1. Home
  2. »
  3. Carro

Barra de direção: conheça os sinais de que ela precisa de manutenção

Quer saber o que é a barra de direção? Então você está no lugar certo. Veja agora como a barra de direção funciona, seus principais problemas e tudo mais que é preciso saber sobre essa importante peça.

Apesar dos carros passarem por melhorias a cada ano, sempre existirá algo que pode gerar dor de cabeça para os motoristas. Por isso é importante estar de olho e entender como cada uma funciona, afinal algumas peças e componentes da mecânica como a correia dentada, ventoinha do carro, bomba d’água, correia do alternador precisam de análises detalhadas em determinados períodos.

O que é a barra de direção?

A barra de direção faz parte do sistema de direção de um veículo. Junto a ela estão peças como volante, coluna, caixa de direção, terminaçaõ de direção e termina axial. Cada uma tem sua função especifica para ajudar o condutor a direcionar o veículo.

Ainda sem seguro para seu carro?
Cote grátis seu seguro auto com a Minuto Seguros, a maior corretora online do Brasil, e receba cotações de até 16 seguradoras de uma só vez. COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

A barra de direção é um item feito para ter longa durabilidade, de modo que não apresente nenhum problema sério por um bom período. Mas, como qualquer peça mecânica, ela apresentar problemas antes da hora afinal imprevistos acontecem.

Como saber se a barra barra de direção está ruim?

Voltando a falar sobre possíveis sinais de que a barra de direção precisa de manutenção: atentar-se aos mínimos detalhes neste caso é muito importante, pois é um item que mexe diretamente com a segurança do carro.

Veja abaixo os principais indicadores de problemas nessa peça.

Problemas em veículos com direção mecânica

Mesmo que não seja tão comum atualmente, principalmente nos carros zero quilômetro, ainda existem muito carros com a direção mecânica e a percepção de problemas na barra de direção tende a ser mais simples nesses casos.

O principal sintoma de problemas nesse caso é o ruído no momento de virar o volante. Sentir que o volante está mais duro do que o normal ou sentir possíveis folgas das engrenagens, decorrentes dos esforços de peças, são outros sinais de possíveis problemas na barra de direção.

Os ruídos, inclusive, são os maiores “aliados” na hora de identificar problemas no carro e alguns deles são bem comuns, como você deve saber.

Quais os sinais de problemas na barra de direção

Além dos problemas específicos e mais comuns em carros com direção mecânica, existem outras hipóteses que podem fazer com que a barra de direção precise de algum tipo de manutenção. Conheça algumas dessas evidências:

  • Tremores no volante – se você estiver sentindo isso, mesmo em estradas boas, é possível que a barra esteja precisando de manutenção. Esse tremor será mais perceptível em curvas, quando o volante tentar estabilizar o controle das rodas para que não haja derrapagens ou a perda da direção.

Na hora de guiar o carro, além dessa dificuldade em manter o carro nas curvas, outros indícios podem aparecer para evidenciar o problema:

  • Derrapagem da correia – a correia ou esticador danificado, nível de óleo hidráulico baixo, tubulações danificadas, vazamento interno no mecanismo, falta de assistência da bomba hidráulica, mecanismo de direção danificado, coluna de direção desalinhada e terminais de direção danificados.

Além da barra de direção, todas essas peças e componentes precisam passar por inspeções frequentes. Por isso as montadoras recomendam que todos os carros passem por revisões anuais ou quando completarem cerca de 10 mil quilômetros rodados.

  • Vibração e tremores – se o carros estiver vibrando e gerando muitos tremores, isso significa que a comunicação entre pneus e rodas é quase nula. Neste caso, pode ser que também haja um problema de falta de alinhamento ou balanceamento. Quem não tem o hábito de fazer essa manutenção, deve recorrer o quanto antes a um mecânico de confiança e providenciar o procedimento. Não é algo caro, mas pode salvar muitas outras peças, além de aumentar vida útil do veículo.
  • Falta de controle na direção –  um dos mais perigosos indícios de defeito na barra de direção é a perda de controle do veículo. Esse caso é uma grande amostra de que a barra está quebrada e os riscos de um acidente são ainda maiores. Não deixe as coisas chegarem a esse ponto!

Tire suas dúvidas sobre a barra de direção

Veja abaixo as respostas para as principais dúvidas relacionas a barra de direção.

Se o veículo está com folga na barra de direção a comunicação entre o volante e as rodas apresentará problemas. Sendo assim,  você vai sentir uma imprecisão e demora na resposta do volante.

Vazamento indica problemas na barra de direção?

Sim, vazamentos de óleo ou outro tipo de líquido também podem ser indícios de que a barra de direção está com problemas e precisa de manutenção.

Para identificar esse defeito é necessário identificar a coloração do óleo que está vazando. Nesse caso o tipo de óleo do vazamento terá uma coloração avermelhada ou castanho claro e será fino. O vazamento ocorre geralmente na parte central do carro, mais uma boa dica para identificar o tipo de vazamento.

Esse vazamento pode prejudicar a mobilidade do volante, diretamente ligada a barra de direção. Isso pode causar até acidentes, já que o motorista está acostumado com a direção mais maleável e com o vazamento a dirigibilidade é prejudicada diretamente.

Esse tipo de vazamento, juntamente com um vazamento de coloração marrom e bastante escorregadio, são os mais perigosos. Esse último tem a ver com o fluído de freio, ou seja, se estiver com vazamento, problemas muitos sérios podem acontecer. Não saia com o carro caso perceba esse problema e procure um mecânico imediatamente.

Ruídos são sinal de problema na barra de direção?

Também existem outras probabilidades que podem estar causando ruídos na barra de direção e evidenciando um possível problema.

Eles podem estar ligados ao desgaste acentuado no componente e nas peças do sistema. Fique de olho na mangueira de pressão que pode estar danificada, abraçadeiras da mangueira de alimentação soltas, mangueiras com diâmetro fora do especificado, nível de óleo baixo, problemas no tubo de alimentação com a mangueira, problemas no retentor do eixo da bomba e mangueiras obstruídas.

Todos esses podem ser problemas que, se não forem consertados o quanto antes, acarretam danos na barra de direção e aumentam um problema que poderia ser resolvido facilmente.

Se estiver planejando uma viagem, faça uma revisão para checar todos esses pontos, inclusive a barra de direção. Essas análises prévias tranquilizam os motoristas para fazer sua viagem, sem a possibilidade de um problema mecânico na estrada.

Evite dor de cabeça: cote seu seguro na Minuto Seguros

Mais do que proteger o seu carro com manutenções e revisões, fazer um seguro auto é essencial para garantir que ele esteja coberto nas mais diversas situações.

Na Minuto Seguros, cotamos com mais de 16 seguradoras e montamos um plano de acordo com a sua necessidade e o seu perfil.

Quer proteger o seu carro contra qualquer imprevisto? Então faça agora mesmo uma cotação online sem compromisso com a Minuto Seguros, ou se preferir pode ligar gratuitamente para 0800 773 3000 e falar diretamente com um consultor.

3.87 / 15 votos

[addtoany]

Comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile