Calibrar o pneu do carro é necessário e gera muitas vantagens ao veículo. Assim como qualquer outra parte do automóvel, os pneus precisam ser cuidados, principalmente por se trataram de uma peça que envolve diretamente a segurança dos ocupantes. Uma novidade que está gerando dúvidas aos motoristas é sobre usar o nitrogênio nos pneus. Portanto, continue lendo para saber quais benefícios isso pode trazer.
Sabemos que é necessário calibrar os pneus do carro com uma determinada frequência. De acordo com recomendações, o indicado é fazer isso a cada 15 dias. Dessa forma, evita que haja algum tipo de problema com ele ou com a própria dirigibilidade do veículo. No entanto, não é assim que acontece em geral. Dificilmente vemos motoristas calibrar o pneu do carro nesse espaço de tempo. Na maioria das vezes, preocupam-se com isso apenas quando irão viajar ou percorrer distâncias mais longas dentro da cidade.
Infelizmente, essa falta de responsabilidade em calibrar o pneu pode interferir na segurança. Isso acontece, pois com o enchimento do ar comprimido, os pneus esvaziam mais rapidamente. Desse modo, os motoristas podem acabar rodando com o pneu murcho sem perceber, resultando em perda de aderência e até maior consumo de combustível.
Seguro auto
Mas, por falar em segurança, é importante destacar o seguro auto nesse quesito. Afinal, este é o único serviço que oferece proteção contra riscos que não podemos prever quando acontecerão, como: colisão com terceiros ou roubo e furto.
Por isso, faça uma cotação com nós da Minuto Seguros, somos a maior corretora online de seguro auto do país, trabalhamos com mais de 10 seguradoras do mercado para oferecer o plano ideal para o seu perfil. Para cotar, basta preencher o formulário de cotação clicando no botão abaixo ou, se preferir, ligue grátis para 0800 773 3000 e fale diretamente com um consultor.
Com o seguro contratado, podemos voltar ao assunto sobre calibrar o pneu do carro com nitrogênio.
Calibrar pneu do carro
Vantagens
Uma das maiores vantagens em calibrar o pneu do carro com nitrogênio, em teoria, é o menor desgaste. Isso, acontece porque a pressão interna do pneu não irá variar quando houver um aquecimento nele, pois, o nitrogênio é um gás inerte. Ou seja, a pressão vai ser mantida igualmente independentemente da temperatura.
Outra vantagem é a redução da necessidade de calibrar o pneu do carro. Diferentemente do ar comprimido, quando a temperatura fica muito alta, acaba evaporando uma pequena parte, deixando o pneu mais vazio. No entanto, como o nitrogênio sofre menos variações, ele não irá se perder por conta do calor.
Por fim, o nitrogênio não causará oxidação dos materiais que entrarão em contato (borracha e metal da roda). O ar faz isso naturalmente pela parte externa do pneu, mas por dentro, ele terá maior preservação.
Onde costuma ser utilizado?
Assim como o ar comprimido é usado na maioria dos carros populares que circulam pelas cidades, o nitrogênio também tem sua preferência em determinados cenários.
É o caso dos carros de corrida, por conta de sua menor variação de temperatura, pressão e desgaste do pneu. Desse modo, além de proporcionar todas essas vantagens, o nitrogênio ainda vai diminuir a sua interferência no ajuste exato da suspensão.
Por conta de suas propriedades, também é muito utilizado no transporte de produtos inflamáveis. Afinal, em caso de acidentes, o nitrogênio não irá agravar ainda mais o caso, pois é um gás que não alimenta combustão, ao contrário do ar comprimido.
Vale a pena calibrar o pneu do carro com nitrogênio?
Por fim, provavelmente ainda restam dúvidas se vale ou não a pena utilizar esse produto para calibrar o pneu do carro. Nos automóveis tradicionais que circulam pela cidade, seu uso praticamente não tem muitas vantagens. Além disso, caso o condutor calibre os pneus no período correto de 15 dias, é ainda mais “desnecessário” usar nitrogênio. O custo da calibragem por pneu varia entre R$3 e R$8 nos estabelecimentos adequados. Mas, o ar comprimido, é de graça na maioria dos postos de gasolina.
Se o motorista quiser calibrar seus pneus com nitrogênio, é preciso que siga alguns passos antes. Em primeiro lugar, é necessário esvaziar o pneu completamente, pois para que ele substitua o ar, não pode haver mistura. Por isso, uma manutenção precisa ser feita em todos os pneus. Vale lembrar de atentar-se ao estepe, é comum que os proprietários acabem esquecendo dessa calibragem.
Levando tudo isso em conta, é interessante que o dono do veículo saiba se compensa ou não começar a calibrar seus pneus com nitrogênio. Embora haja diversas vantagens, o gasto pode inviabilizar para motoristas particulares. No entanto, em casos de transportadoras de produtos inflamáveis, por exemplo, pode compensar bastante.
Já decidiu se vai calibrar o pneu do carro com nitrogênio? Se ainda houver dúvidas, deixe nas perguntas abaixo!
Quais os locais que encontro calibragem com nitrogênio? Moro em Belo Horizonte.
Sebastião, como vai? Existem diversos locais nas capitais, é necessário que faça uma busca no Google, por exemplo, para encontrar qual a oficina mais próxima de você.