de consertar algum erro de fabricação. Além disso, esse termo é reconhecido pelo Código de Defesa do Consumidor, que obriga as empresas a anunciar para todos os seus consumidores que existe um erro de fábrica no produto. Além disso, as companhias devem orientar os clientes sobre quais atitudes serão tomadas para fazer a troca do produto ou reparar o problema.

Esse procedimento não é exclusividade dos veículos, ele vale para qualquer produto que deixe a segurança do cliente em risco. Pois de acordo com a Lei 8.078/9, “o fornecedor não pode colocar no mercado de consumo, produto ou serviço que apresente alto grau de risco à saúde ou segurança das pessoas. Caso o fornecedor venha a ter conhecimento da existência de defeito após a inserção desses produtos ou serviços no mercado, é sua obrigação comunicar o fato imediatamente às autoridades e aos consumidores”.

Como fazer o procedimento?

recall de carro - Como fazer o recall de carro?

A convocação para o recall de carro é feita de diversas maneiras. Tudo é realizado para garantir que o proprietário ficará ciente da necessidade do procedimento. São feitos anúncios em canais de TV, revistas, jornais e estações de rádio. Além disso, a montadora deverá dar destaque ao chamado em seus próprios canais de comunicação (site e redes sociais, por exemplo).

Também existem outros métodos para saber se o seu automóvel necessita de um recall. É possível verificar a situação nos sites do Ministério da Justiça ou Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

E se o motorista não mandar o carro para o recall?

recall de carro - E se o motorista não mandar o carro para o recall?

Não existe um prazo determinado para que o veículo vá ao recall. Portanto, o proprietário possui liberdade para escolher quando levar o seu carro e solicitar o serviço de conserto. A montadora nada pode fazer se o cliente não mandar o carro para recall.

A companhia é proibida de estabelecer punições aos clientes, já que a responsabilidade é da empresa e não dos consumidores. Isso acontece porque ela nunca deveria ter colocado à venda um carro com problemas técnicos e, assim, arca com a responsabilidade em caso de perigo ao proprietário.

Essa é a definição do termo recall de carro. Fique atento com as informações passadas pela montadora de seu veículo. Se ainda possui dúvidas sobre o assunto, deixe nos comentários abaixo!

5 / 1 voto

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *