1. Home
  2. »
  3. Carro
  4. »
  5. Dicas

Calibrar pneu do carro com nitrogênio é bom?

Calibrar o pneu do carro é necessário e gera muitas vantagens ao veículo. Assim como qualquer outra parte do automóvel, os pneus precisam ser cuidados, principalmente por se trataram de uma peça que envolve diretamente a segurança dos ocupantes. Uma novidade que está gerando dúvidas aos motoristas é sobre usar o nitrogênio nos pneus. Portanto, continue lendo para saber quais benefícios isso pode trazer.

calibrar pneu

Sabemos que é necessário calibrar os pneus do carro com uma determinada frequência. De acordo com recomendações, o indicado é fazer isso a cada 15 dias. Dessa forma, evita que haja algum tipo de problema com ele ou com a própria dirigibilidade do veículo. No entanto, não é assim que acontece em geral. Dificilmente vemos motoristas calibrar o pneu do carro nesse espaço de tempo. Na maioria das vezes, preocupam-se com isso apenas quando irão viajar ou percorrer distâncias mais longas dentro da cidade.

Infelizmente, essa falta de responsabilidade em calibrar o pneu pode interferir na segurança. Isso acontece, pois com o enchimento do ar comprimido, os pneus esvaziam mais rapidamente. Desse modo, os motoristas podem acabar rodando com o pneu murcho sem perceber, resultando em perda de aderência e até maior consumo de combustível.

Seguro auto

Mas, por falar em segurança, é importante destacar o seguro auto nesse quesito. Afinal, este é o único serviço que oferece proteção contra riscos que não podemos prever quando acontecerão, como: colisão com terceiros ou roubo e furto.

Por isso, faça uma cotação com nós da Minuto Seguros, somos a maior corretora online de seguro auto do país, trabalhamos com mais de 10 seguradoras do mercado para oferecer o plano ideal para o seu perfil. Para cotar, basta preencher o formulário de cotação clicando no botão abaixo ou, se preferir, ligue grátis para 0800 773 3000 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Com o seguro contratado, podemos voltar ao assunto sobre calibrar o pneu do carro com nitrogênio.

Calibrar pneu do carro

Vantagens

calibrar pneu - Vantagens

Uma das maiores vantagens em calibrar o pneu do carro com nitrogênio, em teoria, é o menor desgaste. Isso, acontece porque a pressão interna do pneu não irá variar quando houver um aquecimento nele, pois, o nitrogênio é um gás inerte. Ou seja, a pressão vai ser mantida igualmente independentemente da temperatura.

Outra vantagem é a redução da necessidade de calibrar o pneu do carro. Diferentemente do ar comprimido, quando a temperatura fica muito alta, acaba evaporando uma pequena parte, deixando o pneu mais vazio. No entanto, como o nitrogênio sofre menos variações, ele não irá se perder por conta do calor.

Por fim, o nitrogênio não causará oxidação dos materiais que entrarão em contato (borracha e metal da roda). O ar faz isso naturalmente pela parte externa do pneu, mas por dentro, ele terá maior preservação.

Onde costuma ser utilizado?

Onde costuma ser utilizado?

Assim como o ar comprimido é usado na maioria dos carros populares que circulam pelas cidades, o nitrogênio também tem sua preferência em determinados cenários.

É o caso dos carros de corrida, por conta de sua menor variação de temperatura, pressão e desgaste do pneu. Desse modo, além de proporcionar todas essas vantagens, o nitrogênio ainda vai diminuir a sua interferência no ajuste exato da suspensão.

Por conta de suas propriedades, também é muito utilizado no transporte de produtos inflamáveis. Afinal, em caso de acidentes, o nitrogênio não irá agravar ainda mais o caso, pois é um gás que não alimenta combustão, ao contrário do ar comprimido.

Vale a pena calibrar o pneu do carro com nitrogênio?

Vale a pena calibrar o pneu do carro com nitrogênio?

Por fim, provavelmente ainda restam dúvidas se vale ou não a pena utilizar esse produto para calibrar o pneu do carro. Nos automóveis tradicionais que circulam pela cidade, seu uso praticamente não tem muitas vantagens. Além disso, caso o condutor calibre os pneus no período correto de 15 dias, é ainda mais “desnecessário” usar nitrogênio. O custo da calibragem por pneu varia entre R$3 e R$8 nos estabelecimentos adequados. Mas, o ar comprimido, é de graça na maioria dos postos de gasolina.

Se o motorista quiser calibrar seus pneus com nitrogênio, é preciso que siga alguns passos antes. Em primeiro lugar, é necessário esvaziar o pneu completamente, pois para que ele substitua o ar, não pode haver mistura. Por isso, uma manutenção precisa ser feita em todos os pneus. Vale lembrar de atentar-se ao estepe, é comum que os proprietários acabem esquecendo dessa calibragem.

Levando tudo isso em conta, é interessante que o dono do veículo saiba se compensa ou não começar a calibrar seus pneus com nitrogênio. Embora haja diversas vantagens, o gasto pode inviabilizar para motoristas particulares. No entanto, em casos de transportadoras de produtos inflamáveis, por exemplo, pode compensar bastante.

Já decidiu se vai calibrar o pneu do carro com nitrogênio? Se ainda houver dúvidas, deixe nas perguntas abaixo!

5 / 2 votos

Comentários

    1. Sebastião, como vai? Existem diversos locais nas capitais, é necessário que faça uma busca no Google, por exemplo, para encontrar qual a oficina mais próxima de você.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *