Turismo no Brasil: quais cidades conhecer em uma viagem para Mato Grosso

Que o nosso país é rico em cultura e diversidade, isso ninguém duvida. São tantas opções de locais para conhecer e fazer um turismo no Brasil, que alguns viajantes têm dificuldade de escolher qual será o destino da próxima trip. Um dos lugares que concentra belezas do território brasileiro está na região Centro-Oeste brasileira. Por isso, listamos cidades incríveis para visitar em uma viagem para Mato Grosso.

viagem para Mato Grosso

Ao se falar sobre viagens no Brasil, é comum as pessoas comentarem sobre o Nordeste brasileiro, as incríveis cidades do Sul e grandes metrópoles como São Pauloe Rio de Janeiro, por exemplo. Mas, nesse text,o falaremos sobre fazer uma viagem para Mato Grosso, com intuito de descobrir os melhores passeios e pontos turísticos da região.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Contratação do seguro viagem

No entanto, antes de programar o seu roteiro, faça um seguro viagem. Essa é a maneira mais garantida de você passear com tranquilidade, sem se preocupar em caso de qualquer tipo de imprevisto, como bagagem extraviada, ou acidentes no necessitem de atendimento médico. Além disso, outras coberturas importantes podem ser inclusas no pacote, caso seja da necessidade do viajante.

Por isso, faça a contratação do seu seguro com a Minuto Seguros, a maior corretora online do Brasil, afinal,  trabalhamos com as principais seguradoras do país.

Para cotar, basta preencher o formulário ou ligar para 0800 882 0656 e falar com um de nossos consultores.

CLIQUE PARA COTAR SEGURO VIAGEM

Agora, veja quais são as melhores cidades para conhecer em uma viagem para Mato Grosso.

Melhores cidades para conhecer na viagem para o Mato Grosso

Cuiabá

viagem para Mato Grosso - Cuiabá

Em primeiro lugar para conhecer na viagem para Mato Grosso, não poderíamos deixar de colocar a capital do estado, Cuiabá. Um dos grandes chamarizes dessa cidade é o fato dela estar próxima a muitos outros pontos turísticos, como o Pantanal, o que facilita o deslocamento. 

Para quem quer conhecer Cuiabá, saiba que os melhores pontos estão no Centro Histórico. Por lá, é possível encontrar inúmeras construções do período colonial. Além disso, para quem gosta de aprender sobre história, o Museu Histórico do Mato Grosso é parada obrigatória. E para aqueles que curtem atividades ao ar livre, Cuiabá é cercada por parques lindos, ótimos para serem aproveitados com a família ou em uma viagem a dois.

Mas, atenção: Cuiabá é conhecida por ter uma das temperaturas mais altas do Brasil, portanto, vá preparado. Durante os meses de agosto a outubro, a máxima pode chegar até os 40°C. 

COTE SEGURO VIAGEM PARA CUIABÁ

Chapada dos Guimarães

viagem para Mato Grosso - Chapada dos Guimarães

Já esse é um destino perfeito para aqueles que curtem estar em contato com a natureza e viver uma aventura. Portanto, durante a viagem para Mato Grosso, passar pela Chapada dos Guimarães significa ver lindas cachoeiras, florestas, rios, paredões e grutas. Aliás, para os turistas que vão para lá, é recomendado reservar bons dias para aproveitar e tentar conhecer ao máximo por meio das trilhas. Afinal, o tamanho do parque nacional é imenso, chegando a ter uma área de quase 330 quilômetros quadrados.

Os pontos mais buscados pelos turistas são os paredões rochosos. Afinal, por conta das colorações, quase sempre vermelhas e alaranjadas, ganham o fascínio de quem passa por lá. A fauna do local conta com espécies bem tradicionais do país, como onça, lobo-guará e tamanduá-bandeira.

Para completar, visite as piscinas naturais da região fazendo uma caminhada até o topo do Morro de São Jerônimo e o Circuito das Cachoeiras.

COTE SEGURO VIAGEM PARA CHAPADA DOS GUIMARÃES

Cáceres

viagem para Mato Grosso - Cáceres

Mato Grosso é um estado muito famoso pela pesca. Dessa forma, não poderia faltar um destino que é exclusivo para isso, como é o caso de Cáceres. O que chama a atenção deste destino é que por lá passam os rios Paraguai, Sepotuba, Jauru e Cabaçal. Eles são conhecidos pela biodiversidade e enorme quantidade de peixes nativos da região. Quem está numa viagem para Mato Grosso para pescar, precisa fisgar as principais espécies como o dourado e o pacu. 

No entanto, nem só de peixes vive Cáceres. Além disso, a cidade também oferece um turismo histórico invejável, com muitos passeios e curiosidades. Um dos grandes marcos de quem está nesse destino passeando e procurando história são as construções famosas, como o Marco do Jauru, que fica na Praça Barão do Rio Branco, e a Catedral de São Luiz, com estilo gótico. Um fato interessante sobre a Catedral é que ela demorou cerca de 46 anos para ser construída.

COTE SEGURO VIAGEM PARA CÁCERES

Pontal do Araguaia

Pontal do Araguaia

Créditos: GazetadoValedoAraguaia

Que nesse estado não há praias, isso todos sabemos. Mas, para quem quiser curtir um clima praiano numa viagem para Mato Grosso, fique tranquilo, pois vai conseguir. Basta ir para o Pontal do Araguaia, um local que apresenta um tipo de praia entre os meses de junho a agosto. Isso acontece por um fenômeno da natureza em que a água do Araguaia baixa e, junto com essa mudança, aparece uma faixa de areia branca e fofa. Embora não seja verdadeiramente uma praia, é possível desfrutar como se fosse.

Neste período acontece o Festival de Praia, uma das atrações mais famosas do estado. Dessa maneira, as pessoas se reúnem por lá e podem usufruir da infraestrutura do local, com estacionamento, iluminação, banheiros e chuveiros de água quente. A alimentação, para quem não quiser levar comida, pode ser feita por meio de barracas e tendas, instaladas no local e repletas de pratos típicos.

COTE SEGURO VIAGEM PARA PORTAL DO ARAGUAIA

Nobres

viagem para Mato Grosso - Nobres

Por fim, para fechar nossa lista de melhores cidades em uma viagem para Mato Grosso, vamos falar de Nobres. O local é muito indicado para quem gosta de fazer mergulhos e outros tipos de atividades aquáticas. Os rios mais famosos da cidade são o Rio Salobra e o Rio Triste. Eles ganham destaque por conta das belíssimas fotos que podem ser tiradas. As águas são transparentes e ainda há um fundo de calcário. Ou seja, um belo cenário para ser vivido no passeio.

Além disso, se você está em uma viagem de família, o Recanto Ecológico Azul é um ótimo pico. Afinal, é lá que tem um aquário natural, entretenimento certo para crianças e adolescentes. No Recanto também é permitido nadar e estar praticamente em contato com as mais diferentes espécies de peixe.

COTE SEGURO VIAGEM PARA NOBRES

Pronto, agora você já sabe quais cidades conhecer em uma viagem para Mato Grosso. Caso houver dúvidas, deixe nos comentários abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *