1. Home
  2. »
  3. Viagem

Assistência jurídica no seguro viagem: como funciona esta cobertura?

Quando você visita outros lugares, seja nas férias com as crianças, em uma viagem sozinho ou em casal, deve estar tranquilo para focar somente em se divertir. Contudo, para não se preocupar, é necessário cercar-se de proteção, e a assistência jurídica no seguro viagem está entre as coberturas necessárias.

assistência jurídica no seguro viagem

Ao fechar uma viagem para um outro país, especialmente, você precisa ficar atento às suas exigências e como funcionam suas leis. Nações que fazem parte do Tratado de Schengen, por exemplo, só permitem a entrada de turistas com seguro viagem contratado. Alguns países não cobram visto de viajantes de acordo com sua nacionalidade, enquanto outros, sim. 

Caso você vá viajar de carro para países do Mercosul, há a necessidade de contratar o Seguro Carta Verde, enquanto outras nações sul-americanas exigem diferentes modalidades de proteção para ingressar no país. Ou seja, esses exemplos mostram como é importante ficar por dentro das regras do lugar para onde você está indo.  

Mesmo ficando atento às leis e regras do destino da viagem, problemas podem ocorrer e é importante estar amparado se algo assim ocorrer. Por isso, contar com a assistência jurídica é essencial. Para saber como ela funciona, continue lendo! 

Contratação do seguro viagem

Acima citamos um pouco da importância de contar com um amparo ao viajar. Pois, além das questões mencionadas, existem outras que tornam a contratação do seguro viagem tão importante. 

Além da cobertura de assistência jurídica, você conta com auxílio se tiver a sua bagagem extraviada, por exemplo. Precisou de atendimento médico no exterior? Basta acionar o seguro para não ficar no prejuízo. São essas e outras proteções que somente o seguro viagem proporciona durante o seu passeio. 

Por isso, faça uma cotação com a Minuto Seguros, a maior corretora online do Brasil. Trabalhamos com as melhores seguradoras do mercado para oferecer o plano ideal de acordo com suas necessidades.

Para cotar, basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue grátis para 0800 773 3000 e fale diretamente com um consultor.

CLIQUE PARA COTAR SEGURO VIAGEM 

O que é e como funciona a assistência jurídica no seguro viagem? 

A assistência jurídica no seguro viagem é uma cobertura que pode ser incluída no momento da contratação. Assim como outras proteções previstas na apólice, ela possui um valor determinado, o chamado capital segurado, para amparar a pessoa em caso de acidentes que tenham acontecido durante o passeio e que exijam os serviços de um advogado.

Tanto o capital segurado quanto quais situações específicas vão possuir a cobertura são definidos pela seguradora. Afinal, as companhias costumam apresentar planos que possuem diferentes tipos e níveis de proteção.

Ou seja, é preciso que o segurado entre em contato com uma corretora de confiança, como a Minuto Seguros, para saber exatamente o que está previsto na proposta e quais são as coberturas mais adequadas para a sua viagem. 

O que ela cobre? 

A assistência jurídica no seguro viagem visa auxiliar o segurado com despesas referentes a honorários de advogados que eventualmente sejam necessários em decorrência de um acidente de trânsito ocorrido na viagem.

Imagine que você tenha se envolvido em um acidente de trânsito e, mesmo que ninguém tenha ficado ferido, outra pessoa tenha se sentido prejudicada e resolva fazer uma queixa. Em uma situação como essa, será necessário contar com a assistência jurídica.  

Dessa forma, a assistência jurídica no seguro viagem cobrirá as despesas que você tiver com os honorários dos advogados. Além disso, existem planos que também preveem  auxílio ao segurado com fiança, por exemplo, caso uma ordem de prisão tenha sido expedida de forma indevida. Tudo isso dentro do capital segurado que consta na apólice. 

De qualquer maneira, antes de fechar o seguro, leia com atenção tudo o que está descrito na apólice e tenha certeza quais são as coberturas oferecidas. Afinal, é extremamente importante saber com quais proteções você pode contar durante a sua viagem. 

Como contratar a assistência jurídica no seguro viagem? 

Em primeiro lugar, é necessário entrar em contato com sua corretora de seguros. Com a Minuto, por exemplo, você pode preencher o formulário em nosso site ou entrar em contato diretamente pelo nosso 0800 773 3000 solicitando uma cotação de seguro viagem.

Ao realizar a cotação, você pode solicitar a cobertura de assistência jurídica no seu seguro viagem. No caso da Minuto, como trabalhamos com diversas seguradoras, que estão entre as melhores do Brasil, você recebe propostas que mais se adequam às suas necessidades. Portanto, é possível optar pelo plano que possui as melhores condições para que você possa viajar com essa proteção.

De que forma posso acionar a assistência jurídica no seguro viagem? 

Este é mais um item que depende do que está previsto na apólice. O mais comum é encontrar seguradoras que trabalham com a modalidade de reembolso. Ou seja, se você precisar de assistência jurídica durante sua viagem, paga com os seus próprios recursos para, posteriormente, solicitar o ressarcimento dos valores gastos, dentro do capital segurado que foi determinado. 

Outra possibilidade é que esse auxílio jurídico seja disponibilizado por meio de prestação de serviços. Nesse caso, o segurado contaria com a assistência de profissionais indicados pela companhia.  

Documentos necessários para receber o reembolso

Se a sua assistência jurídica no seguro viagem for por meio de ressarcimento, você precisará de alguns documentos para solicitar o reembolso caso precise utilizá-la. 

Antes de mais nada, é necessário preencher o formulário do aviso de sinistro, que é disponibilizado pela seguradora. Além disso, é necessário incluir cópias autenticadas do seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e RG (Registro Geral).

Será necessário anexar também:

  • Cópia do B.O. (Boletim de Ocorrência) – deve ser emitido pela polícia local;
  • Cópias dos documentos que foram utilizados na defesa;
  • Cópias do documento das audiências que tiveram a participação do seu advogado;
  • Recibos da contratação do advogado, incluindo seus honorários e seu registro profissional (devem ser originais).

Além desses documentos, é possível que a seguradora solicite outros, caso seja necessário. 

Ficou com alguma dúvida sobre como funciona a assistência jurídica no seguro viagem? Então mande para a gente por meio dos comentários abaixo! 

 

1 / 1 voto

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *