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Ventoinha não desliga: o que significa e o que fazer nesse caso

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Quer tirar suas dúvidas sobre a ventoinha que não desliga? Então você está no lugar certo. Na matéria de hoje vou explicar como resolver esse problema e muito mais sobre essa peça.

A ventoinha é peça importante  para o funcionamento do carro e que precisa de atenção especial. Por isso, se a ventoinha não desliga algo errado pode estar acontecendo. 

Para tirar suas dúvidas sobre ela, acompanhe o artigo que elaboramos sobre o assunto.

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Para que serve a ventoinha?

Entender o que é a ventoinha e qual sua função é muito importante para entender sua importância. A principal função da ventoinha é resfriar o radiador evitando que o carro entre em superaquecimento que pode resultar em um motor fervido, por exemplo. 

Quando a ventoinha deve ligar?

A primeira coisa para identificar um problema é saber qual é o funcionamento correto. Como explicado acima, a ventoinha tem a função de evitar o superaquecimento do motor. Ela faz isso garantindo o resfriamento do veículo quando este está no trânsito ou após ser desligado, então ela pode ficar ligada até 10 minutos após você desligar o carro.

Se a ventoinha não desliga é preciso cuidar imediatamente, pois sérios danos ao carro podem ocorrer. Continue lendo que explico melhor esses possíveis problemas.

O que acontece quando a ventoinha não desliga?

Entre os problemas da ventoinha não desligada estão os prejuízos em decorrência de manutenções desnecessárias do motor do carro. Quem se previne e realiza as revisões frequentes, evita gastos desnecessários, mas evite fazer trocas de peças que ainda estão funcionando bem.

A manutenção da ventoinha é tão importante quanto a da correia do alternador, por exemplo, que é responsável por transmitir a força de um componente a outro dentro do motor do carro. Além disso, ela é a principal encarregada pelo trabalho do alternador, a parte que tem a função de gerar a energia armazenada na bateria do carro.

Quando a ventoinha não desliga, o carro pode parar de funcionar instantaneamente, assim como ocorre quando a correia do alternador apresenta problemas.

Voltando a falar sobre os problemas que podem estar ocorrendo quando a ventoinha não desliga, saber alguns pontos importantes sobre isso ajuda na resolução desse caso.

1. Problema nos componentes eletrônicos

A principal hipótese quando a ventoinha não desliga, é que esteja havendo um problema de carga passando direto para a peça e acionando-a. Essa questão pode evidenciar um problema nos componentes eletrônicos da ventoinha, que estejam acionando-a de maneira errada.

2. Problema no sensor de temperatura

Outra hipótese de problema para quando a ventoinha não desliga está relacionada à temperatura do veículo. O sensor de temperatura é um componente do carro que determina quando a ventoinha do radiador liga ao ler a temperatura do sistema de arrefecimento.

Se por algum motivo o sensor não estiver funcionando da maneira correta, a ventoinha não será acionada ou, caso funcione, será ligada diretamente. Nesse caso a ventoinha não desliga porque não há a informação correta sobre a temperatura, levando novamente a um provável superaquecimento do motor.

Há um teste que pode ser feito para ajudar caso você note que a ventoinha não desliga. Primeiramente, localize o sensor que, geralmente, fica na tampa do termostato do carro. Para iniciar o teste, desconecte os fios do sensor e toque-os juntos. Se esse procedimento iniciar o ventilador, o sensor está com defeito e precisará ser substituído.

Posso andar com a ventoinha ligada direto?

Não, quando você notar que a ventoinha não está desligando deve levar o carro a um especialista. Como explicado acima, se você andar com ela sempre ligada pode ter problemas nos componentes eletrônicos e no sensor de temperatura.

Como quase tudo no seu carro, você não deve adiar demais o reparo do seu veículo, pois só assim evitará o risco de ter uma despesa ainda maior.

O que acontece quando a ventoinha do radiador não liga?

Você acabou de ver  hipóteses de problemas que podem estar ocorrendo quando a ventoinha não desliga, mas e quando ela sequer liga?

O que mantém a ventoinha do radiador conectada ao motor é a montagem efetiva do circuito. É isso que faz com que o motor se acione e o carro funcione. Se esse circuito queimar ou apresentar algum tipo de falha, será necessário substituí-lo o quanto antes.

Por isso, a primeira atitude a tomar quando a parte elétrica do carro não funciona é verificar o fusível. Caso tenha dificuldades para identificar onde ficam os fusíveis do seu carro, consulte o manual do proprietário. Após identificar os fusíveis da ventoinha, verifique se eles estão intactos. Se não estiverem, é necessário substituí-los imediatamente para solucionar o problema.

Também é importante saber que existem molas dentro da embreagem do ventilador que podem desgastar ou corroer com o passar do tempo, principalmente se as manutenções preventivas não são realizadas. Isso pode fazer a ventoinha não desligar ou não ligar.

Se no momento em que você levar a peça a um mecânico, o resto inteiro parecer estar bom, a embreagem do ventilador é a causa mais provável da falha da ventoinha do radiador. Deixar a ventoinha funcionando incorretamente trará prejuízos ao carro.

Como saber se tem algum problema na ventoinha do radiador?

ventoinha não liga - Realize uma inspeção “de ouvido” na ventoinha do radiador

Algumas pessoas que são um pouco mais leigas no assunto “carro”, podem ser facilmente enganadas por conta de ruídos que o veículo esteja emitindo. Por isso,  realize uma análise minuciosa dos sons emitidos pelo automóvel, para estar ciente e convicto do defeito que a peça pode estar apresentando, seja pelo fato de que a ventoinha não desliga ou que ela nem chegue a ligar.

Para iniciar a inspeção, levante o capô e faça uma escuta detalhada. A ventoinha pode estar ligada, mas como os motores emitem sons, mesmo que baixos, é bem possível que você não esteja ouvindo a ventoinha.

Neste caso, ligue o carro, coloque-o na marcha lenta e deixe assim até que a  ventoinha seja acionada e isso seja perceptível. Durante esse processo, fique atento a qualquer alteração de barulho, ruído ou performance diferente pois esse pode ser o motivo da ventoinha não desligar.

Quando é hora de realizar uma análise técnica da ventoinha?

Esse tipo de análise não pode ser feita por qualquer pessoa, pois necessita de equipamentos específicos para fazer as medições, mas pode ser um bom indicativo do que pedir ao seu mecânico. Se você notar que a ventoinha não desliga ou que o motor está aquecendo, analise com cuidado os fios que compõem a peça.

Comece desconectando os fios. Neste momento será possível identificar que existem dois fios de alimentação, o positivo e o negativo. O correto é que eles estejam entregando cerca de 12 volts de corrente contínua.

Para fazer essa análise, use um voltímetro ligado em DC 20V e identifique se há corrente presente. Se não houver, é necessário verificar os fios e o relé da ventoinha para entender se a troca é necessária.

Caso você ainda não conheça essa peça, o relé da ventoinha fica sob o capô do carro. Se houver voltagem a partir do relé e ela estiver sendo direcionada para a ventoinha, é provável que ela precise ser substituída e por isso a ventoinha não desliga.

Tire suas dúvidas

Veja abaixo a resposta para as principais dúvidas sobre a ventoinha.

Porque a ventoinha liga com o motor frio?

O ligamento da ventoinha do radiador é determinado pelo sensor de temperatura. Se por algum motivo ele não estiver funcionando corretamente, a ventoinha pode ser acionada mesmo com o motor frio.

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Comentários

  1. Gostei da matéria o meu twareg v6 está nestas condições e o ventilador só para depois da carga terminar na bateria.
    Neste caso tenho de ver o termóstato ou sensor de temperatura.

  2. Estou com esse tipo de problema a ventoinha aciona e não desliga a temperatura mantém nos 90 e já troquei radiador válvula termostática até msm módulo já foi inspecionados e até agora nada tem HR que funciona normal tem HR que ela trava ligada e não desliga mais não sei mais o que fazer já levei em vários Mecanico e em vários eletricista e ninguém sabe o que fazer

    1. Lucas, tudo bem? Você já checou se não é um problema de carga, que ela pode estar passando direto para a peça e acionando-a? Essa é uma hipótese, já que você tomou essas providências e não ajudou.

  3. Tenho um uno Mille 94 e a ventoinha fica ligada diretamente,constatei que está passando carga positiva para a carcaça ,o que poderá ser? Abracos

    1. Oi, Rodrigo, tudo bem? Essa questão pode evidenciar um problema nos componentes eletrônicos da ventoinha, que estejam acionando-a de maneira errada, ou seja, precisa de reparo para que ela não fique diretamente ligada.

  4. Tenho um Peugeot 408 e quando aquece, a ventoinha liga. Quando desligo na chave, a ventoinha permanece ligada e só para se eu “bater” o capô para fechar. Sabe o que pode ser?

    1. Leonardo, como vai? A principal hipótese quando a ventoinha não desliga, é que esteja havendo um problema de carga passando direto para a peça e acionando-a. Vale levar num especialista para que ele dê uma olhada na peça.

  5. TENHO FORD RANGER ANO 2002 , motor power Strokes 2.8 , a ventoinha do radiador esta ligando junto com motor esta direto. isto pode trazer algum dano para o motor.

  6. Tenho Cobalt 2012. Começou dar problema. Quando desligo o Ar, a ventoinha fica direto. Já troquei, válvula termostática, sensor de temperatura,pressostato e condensador, Só funciona corretamente se desligar o plug do pressostato mas aí; fico sem ar. Parece ser alta pressão no condensador mas já coloquei um novo original e as demais peças acima e nada. Ninguém dá jeito.

    1. Rogério, tudo bem? Realmente, é um problema bem estranho, ainda mais se você já realizou todas as trocas, conforme dito. Vale a pena procurar outro profissional. 😉

  7. Olá tenho um Corolla 2007 que não desliga a ventoinha meu marido já levou em varios mecânicos e nenhum resolve. Começou logo depois que meu marido mandou ligar os faróis de milha será coincidência?

    1. Oi, Josiane, tudo bem? Pode ser que tenha a ver com isso, sim! Uma instalação que não é bem feita pode ocasionar problemas em outros sistemas do carro. Vale a pena levar no mecânico que fez essa instalação para que ele dê uma olhada.

  8. Olá, boa noite. Tenho um Golf 1.6 – 2010/2011 e ao fazer uma viagem até a região dos lagos, aqui no Estado do Rio, cerca de após uma hora de viagem, o ar que estava gelando muito bem de repente parou de gelar e ficou somente ventilando. Desliguei-o, e ao chegar no local previsto percebi que a ventoinha do motor não desligava. Desconectei-o da parte elétrica a fim de que não arriasse a bateria. O que poderia ter ocorrido? Há alguma relação entre o não desligamento da ventoinha e o ar ter parado de gelar?

    1. Oi, José, tudo bem? Sim, pode ser que os problemas estejam relacionados. A primeira atitude a tomar quando a parte elétrica do carro não funciona é verificar o fusível.

  9. Boa noite José :
    Li toda materia achei muito elucidativa porem meu problema é um pouco diferente , meu santana 96 funciona perfeitamente a ventoinha entra e sai tranquilamente , o unico problema esta quando desligamos o carro , a ventoinha entra e fica por uns 15 min. independente se estiver frio ou quente, mesmo ficando o carro parado por dias voce vira a chave mesmo sem ligar o carro , quando voce volta a chave a ventoinha dispara

    1. Pedro, como vai? Realmente, parece ser um problema bem específico. Neste caso, pode ser apenas o próprio funcionamento do carro, que é um modelo antigo. Você também pode levá-lo em um especialista para que o mesmo analise e possa indicar o que está acontecendo com o modelo.

  10. estou com um defeito no nissan march 2014. ele aciona a ventoinha do nada so desliga quando reseto o modulo.quando a ventoinha esta ativada acende a luz da injeção e falha muito em baixa e gasta maisesta . apos testar varios componentes e sensores vou tentar trocar a ventoinha pra ver se e ela que esta ruim.

  11. o meu clio demora uns 20 min pra desligar mais o motor não esta quente o loeo e a agua estao no nivel,e no painel fica piscando.o que pode ser?

    1. Karen, tudo bem? A principal hipótese quando a ventoinha não desliga, é que esteja havendo um problema de carga passando direto para a peça e acionando-a.

  12. Bom dia,

    Estou com um problema bem relativo as comentários acima, meu hb20 esta funcionando normalmente, após a troca do liquido do rateador o ventoinha ligar e não desliga, parecendo como se eu estivesse com o ar ligado o tempo todo. consegue me auxiliar em algo?

    1. Oi, Natália, tudo bem? Pode ser que seja um problema relacionado ao sensor de temperatura. Além disso, pode ser que esteja havendo um problema de carga passando direto para a peça e acionando-a.

  13. Quando ligo o carro, a ventoinha já arma na alta, aí se eu ligar o ar condicionado, ela volta para a lenta, não sei o que fazer, alguém tem alguma solução?

    1. Douglas, como vai? A causa desse problema, provavelmente, é pela programação do ar-condicionado que está desregulada por conta de sensores com defeitos. Recomendamos que procure um especialista na área para verificar e ajudar na resolução.

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